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Orientação Técnica de Química

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Apresentação em tema: "Orientação Técnica de Química"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Técnica de Química
“Concepções do Currículo e Situações de Aprendizagens” PCNP Química – Liselena Farias TereK

2 OBJETIVOS : Refletir sobre a concepção de “Currículo”
Reconhecer que a inovação curricular pautada nos princípios que determinam uma boa situação de aprendizagem favorece a aprendizagem na vida dos estudantes.  Promover uma leitura de um texto para reflexão Proporcionar atividades com os Cadernos do Professor e Aluno (Volume 2)

3 Atividade 1 Qual é o retrato que me retrata?
Observe as imagens a seguir e reflita qual delas poderia representar o seu papel como professor em sua Unidade Escolar e por que.

4 Qual é o retrato que me retrata?

5 Qual é o retrato que me retrata?

6 Qual é o retrato que me retrata?

7 Qual é o retrato que me retrata?

8 Qual é o retrato que me retrata?

9 Qual é o retrato que me retrata?

10 Qual é o retrato que me retrata?

11 Qual é o retrato que me retrata?

12 “ Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, no contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco.” Terezinha A. Rios

13 Ponto de vista e/ou interpretação...

14 Atividade 2 Qual é o seu ponto de vista?
Qual é o seu ponto de vista e como você se identifica com os indicadores internos e externos? Do ponto de vista da disciplina de Química, como esta contribui para os resultados? E o currículo?

15 NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA
IDESP INDICADORES DESEMPENHO FLUXO NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA PORTUGUÊS + MATEMÁTICA EVASÃO + RETENÇÃO MONITORAMENTO FREQUÊNCIA APRENDIZAGEM (Currículo)

16 PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO
1- Uma escola que também aprende. 2- O currículo como espaço de cultura. 3- As competências como referência. 4- Prioridade para a leitura e da escrita. 5- Articulação das competências para aprender. 6- Articulação com o mundo do trabalho. (SEE, 2008) PRINCÍPIOS DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO TEORIAS DO CURRÍCULO

17 ACRÓSTICO

18 O QUE É CURRÍCULO Valorização da escola como espaço educativo
Conjunto de experiências pedagógicas organizadas e oferecidas aos alunos pela escola, experiências que se desdobram em torno do conhecimento. Conhecimento escolar Valorização do processo Valorização da escola como espaço educativo Referência: MEC. Secretaria de Educação à Distância. Currículo: conhecimento e cultura. Ano XIX – Nº 1 – Abril/2009. ISSN 1982 – 0283

19 Conteúdos, habilidades e competências Situações de Aprendizagem
CURRÍCULO Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) CONTEÚDOS: ▪ Factuais ▪ Conceituais ▪ Procedimentais ▪ Atitudinais objetivam Grupo 1: Observar HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Grupo 2: Realizar favorecem Grupo 3: Compreender

20 Manifestações do Currículo
COMANDO: Em grupo, a partir do seu repertorio, experiência e do referencial teórico oferecido, identificar, na Situação de Aprendizagem de Língua Portuguesa – 8ª série/9º ano – Volume 1 – 2009, os princípios que determinam uma boa situação de aprendizagem: Manifestações do Currículo Currículo formal ou oficial: são as diretrizes curriculares que compõem os documentos “encadernados”, como os PCN e as propostas estaduais ou municipais de ensino. Os objetivos e conteúdos disciplinares são prescritos pelo sistema. Currículo real: “encarnado”, isto é ocorre de acordo com as percepções e do uso que os docentes fazem do currículo formal, assim como os alunos. É o “chão da sala de aula”. Currículo oculto: não aparece formalmente, mas revela a experiência cultural, os valores, significados trazidos do meio cultural ou adquiridos na convivência escolar. Revela-se nas ações cotidianas, atitudes, comportamentos, gestos e percepções que influenciam na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. (LIBÂNEO, 2011)

21 Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas FATOS CONCEITOS PROCEDIMENTOS ATITUDES Telefones Datas Comemorativas Nomes Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão DIRIGIR UM CARRO COZINHAR GRAFIA DAS LETRAS Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores Zabala,2002

22 COMPETÊNCIAS COGNITIVAS
GRUPO III Esquemas Operatórios REALIZAR COMPREENDER COMPETÊNCIAS GRUPO I Esquemas Presentativos GRUPO II Esquemas Procedimentais OBSERVAR

23 As práticas pedagógicas e o tratamento didático dos conteúdos
Conhecer o processo de aprendizagem e conhecer seu aluno Dominar o conteúdo A ser ensinado Saber realizar as transposições didáticas

24 As práticas pedagógicas envolvidas no processo de formação
Dominar o conteúdo a ser ensinado. Conhecer o processo de aprendizagem Daquele que ensina. Conhecer o processo de transposição didática Dominar as estratégias de formação

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26 o QUE NORTEIA O currículo de química?

