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PublicouAnderson Philippi Farias Alterado mais de 8 anos atrás
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 1 Professor Pesquisa de Mercado – Pós e Graduação Administração Estratégica - Graduação Mídias Digitais – Pós-graduação Jonas Abreu
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 2 Capítulo 1 – Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 3 Pesquisa de marketing no Brasil e no mundo A pesquisa de marketing, apesar de ser um negócio crescente no Brasil, está longe de adquirir a importância que atingiu na América do Norte, onde em 2014, alcançou a cifra de faturamento de 12,5 bilhões de dólares, ou na Europa, onde também em 2014, atingiu 11,5 bilhões de dólares. Os gastos estimados em pesquisa de marketing no mundo cresceram mais de 15 vezes, de 1975 a 2014, e atingiram 32 bilhões de dólares em 2014, demonstrando a importância que essa atividade atingiu no mundo. Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 4 Gastos em pesquisas aplicadas de marketing por país (em bilhões de dólares)* País 1990 (1)2014 (2)% em 2014 Estados Unidos2.400,011.50039,4% Reino Unido700,02.6559,6% Alemanha700,02.2008,1% França700,02.0007,0% Japão400,01.9376,9% Demais países1.800,08.81529,0% Total mundial6.700,026.107100,0% Fontes: (1) Marketing and Research Today, Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 5 Gastos em pesquisas aplicadas de marketing por áreas (em bilhões de dólares) Área2014Participação América do Norte10.52042,0% Europa12.75640,0% Ásia / Pacífico2.15613,0% América Central e América do Sul6614,0% Oriente Médio e África2081,0% Total mundial16.601100,0% Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 6 Panorama do setor de pesquisas de marketing no Brasil - 2014 Faixa de faturamento anual N o de empresas Faturamento conjunto (em milhões R$) Porcentagem Faturamento médio (em milhões R$) AbsolutaAcumulada Mais de R$ 150 milhões10603,2058,6% 165,07 R$ 20 a R$ 200 milhões11192,3513,3%71,9%43,86 R$ 5 a R$ 20 milhões15131,228,8%80,7%9,54 R$ 2,5 a R$ 5 milhões1857,636,8%87,5%3,35 R$ 1 a R$ 2,5 milhões4555,107,9%95,4%1,55 R$ 500 mil a R$ 1 milhão2924,972,0%97,4%0,76 R$ 250 a R$ 500 mil5524,612,0%99,4%0,41 Até R$ 250 mil8015,450,6%100,0%0,15 Total (Associados ABEP)2631.104,53100,0% Fonte: Dados internos da ABEP. Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 7 Definição de pesquisa de marketing “Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público de marketing através da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.” Conceito e Tipos de Pesquisas ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research AMA – American Marketing Association (AMA, 1988)
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 8 Conclusivas Exploratórias Pesquisas Classificação dos tipos de pesquisa Descritivas Explicativas (*) (*) Também chamadas de causais ou verificativas. Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 9 Pesquisa exploratória Pesquisa Exploratória Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 10 Pesquisa conclusiva descritiva É caracterizada por possuir objetivos bem definidos,procedimentos formais, ser bem estruturada e dirigida para a solução de problemas ou avaliação de alternativas de curso de ação. Conceito e Tipos de Pesquisas
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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 11 Conclusiva Explicativa (*) Verifica relações de causa e efeito. Testa hipóteses sobre as relações de causa e efeito. (*) Também chamada de causal ou verificativa Pesquisa explicativa Conceito e Tipos de Pesquisas
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