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Módulo 4: Captura e Estruturação do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Módulo 4: Captura e Estruturação do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 4: Captura e Estruturação do Conhecimento
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2 Módulo 4. Captura e Codificação. Objetivos
Apresentar a primeira fase do ciclo de GC: captura e/ou criação. Descrever as principais ferramentas, técnicas e métodos para: i) captar o conhecimento tácito: ii) promover a criação de um novo conhecimento; iii) organizar/estrutura o conteúdo de maneira sistemática (codificação). Definir os principais papéis e responsabilidades durante a fase de captura e codificação do conhecimento. Listar os métodos usados na classificação do conhecimento captado O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 2

3 Implicações estratégicas
Introdução 1ª atividade do Ciclo de GC: captar e codificar o conhecimento Captar ou “trazer à tona” o conhecimento tácito Codificar ou organizar/estruturar o conhecimento explícito Implicações estratégicas Processo crítico para reter o conhecimento GC visa captar e compartilhar “know-how” válido para pessoas que executam tarefas similares na organização Foco da gestão para reter conhecimento = transferir conhecimento crítico de funcionários que estão saindo da organização para seus substitutos O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 3

4 Avaliar Contextualizar Atualizar
Criação e/ou captação do conhecimento Compartilhamento e disseminação do conhecimento Contextualizar Kimiz Dalkir McGill Graduate School of Information and Library Studies Montreal, Quebec Canadá Internalização e utilização do conhecimento Atualizar Fonte: DALKIR, 2005 4

5 Conhecimento explícito
Captura do Conhecimento Diferença Captar ou identificar o conhecimento existente vs criar novo conhecimento Conhecimento explícito Conhecimento tácito O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 5

6 Captura do Conhecimento (cont.)
Conhecimento identificado ou explicitado e codificado (organizado/estruturado) representa um pequeno percentual do conhecimento organizacional Departamentos de Sistema de informação tradicionais trabalham com dados estruturados (registros) = 5% da informação organizacional Na gestão do conhecimento a organização tem que considerar o conhecimento existente e que precisa ser captado O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 6

7 Captura do Conhecimento (cont.)
Há também o conhecimento que não sabemos que a organização tem. Esse conhecimento desconhecido requer passos adicionais para ser captado Finalmente, há o conhecimento que nós sabemos que não temos = precisaremos promover a criação deste conteúdo novo ou sua transferência do ambiente externo para a organização O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 7

8 Matriz do Conhecimento Conhecido/Desconhecido
Fontes de Informação CONHECIDO DESCONHECIDO Sabemos que sabemos Sabemos que não sabemos CONHECIDO Consciência do Usuário Não sabemos que não sabemos Não sabemos que sabemos DESCONHECIDO Fonte: FRAPPAOLO, 2004 in DALKIR, 2005 8

9 Captura do Conhecimento (cont.)
Captar conhecimento não depende somente de tecnologia Muitas organizações percebem que o papel da tecnologia é pequeno na disseminação da informação Método adequado depende da (o): i) tipo do negócio; ii) cultura; iii) maneira como as pessoas resolvem problemas Para captar o conhecimento é necessário muitas práticas de GC: desde organizar informação sobre o cliente até implantar um programa de mentoring O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 9

10 Captura do Conhecimento (cont.)
É necessário captar o conhecimento tácito e o explícito Conhecimento sobre trabalho padronizado pode ser explicitado e facilmente captado e registrado (Ex.: Procedimento Operacional Padrão – POP) Já para inovar (=criar novo conhecimento) as pessoas precisam ter contato direto Captar conhecimento não envolve apenas mecanicamente adicionar informações em um repositório, por exemplo. Tem a ver com a descoberta, organização/estruturação e integração do conhecimento à organização Conhecimento deve ser captado e codificado (organizado/estruturado) para se tornar a BASE DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL (papel chave da GC) O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 10

11 Memória Organizacional
MO = experiência dos funcionários combinada com dados e conhecimentos armazenados Conhecimentos são mais do que declarações, afirmações e observações Representa moeda intelectual que produz mais valor quando circula Conhecimento = pode ter valor e potencial, mas se não for usado seu valor não é testado O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 11

12 Base do Conhecimento Na Economia do Conhecimento (onde a velocidade dos acontecimentos é rápida) a Base do Conhecimento da organização está se tornando sua única vantagem competitiva sustentável Esse recurso precisa ser protegido, cultivado e compartilhado entre os membros da organização O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 12