27 Fundamentos para o ensino de Química
“A Química pode ser um instrumento da formação humana, que amplia os horizontes culturais e a autonomia, no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade.” Química para o Ensino Médio Aluno deve ganhar uma compreensão dos processos químicos em estreita relação com suas aplicações tecnológicas, ambientais e sociais, de modo a poder tomar decisões de maneira responsável e crítica e emitir juízos de valor, em nível individual ou coletivo Para isso ocorrer a aprendizagem deve estar associada às competências do saber fazer, saber conhecer e saber ser em sociedade. os objetivos devem ser formativos e não pautados na transmissão de informação, na aprendizagem mecânica de definições e de leis isoladas, na memorização de fórmulas ou equações, por exemplo.

28 Sobre a organização dos conteúdos básicos
Os conteúdos a serem ensinados, bem como as estratégias de ensino devem promover a formação de indivíduos capazes de se apropriar de saberes de maneira crítica e ética; conhecimento químico: estudos empíricos da transformação química e propriedades das substancias; modelos explicativos foram se desenvolvendo e agora requer o uso de modelos elaborados; A Química é estruturada no tripé: Transformações Químicas, Materiais e suas Propriedades e Modelos explicativos. Sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos básicos Os conteúdos devem ser abordados de maneira que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à comunicação e expressão, à compreensão e investigação e à contextualização e ação. (PCN 2002,p.89-93).

29 Tema da 1ª Série: Tema da 2ª Série: Tema da 3ª Série:
Transformação química na natureza e no sistema produtivo Tema da 2ª Série: Materiais e suas propriedades Tema da 3ª Série: Atmosfera, hidrosfera e biosfera como fontes de materiais para uso humano.

30 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

31 Reflexão e Interação Para refletir sobre as questões abaixo:
O que é uma boa situação de aprendizagem? Como você identifica uma boa situação de aprendizagem? Leitura do texto da Telma Weisz (Como fazer o conhecimento do aluno avançar)

32 PROFESSORES DE QUÍMICA D+

33 Uma grande ameaça paira sobre o nosso planeta
Uma grande ameaça paira sobre o nosso planeta. É preciso o empenho de todos para salvá-lo, por isso você foi convocado. Seu objetivo é o de responder alguns enigmas que o ajudarão a obter o acesso ao documento que explicita que ameaça é essa.

34 ENIGMA 1 Educação é: a) Pedagogia b) Didática
c) É o desenvolvimento da formação, física, intelectual e moral de um ser humano d) Instrução O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

35 ENIGMA 2 Uma pessoa pode ser considerada autodisciplinada quando:
a) Tem controle emocional sobre seus atos b) Controla o que faz c) É perseverante mesmo em face aos obstáculos que se apresentam d) É teimosa O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

36 ENIGMA 3 Uma pessoa curiosa é aquela que: Investiga, procura soluções
Quer saber tudo da vida do outro Vive fazendo perguntas Sabe tudo o que está acontecendo O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

37 ENIGMA 4 Persistência pode ser relacionada à: a) Teimosia
b) Perseverança c) Controle d) Inflexibilidade O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

38 ENIGMA 5 O que caracteriza uma pessoa resiliente?
Sua capacidade de desistir após algumas tentativas Sua capacidade de não enfrenta os obstáculos Sua capacidade de ser resistente Sua capacidade de saber lidar com os problemas, quando as situações não ocorrem como ela esperava. O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

39 ENIGMA 6 O que influencia o desempenho escolar?
a) As habilidades cognitivas b) A disciplina e o autocontrole c) As habilidades cognitivas e as habilidades não cognitivas d) A autoconfiança e a curiosidade O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

40 ENIGMA 7 a) A inferência b)Facilidade de relacionamento
O que pode ser considerado como competência socioemocional ou habilidade não cognitiva? a) A inferência b)Facilidade de relacionamento c) Conhecimento prévio d)Facilidade em realizar cálculos O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

41 ENIGMA 8 A conscienciosidade é caracterizada por:
a) Habilidades cognitivas b) Habilidades não cognitivas c) Autodisciplina d) Resiliência O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

42 ENIGMA 9 As habilidades não cognitivas se desenvolvem:
a) Somente na infância b) Somente na vida adulta c) Continuam flexíveis até a vida adulta d) Somente na velhice O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

43 ENIGMA 10 Qual é o fator importante para o desenvolvimento das habilidades não cognitivas? a) A comunicação b) O silêncio c) O embate d) O ouvir O que significa Apocalipse? Um dos livros que compõem a Bíblia Fim dos tempos Palavra com 05 sílabas Palavra com dez letras

44 Confira, com seus companheiros, as suas respostas
Confira, com seus companheiros, as suas respostas. Para saber mais sobre a “ameaça” ao nosso planeta e certificar-se se das suas posições, leia na íntegra a crônica A Educação Não-Cognitiva Ganha Espaço.

