A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRELIÇAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRELIÇAS."— Transcrição da apresentação:

1 TRELIÇAS

2 Treliça é uma estrutura de membros esbeltos conectados entre si em suas extremidades.
Os membros normalmente usados em construções consistem de escoras de madeira ou barras de metal. A treliça mostrada na Figura a seguir é um exemplo típico de treliça de telhado.

3 Treliças simples Como esse peso atua no mesmo plano da treliça, as análises das forças desenvolvidas nos membros da treliça serão bidimensionais.

4 Treliças simples No caso de uma ponte, o peso no tabuleiro é primeiro transmitido para as longarinas, depois para as vigas de piso e, finalmente, para os nós das duas treliças laterais.

5 Assim como no telhado, o peso da ponte de treliça também é coplanar.
Treliças simples Assim como no telhado, o peso da ponte de treliça também é coplanar.

6

7 Treliça simples Se os três membros são conectados por pino em suas extremidades, eles formam uma treliça triangular que será rígida.

8 Treliça simples Unir dois ou mais membros e conectá-los a um novo nó D forma uma treliça maior.

9 Para determinar os esforços internos nas barras das treliças plana, devemos verificar a condição de Isostática da Treliça, sendo o primeiro passo. Depois calculamos as reações de apoio e os esforços normais axiais nos nós. Tais esforços serão denominados de N. n = nº de nós b = quantidade de barras ѵ = nº de reações (Verticais e Horizontais) Condição de Treliça Isostática: 2 . n = b + ѵ

10 2º Calcular as Reações de Apoio (Vertical e Horizontal):
ΣFx = 0 ΣFy = 0 ΣM = 0 Por convenção usaremos: no sentido horário → (–) no sentido anti-horário → (+)

11 O método dos nós Por exemplo, três forças atuam sobre o pino, a saber, a força de 500 N e as forças exercidas pelos membros BA e BC.

12

13 Calcule as reações de apoio e as forças normais nas barras

14

15

16 Calcule as reações de apoio e as forças normais nas barras

17 Bibliografia Beer, F. P.; JOHNSTON JR, E. R.; EISENBERG, E. R. Mecânica vetorial para engenheiros: estática. 7.ed. SP: McGraw Hill - Artmed, 2006. CRAIG JR, R. R. Mecânica dos materiais. 2. ed. RJ: LTC, 2002. HIBBELER, R. C. Estática: mecânica para engenharia. v ed. SP: Pearson, 2011.


Carregar ppt "TRELIÇAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google