A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRESCIMENTO / DESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRESCIMENTO / DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 CRESCIMENTO / DESENVOLVIMENTO
INTERAÇÃO : HERANÇA SISTEMA NEUROENDÓCRINO AMBIENTE

2 HERANÇA - SISTEMA NEUROENDÓCRINO - AMBIENTE (INTERAGINDO)
A INTERFERÊNCIA GENÉTICA NO RITMO DE CRESCIMENTO É VERIFICADA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA, ENTRETANTO, DO NASCIMENTO AOS 10 ANOS, O CRESCIMENTO REFLETE, PRINCIPALMENTE, OS CUIDADOS DE SAÚDE, NUTRIÇÃO E ESTIMULAÇÃO PSICO-SOCIAL. AMBIENTE FATORES QUE FAVORECEM O CRESCIMENTO: ATIVIDADE FÍSICA, ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, INTEGRAÇÃO FAMILIAR, SUPORTE EMOCIONAL, ACESSO AO SISTEMA DE SAÚDE, ENTRE OUTRAS NECESSIDADES BÁSICAS. FATORES QUE PREJUDICAM O CRESCIMENTO: INFECÇÕES CONGÊNITAS E AS SÍNDROMES, FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS E FAMILIARES, ENTRE OUTROS.

3

4 HERANÇA - SISTEMA NEUROENDÓCRINO - AMBIENTE (INTERAGINDO)
MECANISMO NEUROENDÓCRINO: HIPOTÁLAMO: CENTRO REGULADOR – CONTROLA - SECREÇÃO DOS HORMÔNIOS HIPOFISÁRIOS RELACIONADOS AO METABOLISMO EM GERAL E AO CRESCIMENTO: HORMÔNIO DE CRESCIMENTO HORMÔNIO CORTICOTRÓFICO (HGH) – UM DOS PRINCIPAIS (ACTH) – OU CORTICOTROFINA - RESPONSÁVEIS PELO CRESCIMENTO QUE REGULA, ENTRE OUTRS COISAS A LINEAR, EMBORA SUA ATUAÇÃO AO FUNÇÃO SUPRA-RENAL, AS NÍVEL DE CARTILAGENS DE GONADOTROFINAS HIPOFISÁRIAS (LH e FSH) CRESCIMENTO DOS OSSOS LONGOS E A SINTESE DE HORMÔNIOS GONADAIS SE REALIZE ATRAVÉS DAS SOMATOMEDINAS (ESTRADIOL E TESTOSTERONA) - IGFI E IGFII (FATORES DE CRESCIMENTO), RESPONSÁVEIS PELO CRESCIMENTO POLIPEPTÍDEOS HEPÁTICOS PUBERAL. HORMÔNIO TIREOTRÓFICO (TSH) – TIREOTROFINA TEM AÇÃO SINCRONIZADA COM OS HORMÔNIOS TIREOIDEANOS (T3, T4 E TSH), OS QUAIS PARTICIPAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE CRESCIMENTO FÍSICO E DESENVOLVIMENTO CEREBRAL PRÉ E PÓS-NATAL. INFÂNCIA ADOLESCÊNCIA

5 CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
AUMENTO DE PROPORÇÕES CORPORAIS (PESO, ALTURA E AUMENTO DE VÍSCERAS) DIFERENCIAÇÃO CELULAR DESENVOLVIMENTO AQUISIÇÃO DE HABILIDADES NEUROPSICO-MOTORAS QUE DEPENDEM DA INTEGRIDADE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, SISTEMA NEURO-MUSCULAR E ESTIMULAÇÃO PSICOSSOCIAL.

6 INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
PERÍODOS MARCADOS POR INTENSO PROCESSO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOSSOCIAL QUE POSSIBILITEM AQUISIÇÃO DE FUNÇÕES MOTORAS, INTELECTUAIS E SENSORIAIS.

7 FASES DISTINTAS DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
DADOS FUNDAMENTAIS:

8 PERÍODO NEONATAL PRIMEIROS 28 DIAS DE VIDA / FASE DE ADAPTABILIDADE
PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS ADEQUADOS: PESO > OU = A 3000g/ Obs.: < 2.500g (prematuridade e/ou déficit de crescimento intra-uterino) COMPRIMENTO DE 48 A 52cm PERÍMETRO CEFÁLICO DE 34 A 36cm PERÍMETRO TORÁCICO DE 32 A 34cm ACRÉSCIMO NO FINAL DO 1º MES: 700 A 1200g /4cm ATIVIDADE MOTORA REFLÉXICA / REFLEXOS ARCÁICOS PRESENTES MATURIDADE AUDITIVA + IMATURIDADE VISUAL

