A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser."— Transcrição da apresentação:

1 O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL
Ana Moser

2

3 O ESPORTE É UM DIREITO HUMANO
Quando assistimos aos espetáculos esportivos na televisão, temos a impressão de que o esporte é privilégio somente de pessoas especialmente dotadas. É como se nosso único direito fosse assistir às proezas dos grandes atletas, pagando caro para vê-las. Esses super atletas realizam proezas tão fantásticas que achamos ser impossível praticar o esporte que eles praticam. O nível de rendimento que esses atletas atingem no esporte é inacessível para a maioria. Porém, os mesmos esportes, praticados de maneira adaptada, podem ser praticados por todos e é um direito humano.

4 O ESPORTE É UM DIREITO HUMANO
Agentes responsáveis pela Gestão do esporte. Ministério do Esporte deve produzir políticas públicas que contemplem esses três níveis de participação, garantindo o acesso do esporte a toda a população do país. Nos estados e em boa parte dos municípios são as Secretarias de Esporte que gerenciam as políticas locais, sendo assim os responsáveis por atender a população em geral. Já os esportes competitivos são gerenciados por um sistema federativo, seguindo a estrutura internacional. Conselho Nacional de Esporte / Conselhos Estaduais e Municipais

5

6 COMO ENSINAR ESPORTE Esporte como fator de qualidade de vida, de emancipação, de cidadania. E isso depende do modo como o esporte é ensinado Quando um professor apenas impõe as regras dos jogos, ele não incentiva as noções morais de autonomia, mas quando um professor discute as regras necessárias a um jogo e deixa espaço para os alunos criarem regras, ele incentiva o desenvolvimento de uma moral autônoma. A professora que, ensinando esportes, cria situações para os alunos refletirem sobre o modo de jogar, fortalece o pensamento de seus alunos, e esse pensamento fortalecido servirá para além do esporte, servirá para uma vida melhor.

7 CONTEÚDOS - EIXOS JOGO “Os pequenos, as crianças, podem brincar mas não conseguem fazer esporte; os maiores, por outro lado, podem fazer esporte conservando as possibilidades de brincar”. ESPORTE LUTAS DANÇA BRINCADEIRA GINÁSTICA ... a Brincadeira é jogo de “gente pequena” e o Esporte é jogo de “gente grande”.

8 “O JOGO COMO ESPAÇO DAS “BOAS” APRENDIZAGENS”
PEDAGOGIA DO JOGO “O JOGO COMO ESPAÇO DAS “BOAS” APRENDIZAGENS” ESPORTE COM FIM NELE MESMO APRENDER PARA JOGAR ESPORTE COMO MEIO PARA OUTROS FINS JOGAR PARA APRENDER Conteúdos Transversais: Cultura, Saúde, Protagonismo, Cidadania, Ação Comunitária

9 PORQUÊ O JOVEM PRATICA ESPORTE
A Educação Física e o Esporte no Ensino Médio costumam ser territórios para poucos alunos. Depois de pelo menos 8 anos vivendo o ambiente escolar, somente parte dos alunos desenvolve uma boa relação com as atividades motoras, num grau suficiente para manter o jovem praticando esporte, envolvido com grupos que praticam esporte, seja na escola ou fora dela. É muito mais fácil encontrar os jovens envolvidos em festas e noitadas, com os elementos de motivação correspondentes – bebida, azaração, modismos e tendências – do que com a prática de esporte – seja em grupo ou individualmente.

10

11

12

13

14

15 Início da vivência esportiva
Esporte para toda a vida Treinar para vencer Treinar para competir Iniciação ao treinamento Aprender a praticar Fundamentos Início da vivência esportiva Primeiro Contato Sensibilização Competição durante a vida Reeducação Esportiva Iniciação tardia Progressão etária Excelência Formação Esportiva Estrutural, distributiva e acesso universal Regulatória e focalizada Distributiva e acesso universal Distributiva e focalizada População atendida

16


Carregar ppt "O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google