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Tecnologia e a Terceira Idade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC287 – Educação e Tecnologia Contemporânea Docente – Menandro Ramos Tecnologia e a Terceira Idade. Flávia Andrade Eliane Gonzaga Simone Kelly Raquel Santos Tatiane Farias
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A tecnologia e a Terceira Idade.
VIDEO SITUAÇÃO PROBLEMA. A tecnologia nos presta um grande benefício, mas no futuro não sabemos o que acontecerá com os resíduos que são produzidos através dela.
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Inclusão ou exclusão deste público?
Os estudos apontam que o interesse dos idosos pela aprendizagem da tecnologia computacional está centrado no desejo de incluir-se no progresso social. Duas senhoras tentando efetuar o pagamento de boletos através do caixa eletrônico, porém não entendem a linguagem computacional.
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Os estudos mostram que existem diferenças entre as faixas etárias na forma da apropriação e no domínio da habilidade operacional do computador. Estudos que comparam jovens, adultos e idosos na interação com a máquina apontam a importância do dimensionamento de estratégias de ensino e aprendizagem delineadas de acordo com as características e condições da população, respeitando o ritmo e tempo para aprender, as limitações físicas (auditivas, visuais) e cognitivas (memória, atenção) etc. O impacto que o avanço da tecnologia provoca nas pessoas e como ele se manifesta pode variar de acordo com o grau de necessidade de contato com os equipamentos, ou o interesse e curiosidade pessoal.
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A tecnologia é um direito de todos!!!
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Como superar os desafios da tecnologia na terceira idade?
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As pesquisas incentivam a criação de ambientes de ensino de informática próprios para a terceira idade, na busca da compreensão e criação de uma abordagem de interação com a máquina de acordo com as necessidades e as condições físicas. São discutidas estratégias de ensino para facilitar o processo de apreensão da tecnologia, mas a perspectiva está pautada no treinamento e no desenvolvimento da habilidade operacional e na estimulação das atividades intelectuais.
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Hardware - atenção deve ser dada a: Tamanho do monitor e iluminação;
Dicas para adequar a tecnologia a necessidade da terceira idade. Os resultados da pesquisa de King (1997) apontam especificações sobre o tipo de hardware e software e técnicas de ensino: Hardware - atenção deve ser dada a: Tamanho do monitor e iluminação; Teclado com design especial; Mouse com design especial; Qualidade de impressão; Tamanho e cor da área de trabalho no monitor; Qualidade do assento.
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Software - recomenda-se: começar com jogos, Internet e e-mail;
Técnicas de Ensino - idéias para otimizar o ensino: ter outros idosos para ajudar; pedir aos idosos que escrevam e avaliem o currículo; utilizar as experiências de vida dos idosos; preparar material de apoio com caracteres grandes e fortes; manter um ritmo lento e aberto para a troca. Software - recomenda-se: começar com jogos, Internet e ; ter um bom processador de textos; criar home page para os idosos; disponibilizar ajuda on-line
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UM POUCO DE HISTÓRIA As Universidades da Terceira Idade surgiram no Brasil na década de 90 e atualmente já são mais de 200 instituições, que permitem aos idosos manter suas atividades intelectuais, artísticas, culturais e físicas, garantindo sua autonomia e independência.
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UM POUCO DE HISTÓRIA O principal objetivo de uma universidade destinada a pessoas da terceira idade, em primeiro lugar, é o de possibilitar o acesso ao estudo numa perspectiva de educação continuada, viabilizando-lhes condições para que os idosos encontrem novas formas de reinserção social e do exercício pleno da cidadania.
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O NOVO MERCADO É A TERCEIRA IDADE
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IDOSOS E SUAS HABILIDADES...
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USO DO COMPUTADOR PARA QUÊ?
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INLUSÃO TEM IDADE?
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ENTREVISTA
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– acesso em 26/11/10 acesso em 26/11/10 Ana Carolina Rocha e Carla Saemi, repórteres iG em São Paulo – Ultimo segundo - 26/Fev/2002 acessado em 03/11/10 as 17:38.
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