9 PERÍODO LACTENTE (1ª INFÂNCIA)
COMPREENDE DOS 29 DIAS ATÉ O SEGUNDO ANO DE VIDA MARCADA POR INTENSA ACELERAÇÃO DAS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS (PESO E COMPRIMENTO) ASSIM COMO DAS AQUISIÇÕES MOTORAS,COGNITIVAS E SÓCIO-ADAPTATIVAS, DECORRENTES: DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO + DOS CUIDADOS DE SAÚDE E NUTRIÇÃO + DA ESTIMULAÇÃO PSICOSSOCIAL (VÍNCULO AFETIVO). NESTA FASE PODEMOS OBSERVAR : PESO - DUPLICA DO NASCIMENTO AOS 5 MESES TRIPLICA AOS 12 MESES QUADRIPLICA AOS 24 MESES (2 ANOS) COMPRIMENTO - AUMENTA 15cm NO 1º SEMESTRE MAIS 10cm no 2º SEMESTRE MAIS 10 CMS ATÉ O FINAL DO 2º ANO PERÍMETRO CEFÁLICO - AUMENTA 10cm ATÉ OS 2 ANOS E MAIS 10cm NOS ANOS SEGUINTES. NESTA FASE TAMBÉM AS FUNÇÕES MOTORA, COGNITIVA E INTELECTUAL PROGRIDEM,COM O PROCESSO DE MIELINIZAÇÃO: SUSTENTANDO A CABEÇA E SORRINDO AOS 2 MESES; PEGANDO OBJETOS À FRENTE AOS 4 MESES; SENTANDO COM APOIO AOS 7 MESES; ENGATINHANDO E FICANDO EM PÉ AOS 9 MESES; FALANDO E CONHECENDO BEM A FAMÍLIA APÓS OS 9 MESES SEGUNDO PIAGET - DO NASCIMENTO AOS 2 ANOS DE VIDA, O DESESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E PSICOSSOCIAL CORRESPONDE AO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR (EXPLORAÇÃO DE SI E DO MUNDO)

10 PERÍODO DA 2ª INFÂNCIA ABRANGE OS PERÍODOS PRÉ-ESCOLAR (DOS 2 AOS 5 ANOS) E ESCOLAR (DOS 6 AOS 9 ANOS) PERÍODO DE INTENSO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO E MOTOR QUE PERMITEM A EVOLUÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA E COGNITIVA DA CRIANÇA. PRINCIPAL CARACTERÍSTICA: O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E O INÍCIO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESTA FASE PODEMOS OBSERVAR QUE O PADRÃO ANTROPOMÉTRICO REVELA COMUMENTE: GANHO PONDERAL DE 2 A 4kg POR ANO ACRÉSCIMO ESTATURAL DE 6 A 7cm POR ANO COM A VELOCIDADE DE CRESCIMENTO ALTURA MAIOR DO QUE O INCREMENTO DO PESO ASPECTO DE EMAGRECIMENTO. SEGUNDO PIAGET: NO PERÍODO PRE-ESCOLAR - DESENVOLVE-SE O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO, CARACTERIZADO PELA CAPACIDADE DE FORMAR SÍMBOLOS E CRIAR REPRESENTAÇÕES MENTAIS PARA OBJETOS AOS 2 ANOS: JOGOS SOLITÁRIOS/ CONTROLE DE ESFÍNCTERES AOS 3 ANOS: JOGOS INTERAGINDO PARCIALMENTE COM COLEGAS/ INÍCIO DAS FANTASIAS AOS 4 ANOS: EXACERBAÇÃO DAS FANTASIAS/ USO DA IMAGINAÇÃO/ APRENDE CONDUTAS SOCIAIS LINGUAGEM EVOLUI DA PALAVRA CHAVE ATÉ A LINGUAGEM SOCIAL NO PERÍODO ESCOLAR - DESENVOLVE-SE O PENSAMENTO OPERATÓRIO OU CONCRETO,QUE É A CAPACIDADE DE REALIZAR OPERAÇÕES LÓGICAS/ EXECUTA MENTALMENTE O PENSAMENTO REVERSÍVEL, QUE É CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAR AS 4 OPERAÇÕES (SOMA, SUBTRAÇÃO, DIVISÃO E MULTIPLICÃO). OS JOGOS TÊM REGRAS E USAM O CONHECIMENTO/ APARECE INTERESSE PELO ESPORTE.

