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Avaliações subjetivas

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Apresentação em tema: "Avaliações subjetivas"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliações subjetivas
Camila B. Papini Medidas e Avaliação em EF ASSER- Rio Claro

2 O que podemos avaliar?? Qualidade de vida Percepção de Dor
Imagem corporal Domínio afetivo comportamentos, atitudes, valores Domínio cognitivo interpretação, conhecimento, etc

3 Qualidade de Vida Qualidade de Vida Pentáculo do bem-estar
SF- 36 (Short Form)

4 Pentáculo do Bem- Estar
Nutrição Estresse Atividade física Relacionamentos Comportamento preventivo

5 Perfil do estilo de vida individual
Derivado do modelo do Pentáculo do bem-estar (5 aspectos fundamentais do estilo de vida) 15 questões – escalas de 0 a 3 Quanto mais colorido, mais adequado está o estilo de vida da pessoa (NAHAS, 2001)

6

7

8 Pentáculo do bem- estar
0 = NUNCA – absolutamente não faz parte do seu estilo de vida 1 = ÀS VEZES – às vezes corresponde ao seu comportamento 2 = QUASE SEMPRE – quase sempre verdadeiro 3 = SEMPRE – é a completa realização do comportamento realizado

9 Nutrição A = ingestão de pelo menos 5 porções de frutas e verduras diariamente. B = evita a ingestão de alimentos gordurosos. C = faz 4 ou 5 refeições variadas ao dia incluindo café da manhã completo.

10 Atividade Física D = realiza ao menos 30 minutos de AF (modera/intensa) de forma contínua ou acumulada, 5 ou mais vezes na semana. E = ao menos 2 vezes na semana realiza exercícios que envolvam força e alongamento muscular. F = no dia a dia caminha ou pedala como forma de transporte e, preferencialmente utiliza escada ao invés de elevador.

11 Comportamento Preventivo
G = tem conhecimento da pressão arterial e dos níveis de colesterol e procura controlá-los. H = não fuma e ingere álcool com moderação. I = sempre utiliza cinto de segurança, respeita as normas de trânsito, nunca ingere álcool se vai dirigir.

12 Relacionamento social
J = procura cultivar amigos e está satisfeito com seus relacionamentos. K = no lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo, participação em associações. L = procura ser ativo na comunidade, sentindo-se útil no ambiente social.

13 Controle do estresse M = reserva ao menos 5 minutos diariamente para relaxar. N = mantém uma discussão sem se alterar mesmo quando contrariado. O = equilibra o tempo dedicado ao trabalho com o tempo dedicado ao lazer.

14 SF- 36 Questionário formado por 36 itens Engloba 8 componentes
(CICONELLI et al., 1999)

15 Componentes do SF-36 Aptidão Funcional Aspecto Físico Dor Saúde Geral
Mental Aspecto Emocional Função Social Vitalidade Componente Físico Mental

16 SF- 36 Apresenta um escore final de 0 a 100 Escore total de QdV
Escore para cada componente Traduzido para língua portuguesa e validado num estudo realizado por Ciconelli et. al em pacientes de artrite reumatóide.

17 Domínio Afetivo

18 Introdução Domínio afetivo diz respeito a atitudes, valores, interesses e comportamentos pessoais e sociais Objetivos afetivos estão incorporados na E.F., porém pouco avaliados: liderança, espírito esportivo, satisfação do cliente, saúde emocional

19 Domínio afetivo: avaliar ou não avaliar?
ênfase é motor outras disciplinas fazem instrumentos de avaliação são questionáveis Sim aprendizado emocional que ocorre com a experiência motora (positiva ou negativa) é relevante

20 Domínio Afetivo Aceitação Interesse Cooperação Atitude Vontade
Satisfação Valorização Preferência Convicção Organização Sistema de valores Interesse Atitude Espírito esportivo Liderança Desenvolvimento social Personalidade

21 Tipos de avaliação Grupo Individual interesse ou preferências
classificação determinar necessidades pesquisa Individual rejeição auto-estima imagem corporal ansiedade distúrbios emocionais liderança

22 Avaliação do domínio afetivo x demais domínios
Resposta correta é relativa Sensível à situação Antecedentes culturais Situação de avaliação provoca mudanças Instabilidade Viés do observador/avaliador

23 Dificuldades Trapaça: Auto-decepção Semântica = significado Critério
resposta socialmente aceita: anonimato Auto-decepção conflito entre o que quer ser e o que é Semântica = significado ex: frequente, raras, muitas, quase sempre Critério dificuldade de instrumento critério

24 Escalas Likert Diferença semântica Escala de classificação
listagem de categorias, critérios

25 Avaliação da Imagem Corporal

26 Conceitos Pensamentos, sentimentos e percepções acerca do próprio corpo Importância: Imagem corporal influencia a aderência à atividade física

27 Formas de avaliação: Perceptivas:
Estimativas do tamanho do corpo Silhueta Comparar a imagem percebida com a ideal: discrepância

28 Silhuetas corporais Idealizado: Figura ideal Pensado:
Figura que corresponde à imagem que você tem de si mesmo Sentido: Como você sente na maior parte do tempo Stunkard et al, 1980

29 Silhuetas corporais divididas

30 Formas de avaliação: atitude
Catarse corporal: 46 partes do corpo 1: deseja fortemente que uma mudança possa de alguma forma ser feita 2: não gosta, mas pode conviver com isso 3: não tem sentimento específico a favor ou contra 4: está satisfeito 5: considera a si mesmo um felizardo

31 Domínio Cognitivo

32 Categorias cognitivas
Conhecimento: lembrar Compreensão: entendimento Aplicação: uso em situações reais Análise: dividir em partes relacionando-as Síntese: união de partes Avaliação: julgamento

33 Classificação dos testes
Questões abertas Questões fechadas Questões semi-objetivas Respostas curtas Questões de conclusão Matemáticas Questões objetivas Falso/verdadeiro Combinação Múltipla escolha


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