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PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 1 Professor Pesquisa de Mercado – Pós e Graduação Administração Estratégica - Graduação Mídias Digitais – Pós-graduação.

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1 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 1 Professor Pesquisa de Mercado – Pós e Graduação Administração Estratégica - Graduação Mídias Digitais – Pós-graduação Jonas Abreu

2 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 2 Capítulo 1 – Conceito e Tipos de Pesquisas

3 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 3 Pesquisa de marketing no Brasil e no mundo  A pesquisa de marketing, apesar de ser um negócio crescente no Brasil, está longe de adquirir a importância que atingiu na América do Norte, onde em 2014, alcançou a cifra de faturamento de 12,5 bilhões de dólares, ou na Europa, onde também em 2014, atingiu 11,5 bilhões de dólares.  Os gastos estimados em pesquisa de marketing no mundo cresceram mais de 15 vezes, de 1975 a 2014, e atingiram 32 bilhões de dólares em 2014, demonstrando a importância que essa atividade atingiu no mundo. Conceito e Tipos de Pesquisas

4 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 4 Gastos em pesquisas aplicadas de marketing por país (em bilhões de dólares)* País 1990 (1)2014 (2)% em 2014 Estados Unidos2.400,011.50039,4% Reino Unido700,02.6559,6% Alemanha700,02.2008,1% França700,02.0007,0% Japão400,01.9376,9% Demais países1.800,08.81529,0% Total mundial6.700,026.107100,0% Fontes: (1) Marketing and Research Today, Conceito e Tipos de Pesquisas

5 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 5 Gastos em pesquisas aplicadas de marketing por áreas (em bilhões de dólares) Área2014Participação América do Norte10.52042,0% Europa12.75640,0% Ásia / Pacífico2.15613,0% América Central e América do Sul6614,0% Oriente Médio e África2081,0% Total mundial16.601100,0% Conceito e Tipos de Pesquisas

6 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 6 Panorama do setor de pesquisas de marketing no Brasil - 2014 Faixa de faturamento anual N o de empresas Faturamento conjunto (em milhões R$) Porcentagem Faturamento médio (em milhões R$) AbsolutaAcumulada Mais de R$ 150 milhões10603,2058,6% 165,07 R$ 20 a R$ 200 milhões11192,3513,3%71,9%43,86 R$ 5 a R$ 20 milhões15131,228,8%80,7%9,54 R$ 2,5 a R$ 5 milhões1857,636,8%87,5%3,35 R$ 1 a R$ 2,5 milhões4555,107,9%95,4%1,55 R$ 500 mil a R$ 1 milhão2924,972,0%97,4%0,76 R$ 250 a R$ 500 mil5524,612,0%99,4%0,41 Até R$ 250 mil8015,450,6%100,0%0,15 Total (Associados ABEP)2631.104,53100,0% Fonte: Dados internos da ABEP. Conceito e Tipos de Pesquisas

7 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 7 Definição de pesquisa de marketing “Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público de marketing através da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.” Conceito e Tipos de Pesquisas ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research AMA – American Marketing Association (AMA, 1988)

8 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 8 Conclusivas Exploratórias Pesquisas Classificação dos tipos de pesquisa Descritivas Explicativas (*) (*) Também chamadas de causais ou verificativas. Conceito e Tipos de Pesquisas

9 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 9 Pesquisa exploratória Pesquisa Exploratória Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Conceito e Tipos de Pesquisas

10 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 10 Pesquisa conclusiva descritiva É caracterizada por possuir objetivos bem definidos,procedimentos formais, ser bem estruturada e dirigida para a solução de problemas ou avaliação de alternativas de curso de ação. Conceito e Tipos de Pesquisas

11 PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 11 Conclusiva Explicativa (*) Verifica relações de causa e efeito. Testa hipóteses sobre as relações de causa e efeito. (*) Também chamada de causal ou verificativa Pesquisa explicativa Conceito e Tipos de Pesquisas


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