11 Considerando a qualidade de atendimento à criança, de forma conseqüente, o Ministério da Saúde propõe o Calendário Mínimo de Consultas para a Assistência à Criança, conforme segue abaixo:

12

13 MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESO E ALTURA
DADOS ANTROPOMÉTRICOS EM PERCENTIL O PERCENTIL 50 CORRESPONDE AO VALOR ABAIXO DO QUAL SE ENCONTRA 50% DA POPULAÇÃO DE REFERÊNCIA - O MESMO CONCEITO SE APLICA PARA OS PERCENTIS 10 E 3 - NUMA POPULAÇÃO “NORMAL”, RESPECTIVAMENTE 10% E 3% DAS CRIANÇAS APRESENTAM INDICADORES ABAIXO DESSES VALORES, A MESMA INTERPRETAÇÃO VALENDO PARA OS PERCENTIS 90 E 97%. OS PONTOS DE CORTE PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE COMO LIMITE INFERIOR E SUPERIOR NO CARTÃO DA CRIANÇA SÃO OS PERCENTIS 10 E 97 RESPECTIVAMENTE. A CRIANÇA ESTÁ ADEQUADA SE TIVER COM PESO ENTRE ESTES DOIS LIMITES. O MESMO RACIOCÍNIO VALE PARA ALTURA.

14 Interpretação da curva de crescimento
Para a avaliação do crescimento individual de uma criança deve-se considerar: Na primeira medição, observar a posição do peso em relação aos pontos de corte superior e inferior: • acima do percentil 97: classificar como sobrepeso; • entre os percentis 97 e 3: faixa de normalidade nutricional; • entre os percentis 10 e 3: classificar como risco nutricional; • entre os percentis 3 e 0,1: classificar como peso baixo; • abaixo do percentil 0,1: classificar como peso muito baixo.

15

16

17

18

19

20

21

22 Adolescência Desenvolvimento Biológico, Psicológico e Social

23 Síndrome da Adolescência Normal ou Variações Comportamentais Normais da Adolescência
1. Busca de si mesmo e da identidade adulta. 2. Tendência grupal 3. Necessidade de intelectualizar e fantasiar. 4. Crises religiosas 5. Deslocação temporal 6. Evolução sexual, do auto-erotismo até a heterossexualidade. 7. Atitudes sociais reivindicatórias. 8. Contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta. 9. Separação progressiva dos pais. 10. Constantes situações de humor e estado de ânimo.

24 O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA
DO MEIO SOCIAL DE GRUPOS ADOLESCENTES DA FAMÍLIA SOFRE FORTE E DECISIVA INFLUÊNCIA O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA ADOLESCÊNCIA ESTÁ RELACIONADO A NECESSIDADE DE AUTONOMIA TRABALHO INSERÇÃO SOCIAL MAIS AMPLA LAZER ESCOLARIZAÇÃO CONFLITOS DE GERAÇÕES / “CRISES DE REINVIDICAÇÕES”

25 Sub-Divisão da Adolescência:
ADOLESCÊNCIA PRECOCE (10 AOS 14) - PREOCUPADO COM INÚMERAS MODIFICAÇÕES CORPORAIS (PUBERDADE), ASSIM COMO, COM AS MUDANÇAS NAS RELAÇÕES INTER-PESSOAIS COM A FAMÍLIA, DEMONSTRANDO A REBELDIA E A AMBIVALÊNCIA QUANTO À NECESSIDADE DE SEPARAÇÃO DOS PAIS, SEM O REAL DISTANCIAMENTO INTERNO. VIVENCIA TAMBÉM INTENSAMENTE A RELAÇÃO COM GRUPOS DE IGUAIS, ASSIM COMO A RELIGIOSIDADE, EMBORA AINDA SE ENCONTRE MUITO LIGADO À FAMÍLIA. MÉDIA ADOLESCÊNCIA (14 AOS 16) - INICIA-SE A SEPARAÇÃO DOS PAIS E DA FAMÍLIA ASSIM COMO A SELEÇÃO DE AMIGOS. PREDOMÍNIO DO INTERESSE PELO COMPANHEIRISMO. CONDUTA EXPLORATÓRIA EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE. INTENSIFICA-SE TAMBÉM O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO ABSTRATO E FILOSÓFICO. ADOLESCÊNCIA TARDIA (17 AOS 19 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS ) - INICIAM-SE OS RELACIONAMENTOS MAIS ESTÁVEIS, COM MAIOR ENVOLVIMENTO E COMPROMISSO. FASE MARCADA PELO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE E DA CAPACIDADE DE PLANEJAR O FUTURO, DE FORMA CONCRETA, ASSIM COMO MANIFESTAM-SE MODIFICAÇÕES NA RELAÇÃO E NO JUÍZO CRÍTICO DA FAMÍLIA.

