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AS COMPETENCIAS ESSENCIAIS

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Apresentação em tema: "AS COMPETENCIAS ESSENCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 AS COMPETENCIAS ESSENCIAIS
Competência: “Um grupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.” Scott B. Parry(1996).

2 As competências essenciais
“A Liderança é a competência que mais influência nos resultados gerenciais dentro das organizações, pois ela está diretamente vinculada à habilidade gerencial na condução de questões que envolvem o relacionamento humano e influências diversas na equipe de colaboradores.”

3 As competências essenciais
Competências Gerenciais. Segundo Patrícia M. Fandt(1994), as Competências Gerenciais são divididas em: Competências fundamentais e Competências de Apoio.

4 COMPETENCIAS GERENCIAIS
Competências Fundamentais: Competência Interacional: trabalhando produtivamente com os outros; sentido de coesão na equipe,estimulando a perceber forças e fraquezas nos indivíduos e grupos. Envolve capacidades interpessoais( manter relações, escutar, estimular idéias e sentimentos) e capacidade de liderança( compreender a rede de valores e autoridade formal e informal existentes e com isso mover-se com desenvoltura).

5 Competências Gerenciais
Competências Fundamentais: Competência de Solução de Problema: identificando, formulando e executando soluções criativas de problemas. Envolve capacidade de percepção( experimentamos, processamos e interpretamos o mundo), planejamento(precede a execução da atividade determinando o tempo) e de decisão(envolve a correta identificação do problema, geração de soluções, determinação de critérios e a implementação).

6 Competências Gerenciais
Competências Fundamentais: Competências de Capacitação:reconhecendo a necessidade de mudar e empreendendo a mudança. Envolve a capacidade de ação(envolve iniciativa, expressão voluntária de opiniões, tomada de decisões e a sua defesa, e assumir os resultados) e a flexibilidade e adaptabilidade(envolve saber lidar com situações novas, trabalhar sob pressão, lidar com diferentes estilos pessoais e grupais, feedback e resolver conflitos).

7 Competências Gerenciais
Competências Fundamentais: Competências de Capacitação. O líder como Coaching definindo um novo papel de orientação e apoio ao desenvolvimento das pessoas. Os gerentes devem desenvolver o papel de educador e abrir espaço para programas de capacitação e desenvolvimento podendo até definir metas de capacitação mas criando a oportunidade de utilizar o aprendizado.

8 Competências Gerenciais
Competências de Apoio. Competência de Comunicação: comunicação eficaz e eficientemente. Envolve comunicação escrita, comunicação oral e interação com outras culturas. A linguagem é um rico sistema de símbolos e signos.O domínio gramatical da língua é necessário e primordial aliado à compreender o outro enquanto essência.

9 Competências Gerenciais
Competências de Apoio. Comunicação Assertiva. Pratique o uso de frases simples; faça declarações breves e diretas; Use e abuse da positividade e tente eliminar dia-a-dia palavras negativas e destrutivas; Não use preliminares nem retóricas inúteis; Não dê explicações excessivas; Não faça suposições: busque sustentação em fatos e dados.

10 Outras Competências Gerenciais
Competência Técnica: Transformar nossos modelos e práticas em gestão. As competências técnicas tem maior grau de especificidade. Competência para Atuação estratégica: Empreender esforços para a excelência na performance de sua equipe. O líder estabelece olhar focado no ambiente interno e externo com objetivo de antever oportunidades e ameaças, tendências e inovações.

11 Outras Competências Gerenciais
Competência iniciativa: Pró-atividade na condução e solução de problemas. Competência Compromisso com resultados: Servirá como modelo a ser seguido(âncora = modelo do desempenho) e poderá gerar estímulos positivos na equipe, tornando-a compromissada com as metas.

12 Outras Competências Gerenciais
Competência de Relacionamento: É o principal pilar de sustentação na gestão; É através das relações e interações que tudo acontece( positivo ou negativo); Relação que envolve o dia-a dia do trabalho e as emoções num sentido mais íntimo; Envolve a forma como as informações são entendidas;

13 Outras Competências Gerenciais
Competência de Relacionamento: Depende exclusivamente da identificação do estilo de comportamento de cada membro da equipe: Analítico; Amável; Condutor; Expressivo.

14 Analíticos Com os Analíticos tente: Ser preciso e realista; Ser direto e só falar o que interessa; Relacionar vantagens e desvantagens; Oferecer evidências práticas e rápidas Com os Analíticos tente não: Ser desorganizado ou confuso; Ser casual ou informal; Perder tempo; Ameaçar ou bajular; Usar a opinião ou testemunho de outra pessoa como prova.

