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Engenharia de Produção

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Apresentação em tema: "Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Produção
AULA 2 Engenharia da Qualidade I CURSO DE FÉRIAS Janeiro de Prof. Kléber Barros

2 Relembrando... O conceito de qualidade mudou ao longo do século XX
Com o passar do tempo: Saturação de produtos do mercado Competitividade entre as empresa Globalização econômica início da era industrial atualmente Qualidade = conferir o trabalho realizado pelos artesãos Qualidade é regida pelo cliente

3 Resumo da evolução da qualidade
Era da inspeção - Produtos são verificados um a um. - Cliente participa da inspeção. - Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade. Era do controle estatístico - Produtos são verificados por amostragem. - Departamento especializado faz controle de qualidade. - Ênfase na localização de defeitos. Era da qualidade total - Processo produtivo é controlado. - Toda a empresa é responsável. - Ênfase na prevenção de defeitos. - Qualidade assegurada; sistema de administração de qualidade.

4 Evolução da qualidade

5 Qualidade de acordo com:
Crosby, (1986) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." Segundo essa definição: As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.

6 Qualidade de acordo com:
Deming, (1993) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Dificuldades: constante renovação das necessidades do usuário definição de características mensuráveis que contemplem essas mudanças

7 Qualidade de acordo com:
Ishikawa, (1993) "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor." Qualidade está relacionada com a satisfação das necessidades dos clientes. Ou seja, o produto deve estar de acordo com suas expectativas, e em conformidade às suas especificações

8 Conceituação Predominante
Qualidade é Satisfação dos clientes como se chega a Satisfação do cliente Atendendo (e superando) suas expectativas Presença de atributos nos produtos e ausência de defeitos

9 Benefícios decorrentes da qualidade
Menor número de reclamações de consumidores Economia em uso de material Maior interesse nas atividades Motivação para melhorar o trabalho Otimização do tempo nas realizações das tarefas

10 Benefícios decorrentes da qualidade
Redução do custo de cada unidade Redução nas perdas de refugos Redução nos prazos de entrega Redução na inspeção Redução dos gargalos de produção Melhoria no moral dos empregados Aumento do prestígio na empresa

11 Perspectiva Estratégica da Qualidade
Os conceitos de Qualidade sofrem mudanças ao longo do tempo. De simples conjunto de ações operacionais, centradas e localizadas em pequenas melhorias em processos e produtos, a qualidade passou a ser vista como elemento fundamental do gerenciamento das organizações, tornando-se fator crítico para sobrevivência das organizações.

12 O termo “estratégico” significa adoção de posturas e atitudes na empresa, com vistas na sua sobrevivência, a partir da análise de cenários amplos, que vão além da organização e contemplam toda área externa em que ela atua, que podem envolver fornecedores, clientes, mercados, concorrentes, etc.

13 A perspectiva estratégica da qualidade, trata-se da colocação da qualidade em um contexto mais amplo, em geral a longo prazo, em que a qualidade não é vista de forma isolada, mas inserida em um modelo em que consideram os aspectos essenciais da sobrevivência da organização e de como a qualidade os afeta e é por eles influenciada.

14 Perspectiva Estratégica da Qualidade significa:
Considerar a qualidade como fator de sobrevivência para as organizações; Elevar a qualidade à categoria de diferencial competitivo das organizações – seja em termos de produtos, serviços, métodos de trabalho, processo produtivo, etc;

15 Tomar decisões acerca da qualidade, tendo em vista um cenário amplo de implicações, insumos e resultados; Adotar uma visão de futuro sobre a questão, considerando cenários prováveis para a organização, para o mercado e para a sociedade como um todo;

16 PRÍNCÍPIOS PARA ENCARAR A QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA DAS EMPRESAS
A qualidade se produz por processo de evolução (alteração dos valores, de pessoas e organizações) e não por simples mecanismos de implantação prática; O Conceito de qualidade muda com o tempo. É fundamental não apenas monitorar essa mudança, mas colocar-se à frente dela. A qualidade é gerada a partir de conceitos de filosofias, ou seja, da compreensão de que ela é um valor estratégico. A qualidade depende de um processo planejado. Raramente ela surge naturalmente. A avaliação da qualidade é feita continuamente.

17 A qualidade deve ser gerenciada no dia-a-dia, sempre tendo em vista o planejamento global da organização. A qualidade deve ter objetivo a longo prazo, ancorados em metas de médio prazo e em resultados práticos; A qualidade deve gerar benefícios de curto prazo. São eles que garantem a motivação para que sejam obtidos os resultados de longo prazo. A qualidade deve proporcionar ganhos pessoais de forma que possam se transformar em ganhos organizacionais; A qualidade costuma custar caro. Mas seu retorno é altamente vantajoso. A qualidade requer contribuições de todas as partes da organização, sejam elas críticas ou não.

18 A qualidade é o exercício do ÓBVIO.
A qualidade exige uma visão de conjunto. A qualidade se baseia mais na experiência prática do que na teoria; A qualidade dispensa abordagens indutivas e se ampara na descrição de experiências - sejam elas bem ou mal sucedidas. Qualidade é uma questão de cultura. Ou seja: será alcançada se as pessoas entenderem que ela é um valor estratégico. Resumindo: A qualidade é o exercício do ÓBVIO.

