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O que é Marketing ? PROPAGANDA ? VENDAS ? PROMOÇÃO ? PUBLICIDADE ?

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Apresentação em tema: "O que é Marketing ? PROPAGANDA ? VENDAS ? PROMOÇÃO ? PUBLICIDADE ?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Marketing ? PROPAGANDA ? VENDAS ? PROMOÇÃO ? PUBLICIDADE ?
PREÇO ? DISTRIBUIÇÃO ? SERVIÇOS ? INOVAÇÃO ? CONTROLE ? POSICIONAMENTO ? REPOSICIONAMENTO ? ANÁLISE DE MERCADO ? PLANEJAMENTO ?

2 MKT Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005

3 Definições de Marketing ?
“É O CONJUNTO DE ATIVIDADES HUMANAS QUE TEM POR OBJETIVO FACILITAR E CONSUMAR RELAÇÕES DE TROCA” “É ENTENDER, PARA ATENDER O MERCADO” PHILIP KOTLER “Conquistar e Manter Clientes”. Theodore Levitt

4 Entendendo mkt TRATA-SE DE LEVAR A MERCADORIA CERTA OU O SERVIÇO CERTO, AO CONSUMIDOR CERTO, NO TEMPO CERTO E NO LUGAR CERTO.

5 A Gestão Ambiental e o MKT
A correta aplicação da Gestão Ambiental depende da percepção de que a Empresa e a Natureza constituem um único sistema que se interagem e promovem trocas que devem ser mantidas harmoniosas e equilibradas pelo gestor. A Gestão Ambiental é um corpo coerente e equilibrado de métodos, ferramentas e estratégias objetivando o desenvolvimento sustentável do planeta.

6 A Gestão Ambiental e o MKT
Historicamente, o executivo da Europa Ocidental passou por 3 etapas de formação e amadurecimento da sua forma de atuar quanto às questões ambientais. Negação racionalizadora; Terapêutica vergonhosa; Gestão responsabilizada.

7 1ª. Fase: Negação Racionalizadora (até 1970)
Tentativa de demonstrar que as indústrias e os serviços não poluem ou que o balanço é sempre positivo. O processo está sob controle, salvo raras exceções é claro que alguns acidentes são impossíveis de prever. A Deterioração do meio ambiente era considerada um preço aceitável. A relação entre os recursos naturais considerados inesgotáveis do seu país e a necessidade de desenvolvimento era tal, que a degradação do meio ambiente era apenas um fator secundário.

8 2ª. Fase: A Terapêutica Vergonhosa (1970 – 1980)
Devido à pressão da opinião pública, o legislador produziu normas e leis mais restritivas, e os técnicos, métodos mais eficazes de luta contra a poluição. O conceito do manejo do risco surgiu, porém sua atuação era afetar apenas as empresas de alto risco para o meio ambiente deixando de fora a maioria das outras empresas. Nesta fase a preocupação era de atuar sobre as conseqüências deixando de fora as causas. Desta forma as medidas eram muito mais de maquiagem do que eficientes.

9 3ª. Fase: Gestão Responsabilizada (1980 em diante)
O método da auditoria jurídica nasceu da necessidade de acompanhar, compreender e aplicar orientações. O conceito da gestão participativa envolvia todos os níveis funcionais de uma empresa, formando colaboradores para enfrentar as responsabilidades individuais e coletivas em relação ao meio ambiente. Necessidade de criar orçamento, prever investimento financeiro no meio ambiente, contabilizar investimentos, e realizar o balanço ambiental da empresa.

10 Estrutura das Empresas – MKT Ambiental
ESTRATÉGIA VERDE DIRETORIA GERAL BALANÇO AMBIENTAL ORÇAMENTO E ADEQUAÇÃO A LEGISLAÇÃO CIMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL SETOR ADM/JUR/FIN RECURSOS HUMANOS SETOR PRODUÇÃO PRODUTOS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO ECOLOGICAMENTE CORRETOS SETOR COMERCIAL SETOR PESQUISA E DESENVOLVIMENTO MARKETING AMBIENTAL METODOLOGIA E EQUIPAMENTOS

11 ESTRATÉGIA VERDE A estratégia ecológica de uma empresa obriga o gestor ambiental a ter uma visão holística, multidisciplinar, abrigando muito mais do que uma postura míope, onde apenas se vislumbra o lucro e a empresa em si. Toda estratégia verde deve estar adaptada às condições observadas de campo. A estratégia é teórica, porém deve ser embasada sobre as características existentes no local (espaço) e de momento (tempo), porém projetadas para o futuro. A Estratégia Verde dita o rumo e a filosofia que a empresa pretende dar quanto à sua identidade ambiental.

