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NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING

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Apresentação em tema: "NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING"— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING

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3 Merchandising é o conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos na loja, de maneira tal que acelere sua rotatividade” Regina Blessa. É a operação de planejamento necessária para se pôr no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa e preço certo. American Marketng Association É qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda, que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços,com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

4 OBJETIVOS 1. Induzir novos consumidores à experimentação e à compra
2. Influenciar usuários atuais estimulando fidelidade à marca 3. Aumentar participação no mercado 4. Apresentar inovações 5. Diferenciar uma marca de seus concorrente 6. Eliminar estoques nos pontos de venda 7. Gerar tráfego nas lojas 8. Dar incentivo aos canais de distribuição (PDVs)

5 A diferença entre Merchandising e Promoção de Vendas é que a Promoção é feita por tempo determinado, enquanto que o Merchandising é constante.

6 POR QUE MERCHANDISING É TÃO IMPORTANTE?
DECISÃO DE COMPRA FIDELIDADE À MARCA APENAS 10% DOS PRODUTOS NO PDV SÃO NOTADOS 100 KM/H É A VELOCIDADE DO OLHAR DO CONSUMIDOR 5 SEGUNDOS É O TEMPO MÉDIO PARA DECIDIR UMA COMPRA

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8 ESTRUTURA DO MERCHANDISING
MATERIAIS DE MERCHANDISING EXIBITÉCNICA EQUIPE OPERACIONAL

9 MATERIAIS DE MERCHANDISING
IMPRESSOS Cartazes e cartazetes

10 BANDEIROLAS BANNERS MÓBILES

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12 FAIXAS DE GÔNDOLA STOPPER WOBBLER

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14 DISPLAYS

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16 PINTADOS AUDIOVISUAIS LUMINOSOS INFLÁVEIS

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19 EXIBITÉCNICA Termo criado por João de Simoni, que compreende a “arte e a técnica” de exibir o produto no ponto de venda. Engloba todas as soluções utilizadas para dar a marca de um produto a maior visibilidade possível no local de comercialização, facilitando assim o contato visual e físico entre o produto e o público consumidor.

20 OBJETIVO Separação produtos separados por tipo, sexo, idade...
Visibilidade o consumidor deve visualizá-lo, mesmo à distância Acessibilidade o produto que não estiver ao alcance das mãos não é comprado Disponibilidade

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23 LAY OUT DA LOJA É a organização da loja, visando: Facilitar a vida do cliente, facilitar a atividade do vendedor e induzir à compra.

24 TIPOS DE LAY OUT RETANGULAR FLUXO LIVRE
As mercadorias de compra por impulso devem ficar na via principal. As mercadorias que o consumidor costuma pensar mais para decidir devem ficar mais afastadas da via principal. Produtos essenciais devem ficar longe da via principal, para forçar o consumidor a percorrer a loja e expor a compra por impulso. Vantagens: barato, favorece a segurança, fácil de manter. Desvantagens: não é bonito, não encoraja o consumidor a ficar mais tempo na loja, criatividade limitada. FLUXO LIVRE • As mercadoria são espalhadas pelas lojas formando ambientes. • Vantagens: flexível, estimula a compra por impulso, visual atraente, permite mais tempo na loja. • Desvantagens: uso ineficiente do espaço, encoraja furtos, caro, cria clima de confusão.

25 EMBALAGEM Atrai atenção instantânea do consumidor
Permiti identificação do produto Permite identificação da marca Transmite mensagem motivadora Cria confiança Fácil manuseio

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28 EXPOSIÇÃO Parte central das gôndolas Perto de produtos de alta procura
Corredores de fluxo obrigatório Prateleiras à altura dos olhos Perto do caixa À direita dos produtos mais procurados. Fornecer informações básicas como: preço, tipo, promoção e vantagens Estar com a categoria Frentes Vantagens reais

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34 PONTOS PROMOCIONAIS OU EXTRA
Ponta de gôndola Ilha Pilha Túnel Valem para estes pontos, tanto as técnicas de exposição quanto a criatividade para decorar e encantar o consumidor.

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42 “Os limites do meu conhecimento são os limites do meu mundo”.
Ludwig Wittgenstein


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