A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA Elaboração de textos de autoria própria – monografia – produção de trabalho próprio – a pesquisa pode ser feita por qualquer pessoa Elaboração de textos de autoria própria – monografia – produção de trabalho próprio – a pesquisa pode ser feita por qualquer pessoa VANTAGENS DA PRODUÇÃO PRÓPRIA VANTAGENS DA PRODUÇÃO PRÓPRIA 1. Satisfação na escolha do tema 2. A pesquisa favorece o aprendizado com mais eficiência

3 Ótimo exercício para a Iniciação Científica Ótimo exercício para a Iniciação Científica Visão interdisciplinar: pensar – pesquisar – ler – analisar – selecionar – escrever – pensar Visão interdisciplinar: pensar – pesquisar – ler – analisar – selecionar – escrever – pensar Possibilidade de trabalhar com vários temas, quer do ponto de vista histórico, quer da técnica. Possibilidade de trabalhar com vários temas, quer do ponto de vista histórico, quer da técnica.

4 CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL MODERNO. CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL MODERNO. Pesquisa: interesse constante pelo conhecimento referente à profissão Pesquisa: interesse constante pelo conhecimento referente à profissão Atualização permanente – participação em eventos socializadores do conhecimento Atualização permanente – participação em eventos socializadores do conhecimento Retorno à Universidade – Auto avaliação Retorno à Universidade – Auto avaliação

5 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Ensino Superior – Mudança de hábito iniciativa de liberdade individual – pontualidade dos indivíduos – responsabilidade do aluno – esquemas devem ser próprios e não do professor – provas – avaliação do conteúdo ministrado – assimilação e compreensão Ensino Superior – Mudança de hábito iniciativa de liberdade individual – pontualidade dos indivíduos – responsabilidade do aluno – esquemas devem ser próprios e não do professor – provas – avaliação do conteúdo ministrado – assimilação e compreensão

6 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO ORGANIZAÇÃO – ORGANIZAÇÃO – Tempo – “tempo é questão de preferência” – cronometre o tempo gasto nas diversas ocupações de rotina diária. – saber abrir espaços – concentração e atenção. Tempo – “tempo é questão de preferência” – cronometre o tempo gasto nas diversas ocupações de rotina diária. – saber abrir espaços – concentração e atenção. Limite do tempo para assimilação Limite do tempo para assimilação

7 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO Material – Organização de um acervo pessoal – livros,textos,revistas Material – Organização de um acervo pessoal – livros,textos,revistas LOCAL OU AMBIENTE LOCAL OU AMBIENTE Iluminação,arejamento,silêncio e ordem. – ambientes mal iluminado tornam o estudo cansativo Iluminação,arejamento,silêncio e ordem. – ambientes mal iluminado tornam o estudo cansativo

8 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO LEITURA PRÉVIA – em torno de 10 m. levantar dúvidas – perguntas inteligentes - distribuição da atenção conforme maior ou menor dificuldade. LEITURA PRÉVIA – em torno de 10 m. levantar dúvidas – perguntas inteligentes - distribuição da atenção conforme maior ou menor dificuldade. REVISÃO – reconstrução do conteúdo das aulas – estudar pouco, durante muito tempo. Imediata – fichas – esquemas. Integradora – apanhado global do conteúdo. REVISÃO – reconstrução do conteúdo das aulas – estudar pouco, durante muito tempo. Imediata – fichas – esquemas. Integradora – apanhado global do conteúdo.

9 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO ESTUDOS DE GRUPO ESTUDOS DE GRUPO Número de componentes – 5 Número de componentes – 5 Coordenação – encargos de uma pessoa na direção dos trabalhos Coordenação – encargos de uma pessoa na direção dos trabalhos Responsabilidade - compromisso com as tarefas assumidas – aproveitamento do tempo e o esforço comum. Responsabilidade - compromisso com as tarefas assumidas – aproveitamento do tempo e o esforço comum.