12 CIMA (Comitê Interno de Meio Ambiente)
Visa discutir e disseminar informações além de estimular a participação dos funcionários sobre a questão e a estratégia ambiental da empresa. Tal iniciativa objetiva a mudança de postura dos operários e a inserção da cultura ambiental no setor de recursos humanos. BALANÇO AMBIENTAL A necessidade da empresa em criar orçamento, prever investimento, e contabilizar os esforços para o meio ambiente resultou no balanço ambiental das empresas.

13 comunicação = ouvir, entender, responder, trocar informações.
MARKETING AMBIENTAL Ação de promover uma maior interatividade e identificação das questões ambientais com seu cliente. Necessidade da Empresa em comunicar, explicar e valorizar seu esforço para um meio ambiente saudável em função dos anseios e demandas da sociedade. sociedade = clientela. comunicação = ouvir, entender, responder, trocar informações. explicação = informar, demonstrar, atender as demandas. valorização = focar, divulgar, repetir.

14 METODOLOGIA E EQUIPAMENTOS
Evidentemente que cada empresa tem suas próprias particularidades em função do momento e dos seus produtos. Desta forma, o setor de pesquisa precisa estar permanentemente atento a estas mudanças e demandas, desenvolvendo metodologias e equipamentos que venham atender ao avanço das exigências normativas e legislativas que o país e a sociedade estão permanentemente exigindo. PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS Entende-se aí que os produtos e/ou serviços gerados pela empresa devem atender permanentemente as demandas da sociedade dentro de uma estratégia econômica viável onde a questão ambiental seja a sua marca de qualidade.

15 PLANILHA DE EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA VERDE
SETOR DA EMPRESA OBJETIVO AMBIENTAL ESTRATÉGIA FERRAMENTAS DIRETORIA GERAL Definição das diretrizes e metas ambientais Política Verde Carta Compromisso Balanço ambiental SGA – Sist. Gestão Ambiental Ética ambiental ADM./JUR./FINANC. Responsabilidade Conformidade ambiental Vantagens financeiras Execução Plano de conformidade Plano de médio e longo prazos Licença ambiental (LP, LI, LO) Auditoria ambiental Perícia ambiental RECURSOS HUMANOS Informação Comportamento Plano de formação Plano de organização CIMA – Com. Interno de Meio Ambiente Capacitação – cursos Reconhecimento funcional COMERCIAL E MARKETING Imagem Comunicação Posicionamento comercial Plano de comunicação Coerência entre a tese e a prática da empresa Transparência e credibilidade Selo Verde Certificação ambiental PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Tecnologias alternativas Novos métodos de produção Plano tecnológico Plano de novos produtos Monitoramento ambiental Consultores externos PRODUÇÃO Controle da qualidade e segurança Plano de investimento Plano de modernização EIA – RIMA Análise de Risco Gestão de produtos perigosos Controle da poluição sonora e do ar Controle dos resíduos

16 DIAGNÓSTICO PARA GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL
Á EMPRESA ÁGUA MEIO AMBIENTE EXTERIOR OPINIÃO PÚBLICA TECNOLOGIA MEIO AMBIENTE INTERIOR LEGISLAÇÃO E NORMAS AMBIENTAIS INSUMOS NATURAIS ENERGIA O CLIENTE PRODUTOS ACABADOS IMAGEM DA RESÍDUOS CONCORRÊNCIA MEIO NATURAL MEIO ANTRÓPICO Meios RELAÇÃO EMPRESA X MEIO AMBIENTE

17 MKT Ambiental E por que uma empresa não se preocupa em divulgar seus produtos e vender? Por que atualmente não se pode simplesmente pensar em vender. È necessário vender a imagem da empresa.

18 MKT Ambiental É o gerenciamento de políticas ambientais que envolvem a empresa e todo o processo produtivo, da matéria-prima à sua disposição e venda. È necessário uma compreensão gerencial ampla, envolve todas as áreas da empresa. Também conhecido como: MKT verde. Ecomarketing. Marketing ecológico ou ambientalmente correto.


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