13 Base do Conhecimento (cont.)
Vantagem competitiva depende cada vez mais da transformação do conhecimento individual em conhecimento organizacional É preciso disponibilizar o conhecimento individual Este é o papel da Gestão do Conhecimento!!! Conhecimento organizacional complementa o conhecimento individual tornando-o mais forte e amplo Utilização completa da Base do Conhecimento Organizacional + habilidades, competências, pensamentos , ideias e inovações individuais capacitará a organização a competir de forma mais eficaz no futuro O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 13

14 Competitividade Depende cada vez mais da agilidade ou habilidade da organização em responder as mudanças no tempo apropriado Principal componente da agilidade = capacidade de aprendizagem dos trabalhadores do conhecimento O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 14

15 Gestão do Conhecimento Tácito
É o processo de captar a experiência e especialidade individual e disseminá-los a quem precisa deles na organização O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 15

16 Captação do Conhecimento Explícito
Método sistemático de captar, codificar/organizar/estruturar e refinar informações de tal forma que ela se torna mais acessível e facilita a aprendizagem e solução de problemas Conhecimento Com frequência, permanece tácito até alguém fazer perguntas diretas Neste momento, o conhecimento tácito se torna explícito, Informação será transformada em aprendizagem, produtividade e inovação somente se o conhecimento for captado e usado posteriormente por outra pessoa O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 16

17 Ciclo KDCA de Batista (2008)
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18 Gestão do Conhecimento
Melhorar o Desempenho Organizacional Resultado Esperado Gestão do Conhecimento Atividade do Ciclo de GC Captar conhecimento tácito e organizar conhecimento explícito Práticas Mapas Cognitivos / Árvores de Decisões / Taxonomias Narrativas / Mentoring / Melhores Práticas / Lições Aprendidas 18

19 Práticas de Captar e Estruturar Conhecimento Práticas (1) Descrição
Narrativas são técnicas utilizadas em ambientes de GC para descrever assuntos complicados, expor situações e/ou comunicar lições aprendidas, ou ainda interpretar mudanças culturais. São relatos retrospectivos de pessoal envolvido nos eventos ocorridos Mentoring é uma modalidade de gestão do desempenho na qual um expert participante (mentor) modela as competências de um indivíduo ou grupo, observa e analisa o desempenho e retroalimenta a execução das atividades do indivíduo ou grupo Coaching similar ao mentoring, mas o coach não participa da execução das atividades; faz parte de processo planejado de orientação, apoio, diálogo e acompanhamento, alinhado às diretrizes estratégicas (1) Fonte: BATISTA, F. F. et al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Texto para Discussão no Brasília: IPEA, 2005 19

20 Narrativas Meio de captar e organizar/estruturar conhecimento tácito
Conteúdo: (i) atividades gerenciais; (ii) interação entre funcionários; (iii) acontecimentos entre organizações que são compartilhadas informalmente Definições: “Contar um acontecimento ou uma série de acontecimentos interligados verdadeiros ou ficcionais” (Denning, 2000 in DALKIR, 2005) “Não diz respeito a contar, construir ou mesmo trazer à tona histórias, mas se refere a permitir a revelação da cultura, do comportamento e do entendimentos por meio de historias” (Snowden, 2001 in DALKIR, 2005) “Narrativa detalhada de ações gerenciais passadas, interações entre funcionários ou outros acontecimentos importantes ocorridos e compartilhados informalmente” (Swap et. al, 2001 in DALKIR, 2005) Transmitir informações por meio de uma história. Traz à tona um contexto rico, leva a história permanecer na memória por mais tempo e cria mais gatilhos de memória Podem: i) aumentar a aprendizagem; ii) comunicar valores comuns; iii) servem como um meio excelente para captar, organizar e transmitir conhecimento tácito relevante 20

21 Narrativas Condições necessárias para narrativas agregarem valor
Todas histórias são narrativas, mas nem todas narrativas são histórias boas para compartilhar conhecimento. Ex.: filmes = contam estórias para entreter e, por isso, não precisam ser reais Nas narrativas organizacionais = histórias são usadas para: i) promover o compartilhamento do conhecimento; ii) informar; iii) provocar mudança de comportamento; iv) transmitir a cultura organizacional; e v) criar senso de pertencimento Para alcançar esses objetivos organizacionais as narrativas devem ser: i) reais; ii) estimulantes; e iii) críveis Devem provocar algum tipo de resposta e serem concisas para que o moral da história ou lição organizacional possa ser facilmente compreendida, lembrada e utilizada Devem ter impacto: i) prevenir erros; ii) promover aprendizagem organizacional; iii) adotar melhores práticas 21

