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UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.

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Apresentação em tema: "UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante."— Transcrição da apresentação:

1 UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2007 Apresentador(a): Prof. Denise Saad/Carlos Blaya CCSH MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Multidisciplinar  Maioria dos professores com doutorado no exterior  Mestrandos já inseridos no mercado de trabalho  Experiência profissional

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Falta de recursos e bolsas  Infra-estrutura inexistente  Poucos professores pesquisadores CNPq  Número restrito de professores  Bibliografia limitada

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Obter algum recurso junto ao CCSH PoucaDificuldade de implantar um novo índice -1 SecretáriaPoucaFalta de funcionários Problemas na nomeação de novos funcionários 2 Criação do Mestrado Acadêmico BoaFalta de produção Avaliação da Capes 3 Sala de alunosPoucaFalta de Espaço físico Dificuldade de obtenção de recursos 4 Criação de Laboratórios PoucaFalta de equipamentos e espaço físico Dificuldade de obtenção de recursos 5

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento do número de professores BoaDificuldade de liberação junto aos departamentos -1 Maior número de pesquisadores DifícilPouca produção Dificuldade de publicação 2 Aprovação de projetos BoaPouca produção Elevada concorrência 3 Pos-doutoramento dos Professores BoaNão liberação pelos Departamentos Falta de bolsas4 DP - 2007200820092010 11 13

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar o numero de professores pesquisadores BoaPouca produção Elevado número de horas/aula na graduação Dificuldade de periódicos para publicação 1 Aumentar o número de projetos financiados BoaProblemas de infra-estrutura Falta de apoio interno Dificuldade de editais 2 2007200820092010 201325 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incrementar a publicação em periódicos Qualis A nacionais BoaFalta de produção Dificuldade da existência de periódicos na área 1 Incrementar a publicação em periódicos Qualis A internacionais PoucaProblemas de língua Dificuldade de aceitação 2 2007200820092010 343 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 201825  Número de titulados em cada ano 18-- DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Atingir 100% de formação no período de no máximo 24 meses Excelente--1 Reduzir o período de 24 meses para 20 meses Boa-Dificuldade do discente 2

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos18 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 25% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 10% Demais destinos relevantes dos egressosAtuação profissional na sua área de formação

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Pontos positivos:  Troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas;  Aulas somente nas sextas e sábados  Modulação das aulas Pontos Negativos  Falta de recursos e bolsas  Solicitação de secretária  Dificuldade de acesso a doutoramento

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilida de Ameaças internas Ameaças externas Priorid ade 1 a 5 Sala de alunos PoucaFalta espaço Físico Escassez de recursos 1 Laboratórios (manutenção, ampliação e criação) PoucaFalta de espaço físico Falta de recursos 2 Criação de Espaço Físico Adequado BoaLiberação de área Não obtenção de recursos 3

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter a boa inserção Muito boa--1 Ampliar a inserção no Mercosul BoaDificuldade de trazer alunos para trabalhar em projetos Falta de bolsa2

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Obtenção de recursos e bolsas  Secretária  Aumentar o numero de bolsistas CNPq  Espaço físico para alunos  Criação de mestrado acadêmico para criação de futuro doutorado  Construção de espaço físico adequado PRINCIPAIS METAS

14 UFSM


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