A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo melhor Kaizen

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo melhor Kaizen"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo melhor Kaizen
Mudança Bom IESA - Instituto de Ensino de Americana

2 Filosofia de vida Mensagem da Estratégia Kaizen: “Um dia não deveria passar sem que alguma forma de melhoria tenha sido feita”. IESA - Instituto de Ensino de Americana

3 KAIZEN é uma filosofia japonesa significando melhoria gradual e em ordem contínua, que busca a melhoria continua de processos, produtos e serviços, envolvendo todos os colaboradores neste foco.  IESA - Instituto de Ensino de Americana

4 Inicio do modelo Japonês (Kaizen)
A busca pela competitividade através da melhoria contínua da qualidade, que teve início com o modelo japonês no pós-guerra, ganhou forte impulso nas últimas décadas. A mudança do foco do produto para o processo e deste para o sistema, permitiu à indústria ganhos substanciais em produtividade. Os programas de qualidade, portanto, triunfaram. IESA - Instituto de Ensino de Americana

5 Kaizen orientado para a administração
Kaizen é tarefa de todos, o gerente deve envolver-se no melhoramento do seu próprio serviço. A administração japonesa, geralmente acredita que o gerente deve dedicar pelo menos 50% do seu tempo ao melhoramento Os tipos de projetos de Kaizen, estudados pela administração, exige experiência sofisticada em resolução de problemas bem como conhecimento profissional e de engenharia, embora as simples Sete Ferramentas Estatísticas possam ser suficientes às vezes. Eles são claramente uma tarefa da administração e com freqüência envolvem pessoas de diferentes departamentos, que trabalham juntas nos problemas multifuncionais como equipes de projeto. IESA - Instituto de Ensino de Americana

6 Kaizen orientado para o grupo
O Kaizen no trabalho em grupo, como enfoque permanente, é representado pelos círculos de CQ, pelos grupos JK e por outras atividades em grupos pequenos, que usam várias ferramentas estatísticas para resolver os problemas CCQ (Círculo de Controle da Qualidade)- Grupos de Pessoas com a mesma compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc., especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho. Kaizen orientado para o grupo. JK ( Jishu Kanri ou administração voluntária). Planejamento estratégico da qualidade: Uma vez que os altos gerentes aceitaram a necessidade de elevar a prioridade da qualidade, enfrentaram a questão de como fazer a nova prioridade eficaz. A maioria da alta gerência decidiu evitar fazer do gerenciamento da qualidade uma outra função semi - autônoma. Em vez disto, optaram por fazer o gerenciamento da qualidade uma parte de um gerenciamento de negócios. Estes método é chamado de PEQ- Planejamento Estratégico da Qualidade. O termo japonês é jishu kanri. IESA - Instituto de Ensino de Americana

7 Kaizen orientado para a pessoa
Kaizen orientado para a pessoa, que se manifesta na forma de sugestões. O sistema de sugestões é um meio para colocar em prática o Kaizen orientado para a pessoa e para realizar o princípio de que a pessoa deve trabalhar com mais empenho. Kaizen orientado para pessoa é freqüentemente visto como incentivador do moral e a administração nem sempre exige o retorno econômico imediato de cada sugestão. A atenção e a receptividade da administração são essenciais se os operários devem se tornar “operários pensantes”, se procurando por maneiras melhores de realizar o seu serviço. IESA - Instituto de Ensino de Americana

8 Existem varias praticas de administração
CCQ (Círculo de Controle da Qualidade) Sistemas de sugestões zero defeitos Kanban e outros, todos eles voltados para o melhoramento de toda a empresa. IESA - Instituto de Ensino de Americana

9 Atitude de melhoria continua...
O ser humano. Muitas vezes é considerado um "detalhe", porém a participação de um profissional motivado é fator determinante de eficácia e eficiência IESA - Instituto de Ensino de Americana

10 A conscientização das pessoas são mudadas se é praticado dentro da Empresa a Metodologia KAIZEN
IESA - Instituto de Ensino de Americana

11 OS  5  S Os 5 “S” são as iniciais de 5 palavras japonesas Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que estão intimamente relacionados com wa – harmonia, como se percebe a seguir. Providenciar a ARRUMAÇÃO Manter sempre LIMPO Evitar o DESNECESSÁRIO HIGIENE DISCIPLINA IESA - Instituto de Ensino de Americana

12 5 S’s IESA - Instituto de Ensino de Americana

13 Custos de Qualidade: Os custos de qualidade são decorrentes da falta de qualidade nos processos ou produtos. Estes custos são divididos em 4 itens: Custos das falhas internas Custos das falhas externas Custos de avaliação Custos de prevenção IESA - Instituto de Ensino de Americana

14 Custos das falhas internas = Antes da entrega ao cliente Retrabalho
Sucateamento Modificações em projeto IESA - Instituto de Ensino de Americana

15 Custos das falhas externas = Após a entrega ao cliente
Produto retirado do mercado Atendimento e reclamação dos clientes Custos de assistência técnica Perda de clientes IESA - Instituto de Ensino de Americana

16 Custos e Avaliação São relativos às atividades desenvolvidas para avaliar a qualidade IESA - Instituto de Ensino de Americana

17 Controle Estatístico de Processos
O Controle Estatístico de Processos é uma ferramenta da qualidade utilizada nas indústrias e nos processos produtivos com objetivo de aumentar a economia evitando desperdícios de matéria-prima, insumos e outros produtos de industrialização, a otimização de trabalhos tornando as atividades menos estressantes. IESA - Instituto de Ensino de Americana

18 Custos de Prevenção São relativos às atividades desenvolvidas para manter em níveis mínimos os custos das falhas e de avaliação, tais como: IESA - Instituto de Ensino de Americana

19 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DA MELHORIA CONTÍNUA
       Fatores Críticos de Sucesso (FCS) = Fatores cuja presença é vital para o sucesso de um evento qualquer IESA - Instituto de Ensino de Americana

20 Tipos de FCS da melhoria contínua
 Comprometimento da alta administração: Incentivo à criatividade, à melhoria e ao trabalho em equipe: Kaizen Rapidez Trabalho em equipe Foco estratégico Resultados imediatos Aprender fazendo Redução de desperdício Quebra de paradigma Novo sistema de administrar Criatividade (não gastar) IESA - Instituto de Ensino de Americana

21 Treinamento para a melhoria contínua
Foco em processos produtivos; Ênfase na prática Gemba Kaizen (eventos realizados por um time misto de funcionários, onde estes buscam melhorar os processos da empresa através dos conceitos e práticas do Lean Manufacturing); IESA - Instituto de Ensino de Americana

22 - Excesso de Processamento - Inventário - Movimento - Defeitos
Lean Manufacturing=é uma filosofia focada na redução dos sete tipos de desperdícios: - Super – Produção - Tempo de Espera - Transporte - Excesso de Processamento - Inventário - Movimento - Defeitos IESA - Instituto de Ensino de Americana

23 Princípio do “aprender fazendo” – aprender, tentar, conseguir;
Eliminado esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. Princípio do “aprender fazendo” – aprender, tentar, conseguir; Busca por resultados imediatos; Disciplina e compromisso para a manutenção dos esforços; Recompensar o desempenho das pessoas; IESA - Instituto de Ensino de Americana

24 Grupo: RA: Amanda Caroline 466783-2 Guilherme Bote 466784-0
Josiane Moreira Nathália Carlim Queila Santos Silvia Oliveira A IESA - Instituto de Ensino de Americana


Carregar ppt "Conhecendo melhor Kaizen"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google