Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
E.E. Cel. Paulino Carlos
2
Projeto mão-na-massa Público alvo:
Alunos de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental
3
Projeto mão-na-massa Tema: Nascimento e Trajetória das Borboletas
4
Projeto mão-na-massa Justificativa: Esse tema foi escolhido porque
quando estudamos animais invertebrados surgiram muitas dúvidas sobre as borboletas.
5
Projeto mão-na-massa Objetivo: Estimular o aluno a pesquisar e buscar
soluções para suas dúvidas em relação a qualquer assunto, assim como socializar resultados, contextualizar suas conclusões e adquirir subsídios que o levarão a uma melhora na produção de textos coletivos ou individuais.
6
Projeto mão-na-massa Procedimentos:
Inicialmente foi feito um levantamento coletivo de todas as dúvidas dos alunos em relação ao tema Os alunos foram solicitados a escrever suas dúvidas sobre o assunto e a socializá-los com a classe.
7
Projeto mão-na-massa Em seguida os alunos desenharam
e escreveram as informações que sabiam ou supunham saber, sobre a alimentação, o nascimento, a metamorfose, o habitat, a trajetória das borboletas.
9
Projeto mão-na-massa O próximo passo foi realizar uma
pesquisa, em casa, sobre o assunto (em livros, revistas, internet, etc). Obs.: A quantidade de informações trazidas foi surpreendente.
11
Projeto mão-na-massa De posse do material da pesquisa,
os alunos foram reunidos em grupo para ler, interpretar, discutir e socializar as informações trazidas.
13
Projeto mão-na-massa A contextualização foi muito produtiva
pois os alunos concluíram sobre a importância do meio ambiente na sobrevivência dos animais. Lugares desmatados não propiciam moradias para animais.
14
Projeto mão-na-massa Diante da socialização, da discussão
e dos resultados obtidos na pesquisa, os alunos produziram um texto coletivo riquíssimo, onde inseriu-se a resposta para todas as dúvidas levantadas inicialmente sobre as borboletas, assim como outras informações descobertas no decorrer do processo.
15
Projeto mão-na-massa
16
Projeto mão-na-massa Conclusão: Com a metodologia do mão-na-massa
não se aprende somente ciências. - aprende-se a compartilhar informações - exercita-se a oralidade - desperta-se o interesse pela busca de informações (pesquisa) - exercita-se a construção e produção de textos - podemos usa-la em qualquer assunto de qualquer disciplina
17
E.E. Cel. Paulino Carlos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.