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Ao futuro!!.

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Apresentação em tema: "Ao futuro!!."— Transcrição da apresentação:

1 Ao futuro!!

2 vivência e profissionalização
Empresa Júnior: vivência e profissionalização

3 CONCEITO NACIONAL DE EMPRESA JÚNIOR
Confederação Nacional de Empresas Juniores Constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação Organizados em uma associação civil

4 Intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento do país.
Formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.

5 FINALIDADE I – Desenvolver profissionalmente as pessoas que compõem o quadro social por meio da vivência empresarial. II – Realizar projetos e/ou serviços preferencialmente para micro e pequenas empresas. III – Fomentar o empreendedorismo de seus associados.

6 O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR (MEJ)

7 ALGUNS DADOS DO MEJ França (1986): 99 empresas, faturamento de 40 milhões de francos Brasil (1988): USP – FGV – UFBA 1988 – 1995: 100 empresas juniores HOJE: 700 empresas, universitários, mais de projetos por ano

8 CONCENTRO FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES DE BRASÍLIA
Administração – UnB Pioneira no CO

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12 Entidade sem fins lucrativos
Gerenciada por alunos, com o apoio e assistência de professores do Curso de Administração Oferece qualificação profissional para o mercado Deve ter custos absolutamente reduzidos e compatíveis Complementa a formação acadêmica Um ambiente no qual o graduando coloca em prática o que aprende O conceito JUNIP Empresa Júnior

13 Brasília

14 Constituição Estatuto Social registrado na Junta Comercial
CNPJ próprio Emissão de Notas Fiscais Conta bancária no banco Nossa Caixa Sede no campus Marquês de São Vicente Características Funcionais Constituição

15 Características Funcionais Professor orientador: indicado em comum acordo com o Coordenador do Curso de Administração e o Coordenador do projeto Empresa Júnior UNIP. Partida

16 Projetos estruturados e remunerados com base em horas-atividades, a preços inferiores aos do mercado
A receita deve cobrir os custos operacionais Os alunos participantes recebem Certificado de Estágio No caso de superávit operacional, os recursos poderão ser utilizados para formação complementar específica dos consultores juniores. Empresa Júnior Operacionalização

17 E como a JUNIP está organizada?

18 Conselho de Administração
Seis membros (alunos eleitos com mandato de 1 ano) Reeleição permitida uma única vez 1 Professor indicado pela UNIP Conselho de Administração

19 Diretoria Executiva Eleição pela Assembléia Geral de Associados
Mandato de 1 ano Reeleição permitida por mais 1 ano Diretoria Executiva

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21 Diretoria Regional Eleição pela Assembléia Geral de Associados
Mandato de 1 ano Reeleição permitida por mais 1 ano Diretoria Regional

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23 Gerência Regional Antecede a criação da filial
Indicados pela Coordenação do Curso de Administração, em conjunto com o professor mentor do campus e Coordenador do Projeto Empresa Júnior UNIP local

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25 Serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões
Foco: definir a melhor alternativa de ação num ambiente de negócios repleto de incertezas, riscos, competição e possibilidades desconhecidas Consultoria Aspectos relevantes

26 Segundo Peter Block ”o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação Consultor Aspectos relevantes

27 Característica pessoal: “CHA” Conhecimentos Habilidades Atitudes
Consultor Aspectos relevantes

28 3. Eficácia pessoal (ímpeto + energia)
O consultor JUNIP Ética profissional 2. Autoconfiança 3. Eficácia pessoal (ímpeto + energia) 4. Integridade (a qualidade que engendra a confiança) 5. Independência (capacidade de formar suas próprias opiniões com discernimento) 6. Competência intelectual Regras de Ouro

29 9.Bom discernimento (capacidade de aplicar o bom senso sempre)
O consultor JUNIP 9.Bom discernimento (capacidade de aplicar o bom senso sempre) 10.Habilidade analítica (capacidade de simplificar a complexidade do problema) 11.Imaginação criativa Regras de Ouro

30 2 12. Perícia em relações interpessoais:
O consultor JUNIP Perícia em relações interpessoais: orientação para o aspecto humano dos problemas b) habilidade para ganhar a confiança e o respeito c) habilidade para conquistar a colaboração do cliente d) habilidade em transferir conhecimento Regras de Ouro

31 13.Habilidade em comunicação e persuasão, acima da média: a) oral
O consultor JUNIP 13.Habilidade em comunicação e persuasão, acima da média: a) oral b) escrita c) gráfica 14.Maturidade psicológica (controle emocional e uso da razão) Regras de Ouro

32 JUNIP BRASÍLIA Instalações: bloco I (Colégio Objetivo)
Professor: Gilberto Formação da Gerência Regional Edital de seleção para consultores

33 JUNIP BRASÍLIA REQUISITOS Estar matriculado (ativo) na UNIP
Em dia com Secretaria, Biblioteca, Tesouraria, Coordenação Geral Não ter dependências (DP) Disponibilidade mínima de 4hs/dia Bom desempenho acadêmico

34 JUNIP BRASÍLIA PROCESSO SELETIVO 1ª FASE 2ª FASE 3ª FASE Incrição
Análise do histórico escolar Análise do CV 2ª FASE Teste: redação 3ª FASE Entrevista

35 Prof Carlos Fernandes

36 Ao futuro!!


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