A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40h)” INSTRUTOR MARIO CZERECHOWICZ

2 OBJETIVO GERAL  Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS  refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional;  conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares  desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas  elaborar e produzir textos diversos com apoio do computador  refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.

4 CONTEÚDO DO CURSO  Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social  Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança  Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico  Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta  Unidade 5: Elaboração e edição de textos  Unidade 6: Apresentações para nossas aulas  Unidade 7: Criação de blogs  Unidade 8: Cooperação e interação em rede  Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas

5 Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:  Formação contextualizada - significativa (busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência)  Promoção da autonomia do sujeito  Interação na aprendizagem e construção do conhecimento  Tecnologias como meio e não como fim  Relação ação/reflexão/ação constante  Ênfase na aplicação prática no trabalho docente

6 UNIDADE 1: TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL  Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos;  Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação;  Conhecer alguns recursos básicos do computador;  Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.

7 UNIDADE 2: NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA  Navegar pela Internet com o software livre de navegação, Iceweasel, prevenindo-se de riscos;  Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida e na educação;  Identificar procedimentos de segurança na web;  Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet;  Armazenar os sites visitados no recurso fafavoritosoritos do navegador;

8 Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico  Criar conta de e-mail num provedor gratuito;  Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail;  Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares;  Elaborar texto cooperativo por meio do correio eletrônico

9 Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta  Utilizar ferramentas de comunicação.  Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate-papo (chat), fórum, lista de discussão.  Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam na sala de aula e na interação professor/aluno.  Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação.  Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas.  Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.

10 UNIDADE 5: ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS  Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores, salvar documentos e exportar documentos, como arquivos htm.  Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que utilizamos.  Enviar mensagens eletrônicas com anexos.  Utilizar o Google Documents.  Identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet.

11 UNIDADE 6: APRESENTAÇÕES PARA NOSSAS AULAS  Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem.  Identificar características da linguagem visual que os softwares permitem aproveitar ao preparar apresentações.  Conhecer os recursos do site Slideshare.  Criar uma apresentação de slides usando um plano de trabalho e os recursos básicos do BrOffice Impress.  Transformar slides em panfletos, folhetos explicativos ou folhetos de eventos e em cartazes sobre um tema voltado para a escola em que atua.

12 UNIDADE 7: CRIAÇÃO DE BLOGS  O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções  Permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.

13 UNIDADE 8: COOPERAÇÃO E INTERAÇÃO EM REDE  Refletir sobre a relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem.  Refletir sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores,  colaborando na produção de documentos textuais.  Incorporar em documentos e apresentações de slides, vídeos de sites que prestam serviços de armazenamento.  Utilizar ferramentas do software BrOffice Impress para criar e publicar textos no formatohtml para Web.

14 UNIDADE 9: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS  Criar planilhas eletrônicas.  Refletir sobre o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização de dados para solucionar problemas concretos.


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google