45 Parabéns! Você chegou ao final de sua primeira missão. Porém...
...Outra ameaça paira sobre a cabeça de nossos alunos: a dificuldade de aprendizagem em Língua Portuguesa e em Matemática. Seu objetivo é o de ajudar os alunos nessa empreitada. Prontos para começar? Parabéns! Você chegou ao final de sua primeira missão. Porém...

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48 ATIVIDADE

49 Atividades com o Caderno do Professor e Aluno
Primeira parte: Questões norteadoras para Análise das Situações de Aprendizagens (Zabala) TODOS JUNTOS

50 Atividades com o Caderno do Professor e Aluno
Segunda parte: Escolher uma situação de aprendizagem no Caderno do Professor EM GRUPO

51 Atividades com o Caderno do Professor e Aluno
Terceira parte: Escolher uma pergunta e transformar essa pergunta em grupos de competências 1, competência 2 e competência 3 EM GRUPO

52 Exemplo de um tema de Ciências transformando os grupos de competências:
G1 para - G2 para -G3

53 Habilidades e Competências
Habilidade 32: Identificar os diferentes usos que são feitos das radiações eletromagnéticas no cotidiano, como na comunicação, na saúde e nos eletrodomésticos GRUPO I 1) As ondas eletromagnéticas estão presentes em nosso dia a dia e são utilizadas em diversas tecnologias. Utilizam-se dessas ondas os seguintes aparelhos: GPS, aparelho celular, radar, liquidificador GPS, telefone sem fio, liquidificador, radar Aparelho celular, radar, internet, GPS Radar, geladeira, GPS, aparelho celular

54 Habilidades e Competências
Habilidade 34: Descrever e representar qualitativamente fenômenos envolvidos na recepção e transmissão de informações por meio das ondas eletromagnéticas GRUPO II 2) “As vezes, aparece um chiado forte quando se atende a um telefone celular perto do computador ligado, ficando mais difícil entender a ligação.” Esse fenômeno é explicado porque tanto o computador quanto o celular: Transmitem informações Captam ondas eletromagnéticas São aparelhos elétricos Transmitem imagens

55 Habilidades e Competências
Habilidade 36: Avaliar os benefícios e riscos decorrentes dos usos das radiações, assim como os efeitos biológicos e ambientais GRUPO III 3) Apesar de os aparelhos de raios X permitirem o diagnóstico de doenças, não podem ser utilizados sem controle porque suas radiações penetrantes podem causar: Alterações nas células que podem ser prejudiciais à saúde Aquecimento dos tecidos tratados gerando febre Rompimento de vasos sanguíneos e hematomas Irritação local devido à resposta imunológica específica contra esta radiação

56 Atividades com o Caderno do Professor e Aluno
Quarta parte: Elaboração de um plano de aula em cima das habilidades e competências EM GRUPO

57 SOCIALIZAÇÃO

58 Refletindo

59 PLANEJAR COMEÇAR PENSAR TOMAR DIRECIONAR VER CONHECER AVALIAR ENCAMINHAR

60 COMO A PRÁTICA DOCENTE PODE FAVORECER A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS?

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80 [...]

81 O QUE GARANTE A EXCELÊNCIA ACADÊMICA?

82 Estudar e dialogar com o conteúdo a ser ensinado;
Relacionar-se de forma dialógica com os alunos; Planejar a ação ( objetivo, recursos didáticos, metodologia e sistematização/avaliação);

83 Utilizar-se dos princípios que determinam uma boa situação de aprendizagem:
Oportunizar o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos; Prever desafios e tomada de decisão; Garantir a máxima circulação de informação; Manter a característica sociocultural do objeto a ser aprendido(contextualização e transposição didática). Compreender que diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas

84 IGUALDADE EQUIDADE

85 TAREFA PARA PROFISSIONAIS
ENSINAR NÃO É TAREFA FÁCIL, É SIM, TAREFA PARA PROFISSIONAIS

86 “ Se fosse ensinar a uma criança a beleza
da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.” Rubem Alves

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88 Referências bibliográficas:
Matrizes de Referencia para a Avaliação: Documento Básico – SARESP –Ensino Fundamental e Médio – São Paulo -2009; Currículo do Estado de São Paulo – SEE Caderno do Professor e de Aluno de Química Weisz, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem – Ed. Ática Zabala,1998 Vasconcellos, Celso dos S.- Planejamento – projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

89 Estão todos vivos?????

90 Obrigada!!!!


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