22 Práticas p/ Captar e Estruturar Conhecimento Práticas Descrição
Melhores Práticas (Best Practices) este tipo de iniciativa refere-se à identificação e à difusão de melhores práticas, que podem ser definidas como um procedimento validado para a realização de uma tarefa ou solução de um problema. Inclui o contexto no qual pode ser aplicado. São documentadas por meio de bancos de dados, manuais ou diretrizes Benchmarking interno e externo prática relacionada à busca sistemática das melhores referências para comparação a processos, produtos e serviços da organização Memória organizacional/ Lições aprendidas/ Banco de conhecimentos Este grupo de práticas indica o registro do conhecimento organizacional sobre processos, produtos, serviços e relacionamento com os clientes. As lições aprendidas são relatos de experiências em que se registra o que aconteceu, o que se esperava que acontecesse, a análise das causas das diferenças e o que foi aprendido durante o processo. A gestão de conteúdo mantém atualizadas as informações, as ideias, as experiências, as lições aprendidas e as melhores práticas documentadas na base de conhecimentos. 22

23 Práticas p/ Captar e Estruturar Conhecimento Práticas Descrição
Sistemas de inteligência organizacional também conhecidos como sistemas de inteligência empresarial ou inteligência competitiva, são voltados à transformação de dados em inteligência, com o objetivo de apoiar a tomada de decisão. Visam extrair inteligência de informações, por meio da captura e da conversão das informações em diversos formatos, e a extração do conhecimento a partir da informação. O conhecimento obtido de fontes internas ou externas, formais ou informais, é explicitado, documentado e armazenado para facilitar o seu acesso Mapeamento ou auditoria do conhecimento é o registro do conhecimento organizacional sobre processos, produtos, serviços e relacionamento com os clientes. Inclui a elaboração de mapas ou árvores de conhecimento, descrevendo fluxos e relacionamentos de indivíduos, grupos ou a organização como um todo 23

24 Práticas p/ Captar e Estruturar Conhecimento Práticas Descrição
Sistema de gestão por competências indica a existência de uma estratégia de gestão baseada nas competências requeridas para o exercício das atividades de determinado posto de trabalho e a remuneração pelo conjunto de competências efetivamente exercidas. As iniciativas nesta área visam determinar as competências essenciais à organização, avaliar a capacitação interna em relação aos domínios correspondentes a essas competências e definir os conhecimentos e as habilidades que são necessários para superar as deficiências existentes em relação ao nível desejado para a organização. Podem incluir o mapeamento dos processos-chave, das competências essenciais associadas a eles, das atribuições, atividades e habilidades existentes e necessárias e das medidas para superar as deficiências. Banco de competências organizacionais trata-se de um repositório de informações sobre a localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e também as pessoas ou as equipes detentoras de determinado conhecimento 24

25 Práticas p/ Captar e Estruturar Conhecimento Práticas Descrição
Banco de Competências Individuais este tipo de iniciativa, também conhecido como Banco de Talentos ou Páginas Amarelas, é bastante disseminado em diversos tipos de organizações, de acordo com a literatura. Trata-se de um repositório de informações sobre a capacidade técnica, científica, artística e cultural das pessoas. A forma mais simples é uma lista on-line do pessoal, contendo perfil da experiência e áreas de especialidade de cada usuário. O perfil pode ser limitado ao conhecimento obtido por meio do ensino formal e eventos de treinamento e aperfeiçoamento reconhecidos pela instituição, ou pode mapear de forma mais ampla a competência dos funcionários, incluindo informações sobre conhecimento tácito, experiências e habilidades negociais e processuais Gestão do capital intelectual ou gestão dos ativos intangíveis os ativos intangíveis são recursos disponíveis no ambiente institucional, de difícil qualificação e mensuração, mas que contribuem para os seus processos produtivos e sociais. A prática pode incluir mapeamento dos ativos organizacionais intangíveis; gestão do capital humano; gestão do capital do cliente; e política de propriedade intelectual 25

26 Organização do Conhecimento Explícito
Conhecimento pode ser compartihado por meio da interação pessoal como Nonaka e Takeuchi mostram no processo de socialização Isso ocorre naturalmente o tempo todo e é bastante efetivo Próxima etapa na disseminação do conhecimento: Organização do conhecimento Ao converter o conhecimento em formas tangíveis explícitas, tal como documento, o conhecimento pode ser comunicado de forma mais ampla e a um custo menor O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 26

