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Saúde, bem estar e qualidade de vida do motociclista

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Apresentação em tema: "Saúde, bem estar e qualidade de vida do motociclista"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde, bem estar e qualidade de vida do motociclista
I Seminário DENATRAN de Educação e Segurança no Trânsito Saúde, bem estar e qualidade de vida do motociclista Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde

2 Fontes de Informação do Sistema de Vigilância
Sistemas de Informação Sistemas de informação da saúde: SIM/SIH; Articulação e integração com outras fontes (DENATRAN, SENASP/MJ, Secretaria de Direitos Humanos, etc.) Monitoramento de Fatores de Risco População adulta, escolares e monitoramento por telefone Survey nos Serviços Sentinela Monitoramento do acidentes e violências e hospitais de urgência

3 Brasil 2004 óbitos Coletados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). óbitos foram por causa externa. Deste total, (84%) mortes ocorreram entre a população masculina e (16%) entre as mulheres.

4 Cobertura do sistema de Informações sobre Mortalidade
Cobertura do sistema de Informações sobre Mortalidade. Brasil e Regiões a 2004 A cobertura do sistema de Informações sobre Mortalidade tem aumentado ao longo dos anos, em 2004 mostrou cobertura de 89,9% da população.

5 Freqüência de óbitos por causas externas, Brasil, 1980, 1996 e 2004
2004 (CID 10) 1996 (CID 10) 1980 (CID 9) % 103 Acidentes de transporte 35674 28,0 35545 29,8 20365 29,0 104 Quedas 6617 5,2 4349 3,6 1963 2,8 108 Les autoprov. Voluntar.(suicíd) 8017 6,3 6743 5,7 3896 5,5 109 Agressões 48374 37,9 38894 32,6 13910 19,8 Armas de fogo 37113 29,1 26481 22,2 8282 11,8 Total 127470 100,0 119156 70212 Entre as causas externas observa-se o aumento da mortalidade proporcional por agressões em 1996 e 2004, comparado a 1980.

6 Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - MS

7 Entre 1991 e 2000, o número total de mortes por acidentes
de trânsito no país passou de para o que representou um aumento de 3,7%, bem inferior ao populacional no país, que foi de 17,8% no mesmo período. Pode-se observar que durante o período de 1992 a 1997, os valores apresentaram um aumento crescente. Porém, a partir de 1998, coincidentemente com a promulgação do Código Brasileiro de Trânsito, até o ano 2000, os valores absolutos decresceram. Vale destacar o caso da região Sudeste que em 1991 registrou mortes por acidentes de trânsito, atingindo um valor máximo em 1996 ( óbitos) e passando em 2000 a um total de , com um diminuição relativa no período 1991 a 2000 de 13,9%. A partir de 2002 detectou-se um aumento da mortalidade por acidente de transporte. Foram mortes em 2003 e , em 2004.

8 Taxa Média de Mortalidade por ATT .
Brasil, 1997 a 2003

9 Taxas padronizadas de óbitos por acidentes por transporte terrestre
Taxas padronizadas de óbitos por acidentes por transporte terrestre. Região e Brasil a 2004. Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - MS

10 Taxas padronizadas de óbitos por acidentes envolvendo veículos
Taxas padronizadas de óbitos por acidentes envolvendo veículos. Regiões e Brasil a 2004. Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - MS

11 Taxas padronizadas de óbitos por acidentes envolvendo motocicletas
Taxas padronizadas de óbitos por acidentes envolvendo motocicletas. Regiões e Brasil a 2004. Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde - MS

12 Taxa de Mortalidade por ATT Ranking das Capitais, Brasil - 2004

13 Taxa de Mortalidade por ATT Ranking das Cidades (>100 mil Hab
Taxa de Mortalidade por ATT Ranking das Cidades (>100 mil Hab.), Brasil

14 Taxas padronizadas de óbitos por acidentes por transporte terrestre
Taxas padronizadas de óbitos por acidentes por transporte terrestre. Recife, Belo horizonte, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre 1996 a 2004. Cidades como Recife e Belo Horizonte que fazem parte do programa da SVS/MS de redução da morbimortalidade do acidente de trânsito mantiveram a redução da mortalidade entre 2001 e 2004.

15 Taxas padronizadas de óbitos por acidentes motocicleta.
Recife, Belo horizonte, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre 1996 a 2004 Belo Horizonte foi a única cidade que reduziu a mortalidade por acidente de motocicleta.

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18 Mortalidade proporcional por acidentes de transporte terrestre segundo o meio de transporte da vítima, faixa etária, raça/cor e sexo. Brasil, 2003

19 Taxa de mortalidade por acidentes de transporte, segundo raça/cor e escolaridade. Brasil 2003
Fonte: Secretaria de Vigilância em Saúde/SIM e IBGE

20 80 Hospitais de Urgências
Conhecer o que precisa ser conhecido? EMERGÊNCIAS E URGÊNCIAS HOSPITALARES 39 municípios sentinelas 80 Hospitais de Urgências LEVANTAMENTO AMOSTRAL Resultados Esperados Magnitude Perfil Fatores Associados

21 Notificação de Acidentes e Violências

22

23 Atenção Pré-hospitalar, Hospitalar e reabilitação

24 MARCOS LEGAIS Portaria nº 2.048/GM, de 05/11/2002 (Regulamenta o atendimento das urgências e emergências); Portaria nº 1.863/GM, de 29/09/2003 (Institui a Política Nacional de Atenção às Urgências); Portaria nº 1.864/GM, de 29/09/2003 (Institui o componente pré-hospitalar móvel: SAMU- 192); Portaria nº 2.072/GM, de 30/10/2003 (Institui o Comitê Gestor Nacional de Atenção às Urgências).

25 Humanização Estratégias promocionais
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Estratégias promocionais Organização de redes assistenciais Qualificação e educação permanente Humanização Central de regulação médica de urgências

26 ATENDIMENTO PRE-HOSPITALAR MÓVEL
192 Número Nacional de Urgência Médica Atribuição da área da saúde VAGA ZERO Na urgência, o atendimento deve ser prestado independente da existência ou não de leitos vagos.

27 116 SAMU: habilitados e em habilitação

28 Capitais Brasileiras com SAMU habilitados
São Luis/MA Belém/PA Fortaleza/CE Manaus/AM Natal/RN Terezina/PI João Pessoa/PB Recife/PE Palmas/TO Porto Velho/RO Maceió/AL Rio Branco/AC Aracaju/SE Salvador/BA Brasília/DF Goiâna/GO Belo Horizonte/MG Campo Grande/MS Vitória/ES Rio de Janeiro/RJ São Paulo/SP Curitiba/PR Florianópolis/SC Porto Alegre/RS

29 AMBULÂNCIAS DO SAMU 192

30 CENTRAL DE REGULAÇÃO MÉDICA

31 REDE NACIONAL SAMU-192 Retrato Atual DISTRIBUIÇÃO REGIONALIZADA:
Municípios cobertos População atendida Norte: Nordeste: Centro Oeste: Sudeste: Sul: TOTAL

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33 FIM


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