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ADMINISTRAR DIFERENÇAS DÁ RESULTADOS Rolando Pelliccia - diretor da Hay Group Harvard Bussiness Magazine Edição Brasil, fevereiro de 2011 Alexandre Suenaga.

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1 ADMINISTRAR DIFERENÇAS DÁ RESULTADOS Rolando Pelliccia - diretor da Hay Group Harvard Bussiness Magazine Edição Brasil, fevereiro de 2011 Alexandre Suenaga Ana Luiza Arra Camila Camargo Mariane Pereira

2 - ORGANIZAÇÕES enxutas, adaptáveis e de ambiente dinâmico -> líderes devem alimentar o engajamento e compromisso dos funcionários - Foco nas responsabilidades-chave, sem obstáculos no ambiente de trabalho; - Como aproveitar a diversidade para obter resultados? 1) Aceitação das características individuais (físicas, profissionais e sociais) = complementaridade 2) Reconhecimento das diferenças nos aparentemente iguais = comportamento, crenças, valores sutis - Novo 'diferente' no Brasil = expatriados - 1º semestre de 2010: 22 mil carteiras de trabalho para estrangeiros -Vantagens de 'importar' profissionais: - Global: Desenvolvimento de talentos que atuem em mercados com diferentes contextos - Local: Processo de internacionalização entre diferentes culturas, processos e práticas - Como recebê-los e integrá-los? - Conciliar nacionalidades - Conciliar diferenças culturais e de hábito

3 - Pesquisa Best Companies for Leadership - Hay Group (jan. 2011) AS MELHORES NA AMÉRICA LATINA Unilever Lan 3M GE Cemex IBM Telefônica Polar Votorantim Santander - 75% delas requerem que os líderes dediquem-se a entender outras culturas ; 32% no geral - Disseminam as melhores práticas das subsidiárias e encorajam os líderes a participar das decisões da matriz: diversidade e unidade

4 PARA OBTER OS MELHORES RESULTADOS A EMPRESA DEVE - Criar ambiente tranquilo para o profissional (moradia, escola para os filhos, aprendizado do idioma, etc) - Esclarecer a dinâmica de trabalho: gestão, equipe, metas, resultados esperados, razão de transferência e período de permanência no país. O GESTOR DEVE - Conhecer o profissional antes da transferência - Preparar a equipe, abordar a diversidade - Ser porta-voz cultural para esclarecer o expatriado - Apresentar as práticas da organização para evitar constrangimento ao expatriado - Cuidar de momentos de convívio O ESTRANGEIRO DEVE - Aproveitar a hospitalidade do brasileiro - Sair do 'gueto' e se conectar à realidade local - Contar experiências sem imposição ou comparação - Respeitar e compreender costumes e suas razões - Ter humildade para perguntar, entender e mudar - Flexibilizar-se entre novas práticas e práticas a serem mantidas

5 Objetivos definidos Função do Expatriado e recepção do mesmo Quem é responsável pela gestão do funcionário?

6 Para o processo de Expatriação Período de permanência Razão da transferência Conciliação entre o interesse pessoal e profissional

7 Promoção Desenvolvimento Mudança definitiva Integração Aplicação técnica Disseminação do conhecimento

8 Fornecer oportunidades para o desenvolvimento interno Autoconfiança Capacidade de decisão Responsabilidade social

9 Conhecer a cultura e a sociedade do expatriado Outros hábitos, costumes, histórias “portal de conhecimento e informação”

10 O sucesso está nos detalhes - CASE OS BENEFÍCIOS Para o estrangeiro: impulso na carreira e desenvolvimento profissional Para as filiais: agilidade no contato mundial, conhecimento multicultural, domínio dos idiomas em questão

11 O Processo Seletivo Via Internet Com a apresentação do país da vaga Entrevistas conference call presencial Troca de informações e currículos

12 Preparativos para a recepção Ações burocráticas: visto, apresentações locais Identificação da melhor moradia, escola para os filhos, atender as expectativas da família, dentro dos padrões da organização

13 Curiosidade para aprender Flexibilidade para mudar Humildade para perguntar Bom humor para lidar com os equívocos

14 OS BRASILEIROS FORA DO PAÍS High Potencials Projeto de desenvolvimento Curso de multiculturalidade Adaptações do dia-a-dia

15 RECONHECER Características pessoais Disposição da organização Diferenças culturais entre origem/destino ANTES DA DECISÃO DA EXPATRIAÇÃO

16 Pesquisa - Hay Group Best Companies for leadership Top 20 global / amostra global / top 10 América Latina / América Latina 3.769 presidentes, vice e diretores (RH, finanças, operações e negócios) 1.500 companhias de grande e médio porte

17 Conclusões As top 10 da região estão bem atrás das top 20 mundiais Brasil e América Latina tem muito que melhorar Questão da diversidade ainda é Tabu (6 das 10 dizem lidar bem) Formação de um grupo de discussão entre as melhores

18 Resultados Tem programas de expatriação que mesclam culturas locais com estrangeiras Contrata representantes de minorias (raciais, sexuais, culturais e físicas) Top 20 global95%90% Amostra global43%48% Top 10 América Latina60%30% América Latina24%30%

19 Fonte: Revista Época. Nº. 393, de 28 de novembro de 2005, Editora Globo, p. 83.

20 Obrigado!


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