19 O que é QUALIDADE TOTAL ? forma de gerenciamento que visa:
melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional Possibilitar o alcance de vantagens competitivas Auxiliar na sobrevivência das empresas De que maneira: Com o aumento da qualidade produtos/serviços Com o crescimento da satisfação dos clientes Viabilizando maior lucro e participação nos mercados

20 TQC / TQM O termo Gestão da Qualidade Total – TQM (total quality management) refere-se a uma busca pela qualidade, que deve envolver todos na organização. Fundamenta-se em dois objetivos-chave: melhoria contínua e satisfação do cliente final.

21 TQC / TQM Década de 50: surgiu no Japão o movimento do TQC
adotaram, desenvolveram e adaptaram as metodologias que os americanos trouxeram desenvolveram abordagens adaptadas à sua própria cultura. enfatizaram educação em massa, o uso de ferramentas simples e o trabalho em equipe A maior contribuição veio de Deming, Juran e Ishikawa. Deming utilizou métodos estatísticos de maneira sistemática.

22 TQC / TQM Juran mão de obra não era suficiente no controle da qualidade 85% de qualidade é de responsabilidade da administração. Ishikawa enfoque na participação de todos os membros da empresa para obtenção da qualidade.

23 TQC / TQM Na década de 60, o TQC - Total Quality Control Japonês se destacava da prática ocidental nos seguintes aspectos: ser conduzido por toda a empresa e com envolvimento de todos os empregados a educação e treinamento em qualidade os Círculos de Controle da Qualidade as auditorias em Controle da Qualidade: Prêmio Deming as campanhas nacionais de promoção da qualidade

24 Princípios do TQC Japonês
Qualidade em primeiro lugar. Satisfação total do cliente; Market-in. Orientação pelo cliente; Gerenciamento com base em fatos. Abordagem científica; Controle de processo. O processo deve ser gerenciado e controlado. (Quando o mau resultado ocorre a ação é tardia);

25 Princípios do TQC Japonês
Qualidade é determinada durante os processos de marketing, P&D, engenharia do produto e processo; Atenção prioritária aos problemas mais críticos; Ação preventiva para prevenir problemas recorrentes (o mesmo problema pela mesma causa); Gerenciamento participativo. Respeito pelo trabalhador. Envolvimento total; Comprometimento da alta gerência.

26 TQC / TQM Entre os anos 50 e 70 A partir da década de 80,
práticas da qualidade nos USA mantiveram-se inalteradas; ocorreu a perda de competitividade para a industria Japonesa; A partir da década de 80, surge no ocidente o movimento de gestão pela qualidade total – TQM - Total Quality Management

27 Tendências da Gestão da Qualidade
Qualidade Total assume novas roupagens. Ex: Programas Seis Sigma Fortalecimento da cultura e práticas de melhoria contínua Benchmarking, ISO 9000/2000, etc Integração da gestão da qualidade com outras abordagens (gestão do conhecimento, gestão dos recursos humanos, etc)

28 A abordagem TQM necessita do esforço de todos na organização o que inclui a alta administração. Pode ser descrita da seguinte forma: Identificar aquilo que os clientes querem, por meio de alguma técnica que integra a voz do consumidor no processo de tomada de decisão, incluindo tanto o cliente interno (a próxima pessoa no processo) quanto o cliente externo (cliente final).

29 Projetar o produto ou serviço de forma a atender (ou exceder) aquilo que os clientes querem. O produto deve ser de fácil utilização e de fácil fabricação. Determinar de antemão onde os erros tendem a ocorrer nos processos, procurando evitar que ocorram. Procura-se “fazer o certo logo da primeira vez”. Se um erro ocorrer, devemos descobrir o motivo de sua ocorrência. Ter como meta processos “à prova de erros”.

30 Utilizar os resultados obtidos para guiar a melhoria do sistema.
Estender esses conceitos para fornecedores e distribuidores.

31 TQC / TQM Outros elementos importantes do TQM
Melhoria contínua: é a filosofia que busca aperfeiçoar todos os fatores relacionados com o processo de contínua conversão de inputs em outputs. Abrange métodos, materiais, equipamentos e pessoas. O êxito da abordagem japonesa da melhoria contínua (kaizen) levou outras empresas a reexaminarem suas abordagens usuais.

32 Benchmarking: envolve, por parte de uma empresa, a identificação das organizações que têm mais competência em determinada área e o estudo de como elas obtém essa competência. Empowerment do funcionário: ao dar ao funcionário a responsabilidade para aperfeiçoar os processos, lhe é conferida autoridade para fazer as mudanças necessárias para a realização das melhorias.

33 Abordagem de equipes: a formação de equipes para a solução de problemas gera sinergia no grupo, maior envolvimento com o trabalho e estimula o espírito de cooperação e o compartilhamento de valores entre os funcionários. Decisões baseadas em fatos, em vez de opiniões: coleta e análise de dados são a base para a tomada de decisões.

34 Conhecimento de ferramentas: treinamento de funcionários e gerentes em ferramentas da qualidade.
Qualidade do fornecedor: os fornecedores devem ser incluídos no esforço de melhoria da qualidade, a fim de que possam fornecer com qualidade e pontualidade. Cada trabalhador passa a ser um inspetor de qualidade em sua própria atividade. Ao passar seu trabalho para o próximo cliente no processo ele está “certificando” que o trabalho atende aos padrões de qualidade estabelecidos.

35 QUESTÕES (0,2 cada) 1- Escolha uma organização que você conhece bem e classifique em qual das eras da qualidade ela melhor se caracteriza. 2- Por que atualmente se confere importância à qualidade em termos mais estratégicos do que táticos ou operacionais para as organizações?


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