15 Amáveis Com os Amáveis tente: Ouvi-los e ter sensibilidade para entender suas questões. Perguntar “como” para saber sua opinião; Fornecer apoio adicional e deixa-los a vontade para decidir. Com os Amáveis tente não: Dominar, exigir ou manipular; Não fazer ameaças; Ser paternalista; Decidir por eles; Discutir fatos e números rapidamente.

16 : Condutores Com os Condutores tente: Ser breve, específico e objetivo; Não jogar conversa fora; Mostrar fatos com lógica e clareza; Fornecer alternativas e deixa-los decidir. Com os Condutores tente não: Forçar um relacionamento pessoal; Deixar questões obscuras; Não decidir por eles; Oferecer garantias irreais.

17 Expressivos Com os Expressivos tente:
Entender suas esperanças e sonhos; Reservar tempo para amenidades; Pedir opiniões e idéias pois são muito criativos. Com os Expressivos tente não: Ser frio, vago e lacônico; Ir direto aos fatos e forçar soluções; Entrar no sonho e fantasia deles.

18 Outras Competências Gerenciais
Competência Coerência. O discurso não pode ser diferente da prática e isso é um ponto importante na gestão. O líder deve ser coerente em suas atitudes, missão e relacionamento com a equipe, para não ameaçar a credibilidade de sua posição.

19 Outras Competências Gerenciais
Competência Ética. A atuação do líder deve estar sustentada em valores éticos, gerando credibilidade e confiança em colaboradores, clientes internos e externos, fornecedores e parceiros. O RH tem papel estratégico e íntimo com todos os demais setores da empresa e por isso deve ter princípios de imparcialidade e ética.

20 Outras Competências Gerenciais
Competência Ética. Ética teológica( conseqüência de um ato); Ética deontológica( de acordo com princípios universais aceitos); Seis perguntas sobre ato e comportamento ético: É certo?(teoria deontológica de direitos morais);

21 Outras Competências Gerenciais
Competência Ética. É justo? ( teoria deontológica da justiça); Quem será prejudicado?(noção utilitária do maior benefício para o maior número de pessoas); E se sua decisão fosse publicada? ( princípio da universalidade da revelação); O que você diria a seu filho? ( princípio deontológico da reversibilidade); Cheira bem ou mal? ( principio da decência/ conveniência).

22 Outras Competências Gerenciais
Competência Resiliência: Pessoas resilientes são positivas, focadas, flexíveis, organizadas e proativas. Conner(1995) reforça que “resiliência é a capacidade de assimilar mudanças” e nas organizações isso é um premissa básica para um líder sobreviver num mercado de constantes mudanças.

23 Outras Competências Gerenciais
Competência Desenvolvimento de Equipes: O desenvolvimento das equipes busca um “Ponto de equilíbrio” entre o isolado e o cooperativo, a especialização X polivalência, a capacitação individual X desenvolvimento grupal, genialidade de alguns X resultados normais dos outros.

24 Outras Competências Gerenciais
Competência Desenvolvimento de Equipes: Desenvolvimento “intra-equipes”: relações de interdependência e cooperação entre os grupos da mesma área de trabalho. Desenvolvimento de “inter-equipes”:relações de interdependência e cooperação entre indivíduos de diversas áreas de trabalho da empresa.

25 Inteligência Emocional
“Gerente inteligente, hoje, é aquele que possui um conjunto de competências disponibilizadas de forma assertiva, o que o faz se destacar em contextos variados.”

26 Inteligência Emocional
Para Howard Gardner a inteligência humana apresenta-se sob sete formas: Inteligência linguística: o gerente precisa comunicar-se de todas as formas possíveis(porta-voz, monitor e disseminador); Inteligência lógico-matemática: desenvolvendo estratégias, avaliando planos, análise imparcial de dados e fatos para tomar a decisão adequada.

27 Inteligência Emocional
Inteligência musical: saber respeitar ritmos(dos outro e próprios), perceber os tons individuais e tornar o ambiente harmonioso. Inteligência espacial: saber ocupar espaços de forma assertiva e deixar espaço para o desenvolvimento dos membros da equipe. Inteligência sinestésica: saber deslocar-se, movimentar-se em diversos contextos empresariais, realidades e competências.

28 Inteligência Emocional
Inteligência interpessoal: capaz de formar times, fortalecer equipes e desenvolver talentos. Inteligência intrapessoal: o auto conhecimento conduz ao desenvolvimento pessoal

29 CONCLUSÃO Características de um verdadeiro líder: Conhecer cada um de sua equipe; Acompanhar e orientar; Ser ousado para inovar e promover o crescimento; Ter profundo respeito e vocação para lidar com pessoas; Saber pedir ajuda; Ser ético.


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