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Avaliações subjetivas
Camila B. Papini Medidas e Avaliação em EF ASSER- Rio Claro
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O que podemos avaliar?? Qualidade de vida Percepção de Dor
Imagem corporal Domínio afetivo comportamentos, atitudes, valores Domínio cognitivo interpretação, conhecimento, etc
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Qualidade de Vida Qualidade de Vida Pentáculo do bem-estar
SF- 36 (Short Form)
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Pentáculo do Bem- Estar
Nutrição Estresse Atividade física Relacionamentos Comportamento preventivo
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Perfil do estilo de vida individual
Derivado do modelo do Pentáculo do bem-estar (5 aspectos fundamentais do estilo de vida) 15 questões – escalas de 0 a 3 Quanto mais colorido, mais adequado está o estilo de vida da pessoa (NAHAS, 2001)
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Pentáculo do bem- estar
0 = NUNCA – absolutamente não faz parte do seu estilo de vida 1 = ÀS VEZES – às vezes corresponde ao seu comportamento 2 = QUASE SEMPRE – quase sempre verdadeiro 3 = SEMPRE – é a completa realização do comportamento realizado
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Nutrição A = ingestão de pelo menos 5 porções de frutas e verduras diariamente. B = evita a ingestão de alimentos gordurosos. C = faz 4 ou 5 refeições variadas ao dia incluindo café da manhã completo.
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Atividade Física D = realiza ao menos 30 minutos de AF (modera/intensa) de forma contínua ou acumulada, 5 ou mais vezes na semana. E = ao menos 2 vezes na semana realiza exercícios que envolvam força e alongamento muscular. F = no dia a dia caminha ou pedala como forma de transporte e, preferencialmente utiliza escada ao invés de elevador.
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Comportamento Preventivo
G = tem conhecimento da pressão arterial e dos níveis de colesterol e procura controlá-los. H = não fuma e ingere álcool com moderação. I = sempre utiliza cinto de segurança, respeita as normas de trânsito, nunca ingere álcool se vai dirigir.
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Relacionamento social
J = procura cultivar amigos e está satisfeito com seus relacionamentos. K = no lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo, participação em associações. L = procura ser ativo na comunidade, sentindo-se útil no ambiente social.
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Controle do estresse M = reserva ao menos 5 minutos diariamente para relaxar. N = mantém uma discussão sem se alterar mesmo quando contrariado. O = equilibra o tempo dedicado ao trabalho com o tempo dedicado ao lazer.
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SF- 36 Questionário formado por 36 itens Engloba 8 componentes
(CICONELLI et al., 1999)
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Componentes do SF-36 Aptidão Funcional Aspecto Físico Dor Saúde Geral
Mental Aspecto Emocional Função Social Vitalidade Componente Físico Mental
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SF- 36 Apresenta um escore final de 0 a 100 Escore total de QdV
Escore para cada componente Traduzido para língua portuguesa e validado num estudo realizado por Ciconelli et. al em pacientes de artrite reumatóide.
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Domínio Afetivo
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Introdução Domínio afetivo diz respeito a atitudes, valores, interesses e comportamentos pessoais e sociais Objetivos afetivos estão incorporados na E.F., porém pouco avaliados: liderança, espírito esportivo, satisfação do cliente, saúde emocional
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Domínio afetivo: avaliar ou não avaliar?
ênfase é motor outras disciplinas fazem instrumentos de avaliação são questionáveis Sim aprendizado emocional que ocorre com a experiência motora (positiva ou negativa) é relevante
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Domínio Afetivo Aceitação Interesse Cooperação Atitude Vontade
Satisfação Valorização Preferência Convicção Organização Sistema de valores Interesse Atitude Espírito esportivo Liderança Desenvolvimento social Personalidade
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Tipos de avaliação Grupo Individual interesse ou preferências
classificação determinar necessidades pesquisa Individual rejeição auto-estima imagem corporal ansiedade distúrbios emocionais liderança
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Avaliação do domínio afetivo x demais domínios
Resposta correta é relativa Sensível à situação Antecedentes culturais Situação de avaliação provoca mudanças Instabilidade Viés do observador/avaliador
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Dificuldades Trapaça: Auto-decepção Semântica = significado Critério
resposta socialmente aceita: anonimato Auto-decepção conflito entre o que quer ser e o que é Semântica = significado ex: frequente, raras, muitas, quase sempre Critério dificuldade de instrumento critério
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Escalas Likert Diferença semântica Escala de classificação
listagem de categorias, critérios
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Avaliação da Imagem Corporal
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Conceitos Pensamentos, sentimentos e percepções acerca do próprio corpo Importância: Imagem corporal influencia a aderência à atividade física
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Formas de avaliação: Perceptivas:
Estimativas do tamanho do corpo Silhueta Comparar a imagem percebida com a ideal: discrepância
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Silhuetas corporais Idealizado: Figura ideal Pensado:
Figura que corresponde à imagem que você tem de si mesmo Sentido: Como você sente na maior parte do tempo Stunkard et al, 1980
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Silhuetas corporais divididas
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Formas de avaliação: atitude
Catarse corporal: 46 partes do corpo 1: deseja fortemente que uma mudança possa de alguma forma ser feita 2: não gosta, mas pode conviver com isso 3: não tem sentimento específico a favor ou contra 4: está satisfeito 5: considera a si mesmo um felizardo
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Domínio Cognitivo
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Categorias cognitivas
Conhecimento: lembrar Compreensão: entendimento Aplicação: uso em situações reais Análise: dividir em partes relacionando-as Síntese: união de partes Avaliação: julgamento
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Classificação dos testes
Questões abertas Questões fechadas Questões semi-objetivas Respostas curtas Questões de conclusão Matemáticas Questões objetivas Falso/verdadeiro Combinação Múltipla escolha
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