27 Dificuldades na Org. do Conhecimento
Precisão Inteligibilidade Acesso Fluência credibilidade O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 27

28 Organização do Conhecimento
Organização/estruturação do conhecimento = desempenha papel central ao permitir o compartilhamento e uso do conhecimento coletivo Conhecimento de uma pessoa permite que ela seja mais eficaz Se as pessoas compartilham o que sabem em uma Comunidade de Prática, essa comunidade se torna mais eficaz Se o conhecimento é estruturado de forma material pode ser compartilhado de maneira mais ampla em termos de audiência e tempo O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 28

29 Organização do Conhecimento
Conhecimento precisa ser estruturado para ser compreendido, mantido e aprimorado como parte da memória organizacional Técnicas para codificar conhecimento explícito Mapas cognitivos Árvores de decisão Taxonomia do Conhecimento O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 29

30 Mapa Conceitual ou Cognitivo ou Mental
Métodos para Organizar Conhecimento Mapa Conceitual ou Cognitivo ou Mental Características: Conteúdo principal descrito em círculos no gráfico. Há definição explícita da relação entre conceitos Mostra vários aspectos do mesmo conteúdo Fácil de construir e de entender, mas difícil de usar o conhecimento relacionado com procedimentos 30

31 Mapa Cognitivo (ou mental)
Representação do “modelo mental” do conhecimento de uma pessoa É uma forma eficaz de estruturação do conhecimento Trabalhador do conhecimento Localização Criador Compartilha Acessa Fontes Referências Objeto de conhecimento explícito Objeto de conhecimento tácito Disciplina Especialista Estruturado/ Organizado O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. Experiências com Formato Impresso/Meio eletrônico Praticante Linguagem 31

32 Métodos para Organizar Conhecimento
Árvore de Decisão Características: Método para organizar conhecimento explícito Formato: Fluxograma com caminhos alternativos indicando o impacto de decisões diferentes tomadas no ponto de junção De fácil construção e entendimento 32

33 Métodos para Organizar Conhecimento
DECISÃO: CONSOLIDAR OU DESENVOLVER UM NOVO PRODUTO ÁRVORE DE DECISÃO – ANÁLISE DE RISCO Consolidação Novo Produto Fortalecer o produto Mudar a finalidade do produto Desenvolvimento Completo Desenvolvimento rápido Reação do Mercado Bom Bom Reg. Fraco Reg. Fraco Bom Reg. Fraco Bom Reg. 33

34 Taxonomia Manual do Conhecimento
Métodos para Organizar Conhecimento Taxonomia Manual do Conhecimento Características: Método com foco no objeto que permite que o conhecimento específico contenha os atributos do conhecimento geral com quem se relaciona Muito flexível – pode ser visto como um mapa conceitual Mais complexo. Exige mais tempo na construção e deve refletir o consenso dos usuários 34

35 Taxonomia Automática do Conhecimento
Métodos para Organizar Conhecimento Taxonomia Automática do Conhecimento Características: Existem muitas ferramentas para construção de taxonomias A maioria das ferramentas é baseada em técnicas estatísticas como “análise de clusters” para determinar tipos de conteúdos mais similares entre si e que podem formar subgrupos Boa solução quando há muito conteúdo a escolher Mais caro, mas não é totalmente preciso – será necessário validar e refinar para utilização plena 35

36 Desenvolvimento Macroeconomia para o desenvolvimento
Fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia Estrutura tecnoprodutiva avançada e regionalmente articulada Inserção Internacional Soberana Economia e Desenv. Econômico Comércio Internacional Comércio Internacional Sistema Tributário Finanças Públicas Sociedade Governo 36

37 Recomendações Reconheça o esforço dos colaboradores
Transformar conhecimento tácito em explícito é difícil para muitos e geralmente há resistência, apesar dos benefícios. Reconheça o esforço dos funcionários que não somente criam conteúdo original, mas também contribuem para melhorar o conteúdo Páginas Amarelas / Banco de Talentos = úteis para identificar colaboradores Lembre-se de esquecer A base do conhecimento organizacional não pode ser vista como um espaço ilimitado de armazenamento Desaprender significa descartar modelos antigos e fugir do status quo – uma forma de aprendizagem “double-loop” Desaprender envolve atitude em relação ao erro. Fracasso podem ter um papel importante na aquisição e aplicação do conhecimento se vistos como oportunidades de aprendizagem 37

