A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No."— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo

2 O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No Brasil: sinônimo de empresário, deve possuir auto-suficiência.

3 Habilidades e competências do empreendedor Inovador Criativo Ousado Otimista Persistente Perfil de liderança Capacidade de trabalho em equipe Flexibilidade Domínio de planejamento e rotinas administrativo-financeiras

4 Um conceito Um empreendedor deve encontrar, avaliar e desenvolver uma oportunidade superando forças que resistem à criação de algo novo. Hisrich & Peters, 2004.

5 Condições para empreender um negócio Aprender com um mentor. Experiência prévia em uma organização.

6 Processo de empreender Identificação e avaliação de oportunidade. Desenvolvimento do plano de negócio. Determinação de recursos necessários. Administração da empresa resultante.

7 Dimensões que determinam a tomada de decisão EmpreendedoraAdministrativa Orientação estratégica Orientado pela oportunidade.Impulsionado por recursos existentes e controlados. Comprometimento com a oportunidade Curta duração.Longa duração. Comprometimento com recursos Vários períodos com recursos externos; pressão por alcance metas ousadas. Redução de risco pessoal; recompensa pela boa administração. Controle de recursos Limitação de recursos, risco de obsolescência geram flexibilidade e previsão de riscos. Recompensa pelo controle de recursos. Estrutura administrativa Redes informais.Hierarquia formalizada.

8 Intra-empreendedorismo ou Empreendedorismo Corporativo Conceito: resposta das organizações às limitações ao espírito criativo e inovador imposta pela burocracia e] pela ênfase nos lucros. Origem: Aumento da competitividade em diferentes setores. Demanda por novos produtos e serviços.

9 Culturas Tradicional Natureza hierárquica Linhas de autoridade e responsabilidade Mecanismos de controle Empreendedora Estrutura horizontal Redes, equipes de trabalho e mentores Atmosfera de confiança e discussão

10 Aspectos culturais que favorecem o intra-empreendedorismo Descentralização. Competição. Busca por inovação. Alocação interna de capitais.

11 Intraempreendedorismo Equipes formalmente constituídas para conduzir um projeto. Tomadores de risco não são punidos por falhas. Recompensados por resultados. Spin-off Nova empresa. Divisão ou negócio independente que complementam negócio da empresa-mãe. Novo concorrente.

12 EMPREENDEDORISMO Empreendedor independente Empreendedor corporativo Renovação Estratégica Inovação Corporate Venturing (desenvolvimento de novos negócios) Corporate Venturing Interno (área já existente na empresa) Corporate Venturing Externo (aquisições) Empreendedorismo corporativo Fonte: SEIFFERT, 2005:22.

13 Corporate venturing ou Desenvolvimento de novos negócios Produtos AtuaisNovos Produtos Mercados Atuais Penetração de mercado Desenvolvimento de produto (corporate venturing interno) Novos Mercados Desenvolvimento de mercado Diversificação (corporate venturing externo) Fonte: Ansoff apud Aacker, 1984.

14 Credicard Histórico Associação entre Citibank, Banco Itaú e Unibanco origina Credicard – Modernização tecnológica para atendimento à distância (correio e tel) – Associação com exclusividade à Visa International – Aquisição de franquia da bandeira Diners Club no Brasil – Associação com a MarterCard International e parcerias com bancos – Primeira a lançar cartões com validade internacional.

15 Histórico 1996 – Única administradora a utilizar bandeiras MasterCard, Diners e Visa – Inauguração do Credicard Hall – Criação da empresa Redecard e da primeira bandeira de crédito totalmente brasileira, a Redeshop – Lançamento do primeiro cartão de crédito pré-pago, Credicard One (adolescentes) 2003 – Criação de serviços e produtos vinculados ao cartão como Pague Contas e parcelamento de fatura – Lançamento do Credicard Brasil (baixa renda) – Crédito Pessoal Credicard, serviço pioneiro no mercado nacional de cartões. Credicard

16 Elementos de intra-empreendedorismo 1. Programas estratégicos: preservar e aperfeiçoar relacionamentos. Comunicação. Recursos Humanos – Reconhecimento e Recompensa; Treinamento e Desenvolvimento; Desenvolvimento de Equipes. 2. Equipes multifuncionais. 3. Autonomia para mudança de funções: fugir de células rígidas. 4. Permeabilidade entre áreas: novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

17 Resultados Geração de valor alinhado às estratégias da empresa. Melhoria do clima organizacional. Incorporação de uma cultura de inovação permanente. Alto índice de satisfação entre clientes: 85%.

18 Atividade em grupo Identifique as principais características das empresas analisadas com base nos itens de empreendedorismo/ inovação e empreendedorismo interno existentes no estudo de caso para exposição aos demais grupos. A partir da apresentação identifique os pontos em comum entre os casos estudados.

19 Empresas Itens CredicardSuzanoTupy Inovação e empreendedorismo Inovação como estratégia para manutenção da liderança. Spin-offs. Crescimento e consolidação possível após inovação: novos produtos (eucalipto) e diversificação (petroquímica) Criação da empresa vinculada à inovação. Inovação possível com centro de pesquisa e escola técnica. Empreendedorismo interno Estimulado por meio de T&D, estrutura flexível, trabalho em equipe. Possibilitou integração cultural por meio de programas participativos. Possibilitou a recuperação da empresa. Utilizou de gestão participativa para envolvimento dos funcionários.

20 Pontos em comum Papel relevante da inovação Empreendedorismo interno como fator de progresso e reversão de problemas. Estímulo ao empreendedorismo interno por meio de T&D, gestão participativa, trabalho em equipe.


Carregar ppt "Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google