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O Método Científico Adaptado de INPE - MCT.

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1 O Método Científico Adaptado de INPE - MCT

2 Introdução O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico?
Platão e Aristóteles (sec V aC) Isaac Newton (sec XVI) O que é Ciência? O que chamamos de conhecimento científico? Como separar a Ciência da pseudo-ciência?

3 O desafio da Astrologia
“Uma época da sua vida vem chegando ao fim. Você acha que ultrapassou a pior parte, mas ainda há que melhorar e conseguir a estabilidade de suas conquistas”. A Astrologia é uma teoria científica?

4 A Astrologia é uma Ciência?
A Astrologia é uma Ciência porque... possui métodos e técnicas estabelecidas Tem teorias e objeto definido Cada pessoa tem um mapa astral...

5 A Astrologia é uma Ciência?
A Astrologia não é uma Ciência Falta aprovação científica Qual é a capacidade preditiva? Quanto mais genérico, menos verificável Mesmas observações levam a teorias incompatíveis Mesma teoria leva a diferentes predições Impossibilidade de separar o observador do fenômeno observado

6 A Astrologia é uma Ciência?
Poder explicativo Teoria científica precisa dizer porque algo acontece, e não apenas o que acontece... Resultado precisa ser validado... Como se vai saber que o “uma época da vida está chegando ao fim?”

7 A Astrologia é uma Ciência?
Teoria Científica Diz o que não pode acontecer. Validade e precisão Limitação da nossa capacidade de explicação Produz o avanço do conhecimento Eu sei hoje mais do que sabíamos ontem...

8 E o caso da psicologia freudiana?
O inconsciente existe? A psicologia freudiana é uma ciência? Poder explicativo amplo demais Existe algum comportamento que não pode ser explicado por uma combinação de Id, Ego e super-ego? “Eu era infeliz e não sabia...”

9 O caso da psicologia freudiana
Tema-chave da pesquisa científica Neurociência Como é que, de um conjunto de neurônios e conexões, emerge o fenômeno da consciência? Psicologia freudiana Colocou em evidência questões científicas Provoca problemas científicos não-resolvidos?

10 O que é Ciência? Busca de explicação racional do universo
Isaac Newton (sec XVI) Lei da Gravitação Universal Busca de explicação racional do universo Teoria científica Capaz de explicar um parte do mundo

11 A Ciência avança… Relatividade Geral A velocidade da luz é o
limite de transmissão Gravitação Universal fenômeno instantâneo

12 O que é Ciência? Começamos na ignorância…
“Tudo é água”, Tales de Mileto …e acabamos construindo respostas plaúsiveis Tabela periódica dos elementos químicos DNA como base de reprodução

13 A Visão de Popper Karl Popper Questão central
Filósofo da ciência mais influente do século XX Questão central Problema da demarcação Separar ciência da não-ciência

14 A Visão de Popper: Conjecturas e Refutações
Teorias como conjecturas Afirmações plausíveis sobre o universo Podem ser submetidas a testes críticos Nunca podemos saber se são verdadeiras ou não Teorias devem poder ser sujeitas a testes Uma teoria deve ser refutável!! Conduzir um experimento que possa rejeitar esta teoria Teoria tem de ser capaz de fazer predição Observações da realidade são experimentos da teoria

15 Teoria e Observações Teste de uma novo remédio
Observar o comportamento de ratos em laboratório Observar as órbitas dos planetas Arquivo de todas as posições dos planetas a cada dia Tycho Brahe Teoria de Copérnico/Newton/Kepler/Galileu é maior que as observações dos planetas Observações de Brahe foram fundamentais para reforçar a teoria

16 O Método Científico: visão idealizada
Problema Questões Hipóteses Observações Metodologia Refutação/ Não-refutação Experimento Analise

17 O metodo científico

18 O Método Científico em Cinco Partes
Observação Entender seu objeto de estudo tanto quanto sua capacidade de observação permite Hipótese Formular uma hipótese a partir da análise dos dados Previsões Usar a hipótese para predizer os resultados de novas observações Experimento Desenvolver experimentos para testar suas predições. Repetir os passos de predição e experimentação até reduzir discrepâncias entre teoria e observações. Teoria Construir uma teoria que provê um conjunto coerente de proposições que explicam uma classe de fenômenos.

19 Algo que não pudemos explicar
O que é um problema? Algo que não pudemos explicar Problemas Como os planetas se movem? O que causa o cólera? O que causou a extinção dos dinossauros? É possível colorir qualquer mapa com apenas 4 cores? A ciência é um processo de solução de problemas.

20 O que é a explicação científica ?
Desenvolvimento de uma teoria que prevê os fenômenos observados Os programas são teorias formais de explanação de fenômenos sociais e naturais. (re)usáveis em experimentos Compreensíveis

21 A semente de uma nova teoria para resolver o problema.
O que é uma hipótese ? A semente de uma nova teoria para resolver o problema. Exemplos Os planetas giram em torno do Sol Cólera é transmitido ao beber água contaminada Os dinossauros desapareceram por uma mudança climática causada pela queda de um asteróide Qualquer mapa pode ser colorido com um máximo de 4 cores.

22 Um teste reprodutível da hipótese
O que é um experimento? Um teste reprodutível da hipótese Exemplos Calcular e observar as posições dos planetas Analisar a conexão entre as fontes de água potável e os casos de cólera Encontrar evidências para o impacto do meteorito Estabelecer um procedimento formal que permita colorir qualquer mapa

23 O método científico na prática
Hipóteses precisam ser refutáveis (o que nem sempre é o objetivo do trabalho) Os experimentos precisam ser reprodutíveis Os resultados precisam ser comunicados Os métodos e resultados precisam ser criticados

24 Como achar um bom problema
Definir seu problema é a parte mais difícil Seja modesto! Concentre-se em achar um problema bem-definido Clareza é fundamental (i.e., escrever sempre!)

25 Como projetar experimentos
Requisitos de uma boa metodologia fornecer evidências a favor e contra a hipótese incluir um ou mais experimentos ser inovadora no caso de um doutorado

26 Tipos de Pesquisa Nem toda pesquisa é feita da mesma forma
Os métodos de pesquisa são bem diversos dependendo do campo de conhecimento Quais são os tipos mais comuns de pesquisa em educação?

27 Conhecer objetos estudados
Domínio do conhecimento – disciplinas específicas Características dos objetos

28 Organização tradicional
Introdução Revisão Bibliográfica (opcional) Descrição da Área de Estudo Materiais e Métodos Resultados Conclusões e Estudos Futuros Até que ponto esta organização reflete um trabalho científico ou um simples relatório de projeto?

29 Organização melhorada
Introdução Problema científico (questão e contribuição esperada) Metodologia Revisão bibliográfica Indicação da contribuição da tese Experimento (Estudo de Caso) Descrição da Área de Estudo Conclusões e Estudos


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