10 LEITURA E MÉTODO Passos da leitura eficiente: Passos da leitura eficiente: Interpretação e compreensão do texto Interpretação e compreensão do texto Reconhecimento das palavras impressas – sílabas por sílabas, palavra por palavra – captação da frase inteira. Reconhecimento das palavras impressas – sílabas por sílabas, palavra por palavra – captação da frase inteira. Fixação de palavras por linha Fixação de palavras por linha

11 LEITURA E MÉTODO Captação de um conjunto de palavras em cada fixação aumenta a velocidade da leitura. Captação de um conjunto de palavras em cada fixação aumenta a velocidade da leitura. Quando se lê sílaba por sílaba, palavra por palavra, além de a leitura ser mais lenta, o significado permanece truncado. Quando se lê sílaba por sílaba, palavra por palavra, além de a leitura ser mais lenta, o significado permanece truncado..

12 LEITURA E MÉTODO Aprender ler pelo significado o que se consegue captando conjunto de palavras. Exemplo: Aprender ler pelo significado o que se consegue captando conjunto de palavras. Exemplo: MRTBF MRTBF LIVRO AUTOMÓVEL LIVRO AUTOMÓVEL O BOM LEITOR CAPTA CONJUNTOS O BOM LEITOR CAPTA CONJUNTOS

13 LEITURA E MÉTODO Tipos de leitura: Tipos de leitura: Recreativa – satisfação à inteligência Recreativa – satisfação à inteligência Crítica – confronto de idéias entre o leitor e o autor Crítica – confronto de idéias entre o leitor e o autor Assimilativa – leitor reconhece o autor como autoridade e procura aprender com ele o seu conteúdo. Assimilativa – leitor reconhece o autor como autoridade e procura aprender com ele o seu conteúdo.

14 LEITURA E MÉTODO Universitário – imprescindível a leitura. Universitário – imprescindível a leitura. Estória de Malba Tahan – Homem maravilhoso “ não faz bom leitor o fato de ter sempre um livro à mão” Estória de Malba Tahan – Homem maravilhoso “ não faz bom leitor o fato de ter sempre um livro à mão” Deficiências de leitura – mecanismo ocular (movimentos de cabeça) mecanismo fonador (acompanhar os olhos com movimentos labiais – Deficiências de leitura – mecanismo ocular (movimentos de cabeça) mecanismo fonador (acompanhar os olhos com movimentos labiais –

15 LEITURA E MÉTODO articular a língua com voz baixa ou seja, subvocalizando. articular a língua com voz baixa ou seja, subvocalizando. Superação de deficiências: Preparação – ambiente – nível de conhecimento de quem se dispõe a ler – seleção de assuntos (dados sobre o autor, orelha do livro, sumário ou índice, bibliografia etc) Superação de deficiências: Preparação – ambiente – nível de conhecimento de quem se dispõe a ler – seleção de assuntos (dados sobre o autor, orelha do livro, sumário ou índice, bibliografia etc)

16 LEITURA E MÉTODO Velocidade – satisfatória 400 palavras por minuto, em média. Como melhorar a velocidade? – conhecer a velocidade atual. Ex: 500 palavras em 2m. Divide- se o número de palavras lidas pelo tempo gasto e obtém-se o número de palavras lidas por minuto (250 palavras). Velocidade – satisfatória 400 palavras por minuto, em média. Como melhorar a velocidade? – conhecer a velocidade atual. Ex: 500 palavras em 2m. Divide- se o número de palavras lidas pelo tempo gasto e obtém-se o número de palavras lidas por minuto (250 palavras).

17 LEITURA E MÉTODO Como aumentar a velocidade da leitura: Como aumentar a velocidade da leitura: Escolher um artigo em jornal ou revista. Em uma coluna de mais ou menos 5cm. Ler com saltos de olhos a primeira e a última palavras de cada linha, tentando captar o sentido do artigo. Escolher um artigo em jornal ou revista. Em uma coluna de mais ou menos 5cm. Ler com saltos de olhos a primeira e a última palavras de cada linha, tentando captar o sentido do artigo.

18 LEITURA E MÉTODO Em um livro não técnico, ler em cada linha somente a palavra inicial, a do meio a final, estabelecendo três pontos de fixação e procurando captar apenas o sentido do texto. Em um livro não técnico, ler em cada linha somente a palavra inicial, a do meio a final, estabelecendo três pontos de fixação e procurando captar apenas o sentido do texto.


Carregar ppt "CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google