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1/30 Ao futuro!!. 2/30 Empresa Júnior: vivência e profissionalização.

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Apresentação em tema: "1/30 Ao futuro!!. 2/30 Empresa Júnior: vivência e profissionalização."— Transcrição da apresentação:

1 1/30 Ao futuro!!

2 2/30 Empresa Júnior: vivência e profissionalização

3 CONCEITO NACIONAL DE EMPRESA JÚNIOR Constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação Organizados em uma associação civil 3/30 Confederação Nacional de Empresas Juniores

4 Intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país. Formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo. 4/30

5 FINALIDADE I – Desenvolver profissionalmente as pessoas que compõem o quadro social por meio da vivência empresarial. II – Realizar projetos e/ou serviços preferencialmente para micro e pequenas empresas. III – Fomentar o empreendedorismo de seus associados. 5/30

6 O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR (MEJ) 6/30

7 ALGUNS DADOS DO MEJ França (1986): 99 empresas, faturamento de 40 milhões de francos Brasil (1988): USP – FGV – UFBA 1988 – 1995: 100 empresas juniores HOJE: 700 empresas, universitários, mais de projetos por ano 7/30

8 CONCENTRO FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES DE BRASÍLIA 8/30 Administração – UnB Pioneira no CO

9 9/30

10 10/30

11 11/30

12 12/30 Entidade sem fins lucrativos Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso de Administração Oferece qualificação profissional para o mercado Deve ter custos absolutamente reduzidos e compatíveis Complementa a formação acadêmica Um ambiente no qual o graduando coloca em prática o que aprende Empresa Júnior O conceito JUNIP

13 13/30 Marquês de São Vicente Paraíso Chácara Santo Antonio Arara- quara Santos São José dos Campos Campi- nas Soroca- ba Alpha- ville Brasília

14 14/30 Estatuto Social registrado na Junta Comercial CNPJ próprio Emissão de Notas Fiscais Conta bancária no banco Nossa Caixa Sede no campus Marquês de São Vicente Constituição Características Funcionais

15 15/30 Professor orientador: indicado em comum acordo com o Coordenador do Curso de Administração e o Coordenador do projeto Empresa Júnior UNIP. Partida Características Funcionais

16 16/30 Projetos estruturados e remunerados com base em horas-atividades, a preços inferiores aos do mercado A receita deve cobrir os custos operacionais Os alunos participantes recebem Certificado de Estágio No caso de superávit operacional, os recursos poderão ser utilizados para formação complementar específica dos consultores juniores. Operacionalização Empresa Júnior

17 17/30 E como a JUNIP está organizada?

18 18/30 Conselho de Administração Seis membros (alunos eleitos com mandato de 1 ano) Reeleição permitida uma única vez 1 Professor indicado pela UNIP

19 19/30 Diretoria Executiva Eleição pela Assembléia Geral de Associados Mandato de 1 ano Reeleição permitida por mais 1 ano

20 20/30 Diretor Presidente Diretor de Relações com Clientes e Mercado Diretor de Projetos Diretor Financeiro Diretor Administrativo

21 21/30 Diretoria Regional Eleição pela Assembléia Geral de Associados Mandato de 1 ano Reeleição permitida por mais 1 ano

22 22/30 Diretor Superinten-dente Diretor de Relações com Clientes e Mercado Adjunto Diretor de Projetos Adjunto Diretor Financeiro Adjunto Diretor Administrativo Adjunto

23 23/30 Gerência Regional Antecede a criação da filial Indicados pela Coordenação do Curso de Administração, em conjunto com o professor mentor do campus e Coordenador do Projeto Empresa Júnior UNIP local

24 24/30 Gerente Geral Subgerente de Relações com Clientes e Mercado Subgerente de Projetos Subgerente Financeiro Subgerente Administrativo

25 25/30 Aspectos relevantes Consultoria Serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões Foco: definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas

26 26/30 Aspectos relevantes Consultor Segundo Peter Block o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação

27 27/30 Aspectos relevantes Consultor Característica pessoal: CHA Conhecimentos Habilidades Atitudes

28 28/30 1.Ética profissional 2. Autoconfiança 3. Eficácia pessoal (ímpeto + energia) 4. Integridade (a qualidade que engendra a confiança) 5. Independência (capacidade de formar suas próprias opiniões com discernimento) 6. Competência intelectual Regras de Ouro O consultor JUNIP

29 29/30 9.Bom discernimento (capacidade de aplicar o bom senso sempre) 10.Habilidade analítica (capacidade de simplificar a complexidade do problema) 11.Imaginação criativa Regras de Ouro O consultor JUNIP

30 30/ Perícia em relações interpessoais: a)orientação para o aspecto humano dos problemas b) habilidade para ganhar a confiança e o respeito c) habilidade para conquistar a colaboração do cliente d) habilidade em transferir conhecimento Regras de Ouro O consultor JUNIP

31 31/30 13.Habilidade em comunicação e persuasão, acima da média: a) oral b) escrita c) gráfica 14.Maturidade psicológica (controle emocional e uso da razão) Regras de Ouro O consultor JUNIP

32 JUNIP BRASÍLIA Instalações: bloco I (Colégio Objetivo) Professor: Gilberto Formação da Gerência Regional Edital de seleção para consultores 32/30

33 JUNIP BRASÍLIA REQUISITOS Estar matriculado (ativo) na UNIP Em dia com Secretaria, Biblioteca, Tesouraria, Coordenação Geral Não ter dependências (DP) Disponibilidade mínima de 4hs/dia Bom desempenho acadêmico 33/30

34 JUNIP BRASÍLIA PROCESSO SELETIVO 1ª FASE Incrição Análise do histórico escolar Análise do CV 2ª FASE Teste: redação 3ª FASE Entrevista 34/30

35 Prof Carlos Fernandes 35/30

36 36/30 Ao futuro!!


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