Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Interdisciplinaridade: o que é isso?
2
Interdisciplinalidade como desafio para a educação básica
educação básica é um conceito, definido no art. 21 como um nível da educação nacional e que congrega, articuladamente, as três etapas que estão sob esse conceito: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96
3
Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente
ética, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo, orientação sexual e pluralidade cultural
4
Interdisciplinaridade: heterogênea, Pseudo-interdisciplinaridade, Interdisciplinaridade auxiliar, compósita, unificadora,
5
Interdiciplinalidade para desenvolver habilidades e competências
6
interdisciplinaridade transcende o espaço epistemológico, sendo incorporada aos valores e atitudes humanos
7
a interdisciplinaridade tem uma função instrumental
8
reflexão Entendemos por atitude interdisciplinar, uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor; atitude de espera ante os atos consumados, atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo – ao diálogo com pares idênticos, com pares anônimos ou consigo mesmo – atitude de humildade diante da limitação do próprio saber, atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes, atitude de desafio – desafio perante o novo, desafio em redimensionar o velho – atitude de envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas neles envolvidas, atitude, pois, de compromisso em construirsempre da melhor forma possível, atitude de responsabilidade, mas, sobretudo, de alegria, de revelação, de encontro, de vida (FAZENDA, 1994,
9
referencias BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002a. ______. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília:Ministério da Educação, 2002b FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994. CARLOS. Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Interdisciplinaridade: o que é isso? Acrsso em 28/09/2010. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade Acesso em 29/09/2010 HAMZE, Amélia. O principio da interdisciplinalidade da transversalidade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.