A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,"— Transcrição da apresentação:

1 GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza, a ganância e a bondade, a gratidão e a avareza, o bondoso e o ruim.

2 Identificar as características do gênero Fábulas
OBJETIVOS • Interpretar textos; • Reproduzir fábulas lidas através da representação oral; •Produzir fábulas através da escrita. Identificar as características do gênero Fábulas

3 CARACTERÍSTICAS DA FÁBULA
Alguns animais assumem características específicas conforme seu comportamento. São animais que falam, pensam e agem como seres humanos. Muitas vezes, no finalzinho das fábulas aparece uma frase destacada chamada de MORAL DA HISTÓRIA O título aparece destacado com nomes de animais (O leão e o rato; A raposa e a uva...).

4 O tempo aparece de forma indeterminada (Certa vez
O tempo aparece de forma indeterminada (Certa vez...), o que garante, a esse gênero, sua atualidade, ou seja, é atemporal, tanto que servem de lição para qualquer época. Narrador em 3ª pessoa (o narrador conta como se tivesse visto a cena). É comum aparecer diálogo entre os animais.

5 Colocar o texto no quadro ou no papel metro;
METODÓLOGIA Colocar o texto no quadro ou no papel metro; Apresentar o título do texto para os alunos fazerem inferências; Leitura da fábula pela professora; Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o título do texto lido e o conceito de fábula;

6 Explicação pela professora sobre o conceito de fábulas;
Leitura coletiva (palavra por palavra); Leitura individual por alguns alunos; comparação da fábula com o conto ou demais gêneros textuais, perguntando: Qual a diferença principal entre a fábula lida e um poema? Como começam os poemas? o poema lido contém rimas? Como é o final de cada uma?

7 Questionamentos sobre a moral da história (dependendo da realidade da turma)
Discussão/ interpretação oral da fábula; Lista coletiva da sequência das ações (episódios, fatos, etc.) ocorridas na história e exposição num cartaz:

8 Reconto oral da fábula Ilustração da sequência das ações e montagem da história no papel metro para fixar na parede (em dupla).

9 2ª ETAPA Dramatização da fábula;
Registro de um parágrafo da fábula, indicado pela professora e contagem das palavras (cópia); Análise das palavras (substantivos): LEÃO, RATINHO, ÁRVORE, REDE, CAÇADORES, FLORESTAS, DENTES E CORDA, quanto ao número de letras, letras repetidas, letra inicial, final, vogais, consoantes, número de sílabas e lista coletiva que tenham essas sílabas; Ditado das palavras trabalhadas ou de um parágrafo; Distribuir uma cópia da fábula para cada aluno e solicitar que eles circulem as palavras analisadas, construindo frases e ilustrando- as.

10 Releitura da fábula trabalhada Relembrar as ações da fábula;
3ª ETAPA Releitura da fábula trabalhada Relembrar as ações da fábula; Exploração oral e análise por escrito dos nomes dos personagens quanto ao número de letras, letra inicial e final... Utilizar o alfabeto móvel para montar os nomes dos personagens e formar novas palavras com as mesmas letras

11 Reconto coletivo – professor como escriba, pedindo que os alunos ditem as letras para escrever cada palavra do texto, perguntando qual letra começa, qual letra vem depois, onde começa e termina cada palavra, etc. O professor faz essas intervenções até escrever a última palavra do texto; Leitura coletiva do texto produzido melhorando o que for necessário quanto aos aspectos discursivos e quanto aos aspectos formais; Registro do texto produzido (pelos alunos no caderno e pelo professor no papel metro para fixar na parede);

12 4ª ETAPA Desenvolver outras atividades envolvendo esta e/ou outras fábulas; Xérox com textos lacunados, cruzadinhas, palavras que rimam, letras embaralhadas, palavras puxam palavras, textos fatiados para ordenação por parágrafos, acróstico com nomes dos personagens, construção de listas do mesmo campo semântico. De acordo for trabalhando as fábulas, escrever os títulos em forma de lista e fixar na parede para os alunos lerem sempre. O professor poderá começar uma nova versão da fábula e os alunos terminarem individualmente.

13 avaliação Observar se os alunos conseguiram identificar as principais características presentes em uma fábula, a partir das perguntas orais escritas. Verificar se os alunos conseguiram registrar as informações principais sobre as características das fábulas.


Carregar ppt "GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google