26 PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA
ETAPA COMPREENDIDA ENTRE OS 10 E 20 ANOS DE VIDA , COM INTENSAS MUDANÇAS CORPORAIS E PSICOSSOCIAIS QUE PREPARAM O INDIVÍDUO PARA ASSUMIR A ETAPA ADULTA, NO QUE SE REFERE À IDENTIDADE, À INTEGRAÇÃO SOCIAL / PROFISSIONAL, ASSIM COMO A AUTO-SUSTENTABILIDADE. NA ADOLESCÊNCIA ESTABELE-SE A MATURIDADE FÍSICA E REPRODUTIVA, A IDENTIDADE PSÍQUICA E SEXUAL, A INDEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA, A CAPACIDADE DE INSERÇÃO NO MEIO SOCIAL E A INTERAÇÃO EMOCIONAL E SEXUAL COM UM (A) PARCEIRO (A). NA ADOLESCÊNCIA SE CONSTRÓI A IDENTIDADE ADULTA, A PARTIR DE DOIS MODELOS BÁSICOS: AS VIVÊNCIAS DA INFÂNCIA E OS NODELOS DE IDENTIFICAÇÃO DA FAMÍLIA. SEGUNDO PIAGET - É NA ADOLESCÊNCIA QUE SE DESENVOLVE O PENSAMENTO FORMAL OU ADULTO, QUE SE POSSIBILITA AO INDIVÍDUO RESOLVER SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS, REGISTRAR EFEITOS E TIRAR CONCLUSÕES, ALEM DE ADQUIRIR A CAPACIDADE DE INTROSPECÇÃO E REFLEXÃO A RESPEITO DE SENTIMENTOS

27 PUBERDADE

28 FASES DO CRESCIMENTO FÍSICO
FEMININO V.C. estatural: 8 – 9 cm por ano; Idade: 11 – 12 anos (11,5); Peso: 9 – 10 kg. Maior responsável – o tecido adiposo MASCULINO V.C. estatural: 10 cm por ano; Idade: 13 – 14 anos (13,5); Peso: 9 – 10 kg por ano, por conta do maior crescimento ósseo e massa muscular; Tecido muscular: massa muscular cerca de 30% a mais que as mulheres. Ocorre paralelamente com a V.C. estatural; Força muscular: aumento posterior ao P.V.C.

29 DESENVOLVIMENTO SEXUAL – SEXO FEMININO
Ocorre: 1 a 2 anos mais cedo que no sexo masculino; Primeira manifestação: broto mamário – M2 Idade: 9 a 13 anos, podendo ser 6, 7 a 12,7 anos (9,7 anos); Início do estirão do crescimento em M2 P.V.C.: M2 MENARCA Ocorre entre 10 a 14 anos – 2 a 5 anos após M2 entre M3 e M4, após o P.V.C. – desaceleração. Ciclos menstruais iniciais tendem a ser anovulatórios e irregulares e poderá acontecer maior sangramento. OVULAÇÃO Pode ocorre desde a 1º menstruação/habitualmente 1 ano após a menarca. Ganho de altura após a menarca de  7cm.

30 DESENVOLVIMENTO SEXUAL
SEXO FEMININO Critérios de Tanner

31 DESENVOLVIMENTO SEXUAL – SEXO MASCULINO
Um a dois anos mais tarde que no sexo feminino Primeira manifestação – crescimento testicular  de 3ml. Avaliação do tamanho do testículo – Orquidômetro de Pradez Vol ml – Pré-púbere 4 ml – Início da puberdade 12 a 25ml – adulto Tanner MASC. Pelos axilares Dois anos após início de pelos pubianos  pelos faciais  Pelos do restante do corpo  aumento das glândulas sudoríparas (igual pelo axilar)  odor adulto característico  alteração da voz (em fase adiantada do desenvolvimento genital )

32 DESENVOLVIMENTO SEXUAL – SEXO MASCULINO
PRÓSTATA Glândulas bulbouretrais – vesículas seminais e epidídimo – crescimento acentuado no início do desenvolvimento testicular G2. ESPERMARCA Primeira ejaculação – variável geralmente no início do crescimento do pênis – 14 anos de idade cronológica e 13,5 de idade óssea G2 – G3. MAMAS (MASC.) Aumento do diâmetro e pigmentação da aréola

33 DESENVOLVIMENTO SEXUAL
SEXO MASCULINO Critérios de Tanner


Carregar ppt "CRESCIMENTO / DESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google