38 Recomendações Não perca conhecimento durante a transferência
Conversão do conhecimento tácito para explícito deve ser conduzida sem perda significativa de conhecimento Ao promover a comunicação do conhecimento aumenta a perda do conhecimento. É preciso manter equilíbrio Lembre-se do paradoxo do valor do conhecimento Quanto maior é o conhecimento tácito mais valor ele tem Conhecimento tácito = é geralmente de maior valor e traz maior competitividade para a organização É do interesse da organização manter um certo nível de conhecimento tácito 38

39 Captação do Conhecimento Tácito e Organização do Conhecimento Explícito Estudo de Caso: Projeto Eureka Artigo: Balancing Act: How to Capture Knowledge Without Killing It John Seely Brown e Paul Duguid Harvard Business Review 39

40 Trabalho em Equipes de 04 a 06 pessoas
Perguntas para debate Trabalho em Equipes de 04 a 06 pessoas Quais as diferenças entre reengenharia e Gestão do Conhecimento? Explique o conflito existente entre processo e prática? Qual é o problema em se tentar resolver o conflito entre processo e prática por meio da divisão das pessoas da força de trabalho? Como os gerentes podem considerar com seriedade o conhecimento produzido pelas pessoas do nível operacional? Por que não é fácil identificar as “Melhores Práticas” de uma organização? Qual foi a estratégica utilizada pela Xerox no Projeto Eureka? Imagine que você trabalha em uma média empresa. Como você conciliaria processo com prática? 40

41 Captação do Conhecimento. Estudo de Caso
Projeto Eureka (Xerox) Justificativa Havia necessidade de: Capturar e codificar o conhecimento dos funcionários da assistência técnica que estavam informalmente compartilhando suas experiências com manutenção de máquinas, em especial, nos casos de equipamentos quebrados; e Disponibilizar o conhecimento para toda a economia para estimular soluções e estratégias criativas e para garantir a satisfação dos consumidores. Objetivos (1) Encontrar os meios mais apropriados para compartilhar o conhecimento codificado em toda a empresa (2) Permitir o acesso fácil e rápido ao conhecimento; e, (3) Motivar os funcionários a facilitar o compartilhamento de conhecimento e promover criatividade e inovação Fonte: European KM Forum, 2001. 41

42 Captação do Conhecimento. Estudo de Caso
Xerox Eureka Project Descrição do processo ou projeto Um grupo de antropólogos do Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox receberam a tarefa de estudar o comportamento dos funcionários da área de assistência técnica durante suas atividades de rotina. Pesquisadores compartilharam resultados com outros cientistas por meio do sitio na Internet “Docushare”. A empresa entregou um computador portátil com acesso a Internet (em qualquer lugar do mundo) para funcionários da área de assistência técnica. Para motivar as pessoas, ao invés de conceder incentivos monetários, os funcionários sugeriram que fosse feito um reconhecimento pessoal. A ideia ou experiência aprovada por um comitê de seleção recebia o nome do funcionário. Fonte: European KM Forum, 2001. 42

43 Projeto Eureka da Xerox
Captação do Conhecimento. Estudo de Caso Projeto Eureka da Xerox Intervenção da GC A solução, conhecida como Projeto Eureka foi a criação de: Banco de dados eletrônico onde eram armazenadas as melhores práticas, ideias e soluções; e, Intranet para os funcionários disponibilizar o conhecimento para toda a empresa e para facilitar o compartilhamento da informação. Fatores críticos de sucesso Habilidade de reconhecer a necessidade de um método de GC para resolver seus problemas; e Sistema de incentivos Análise de custo – benefício O projeto Eureka contribuiu para que a Xerox economizasse aproximadamente US$ 10 milhões em componentes e substituição de equipamentos. Fonte: European KM Forum, 2001. 43

44 FIM DO MÓDULO 4. Obrigado! Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 44
Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília 44

45 The%20Organizational%20Frontier.pdf. Acessado em: 12/02/14.
Leitura para a próxima aula Texto para a próxima aula (leitura e resenha): WENGER, Ettienne. WENGER, Etienne C.; SNYDER, William. Communities of practice: the organizational frontier. Harvard Business Review. Janeiro – fevereiro de Disponível em: The%20Organizational%20Frontier.pdf. Acessado em: 12/02/14. O conhecimento é um ativo estratégico para a Administração Publica. O conhecimento é patrimônio dos servidores públicos e dos cidadãos. Esses também detém conhecimentos importantes para a formulação e implementação de políticas públicas. Exemplo: O conhecimento dos moradores da comunidade é fundamental para a implantação com êxito das Unidades Pacificadoras nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. 45


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