A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Palestrante:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Palestrante:"— Transcrição da apresentação:

1 Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Palestrante: Félix Baes Baptista de Faria

2 Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) Anos 70: –Política de promoção de exportações; –Monopólio da atividade de promoção comercial. Nos dias de hoje: –Um vetor de realização da política externa brasileira. –Parcerias com múltiplos agentes atuantes; –Promoção da integração regional; –Prospecção de mercados não-tradicionais; –Atração de investimentos externos; –Fomento da exportação de pequenas e médias empresas.

3 Estrutura do DPR DPG Divisão de Programas de Promoção Comercial DPG Divisão de Programas de Promoção Comercial DIC Divisão de Informação Comercial DIC Divisão de Informação Comercial DFT Divisão de Feiras e Turismo DFT Divisão de Feiras e Turismo DOC Divisão de Operações de Promoção Comercial DOC Divisão de Operações de Promoção Comercial SGF Setor de Gestão Financeira SGF Setor de Gestão Financeira SECOMs Setores de Promoção Comercial SECOMs Setores de Promoção Comercial CTIC Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação CTIC Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação

4 Principais Atividades do DPR

5 Concebido em 2004 pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) do Ministério das Relações Exteriores. Objetivo: - Divulgar as demandas do sistema de aquisições das Nações Unidas às empresas brasileiras; - Incentivar a participação do Brasil no mercado potencial de compras das Nações Unidas. Programa de Promoção das Exportações (PPE-ONU/MRE)

6 -Informar sobre as regras e princípios adotados pelas agências do Sistema. -Orientar empresas nacionais no processo de registro e cadastro para participação no mercado da ONU. - Aumentar as exportações brasileiras para o Sistema ONU. PPE – ONU: Metas

7 Como opera o PPE-ONU/MRE

8 O Sistema da ONU abrange ampla gama de agências, fundos e programas de diferentes estruturas institucional e funcional. Aquisição: é um processo global de adquirir bens, obras e serviços que inclui todas as funções de planejamento, previsão e gestão da cadeia de fornecimento de todo o sistema da ONU. O que é Sistema de Aquisições da ONU

9 Os Números do Sistema ONU Aquisições da ONU Período 2006-2009 US$ Milhões 2.0062.0072.0082.009 TOTAL TOTAL ONU9.40410.11313.59413.795 TOTAL BRASIL118,7118,6166,7125,1 Fonte: ASRP2009 - Elaboração DIC/DPR

10 Os Números do Sistema ONU Aquisições da ONU Período 2006-2009 US$ Milhões 2006200720082009 BENSSERVIÇOSTOTALBENSSERVIÇOSTOTALBENSSERVIÇOSTOTALBENSSERVIÇOSTOTAL UNDP / PNUD6561.5952.2516271.7972.4247242.1352.8606102.0012.611 UN/PD9481.0481.9958731.0311.9041.3461.8263.1721.0762.4123.488 WFP - PMA7101.0531.7638859231.8081.5801.4843.0641.1801.3892.569 UNICEF1.2070 1.3690 1.5400 1.8290 Subtotal 43.5213.6967.2163.7543.7517.5055.1905.44610.6364.6965.80210.497 Outras1.145 1.5191.0882.6071.5641.3942.9581.6991.5993.298 TOTAL ONU4.6654.7397.2165.2734.83910.1136.7546.84013.5946.3947.40113.795 TOTAL BRASIL33861193683119461201673095125 Fonte: ASRP2009 - Elaboração DIC/DPR

11 Os números do Sistema ONU

12

13 Ações do PPE-ONU/MRE 2004: Registro da Participação Brasileira: 20 empresas cadastradas no site www.ungm.org 4 contratos ganhos. Conclusão: Identificação de um significativo mercado potencial, mas pouco conhecido. Lançamento do Programa PPE – ONU

14 Junho de 2006: FIEMG - Eventos: 31ª Reunião IAPWG 1° Seminário “Como fazer negócios com a ONU” - Participação: - Agências representadas: 02 - Empresas inscritas: 189 2006: Participação brasileira em números - 198 empresas registradas no site UNGM. - 23 contratos (acima de US$ 30 mil) assinados. (Fonte: Http://www.iapso.org) Ações do PPE-ONU/MRE

15 Agosto 2009 - Elaboração de diagnóstico sobre a participação brasileira no sistema de compras das Nações Unidas e atualização das informações na BrazilTradeNet. - As novas diretrizes de ações e atividades do PPE-ONU/MRE foram focadas nas aquisições totais nos últimos anos, cujos montantes predominaram em 4 agências que representaram cerca de 80%.

16 Ano de 2010 Evento Como fazer negócios com a ONU, realizado na sede da FIRJAN em dezembro. Ações do PPE-ONU/MRE

17 PPE – ONU: Principais Bens Vendidos pelo Brasil Ano 2009 Vacinas Alimentos Equipamentos médicos Equipamentos de telecomunicações e informática Equipamentos de refrigeração Fonte: ASRP 2009

18 PPE – ONU: Principais Serviços Brasileiros Contratados Ano 2009 Serviços de comunicações Serviços de viagens Consultorias Fonte: ASRP 2009

19 Referências Mercado Global das Nações Unidas http://www.ungm.org Annual Statistical Report on United Nations Procurement(ASRP) 2006, 2007, 2008 e 2009

20 Obrigado! www.brasilglobalnet.gov.br/


Carregar ppt "Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Palestrante:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google