A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser."— Transcrição da apresentação:

1 O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser

2

3 O ESPORTE É UM DIREITO HUMANO Quando assistimos aos espetáculos esportivos na televisão, temos a impressão de que o esporte é privilégio somente de pessoas especialmente dotadas. É como se nosso único direito fosse assistir às proezas dos grandes atletas, pagando caro para vê-las. Esses super atletas realizam proezas tão fantásticas que achamos ser impossível praticar o esporte que eles praticam. O nível de rendimento que esses atletas atingem no esporte é inacessível para a maioria. Porém, os mesmos esportes, praticados de maneira adaptada, podem ser praticados por todos e é um direito humano.

4 O ESPORTE É UM DIREITO HUMANO Agentes responsáveis pela Gestão do esporte. Ministério do Esporte deve produzir políticas públicas que contemplem esses três níveis de participação, garantindo o acesso do esporte a toda a população do país. Nos estados e em boa parte dos municípios são as Secretarias de Esporte que gerenciam as políticas locais, sendo assim os responsáveis por atender a população em geral. Já os esportes competitivos são gerenciados por um sistema federativo, seguindo a estrutura internacional. Conselho Nacional de Esporte / Conselhos Estaduais e Municipais

5

6 COMO ENSINAR ESPORTE Esporte como fator de qualidade de vida, de emancipação, de cidadania. E isso depende do modo como o esporte é ensinado Quando um professor apenas impõe as regras dos jogos, ele não incentiva as noções morais de autonomia, mas quando um professor discute as regras necessárias a um jogo e deixa espaço para os alunos criarem regras, ele incentiva o desenvolvimento de uma moral autônoma. A professora que, ensinando esportes, cria situações para os alunos refletirem sobre o modo de jogar, fortalece o pensamento de seus alunos, e esse pensamento fortalecido servirá para além do esporte, servirá para uma vida melhor.

7 CONTEÚDOS - EIXOS JOGO ESPORTE BRINCADEIRA LUTAS GINÁSTICA DANÇA... a Brincadeira é jogo de “gente pequena” e o Esporte é jogo de “gente grande”. “Os pequenos, as crianças, podem brincar mas não conseguem fazer esporte; os maiores, por outro lado, podem fazer esporte conservando as possibilidades de brincar”.

8 PEDAGOGIA DO JOGO “O JOGO COMO ESPAÇO DAS “BOAS” APRENDIZAGENS” ESPORTE COM FIM NELE MESMO APRENDER PARA JOGAR ESPORTE COMO MEIO PARA OUTROS FINS JOGAR PARA APRENDER Conteúdos Transversais: Cultura, Saúde, Protagonismo, Cidadania, Ação Comunitária

9 PORQUÊ O JOVEM PRATICA ESPORTE A Educação Física e o Esporte no Ensino Médio costumam ser territórios para poucos alunos. Depois de pelo menos 8 anos vivendo o ambiente escolar, somente parte dos alunos desenvolve uma boa relação com as atividades motoras, num grau suficiente para manter o jovem praticando esporte, envolvido com grupos que praticam esporte, seja na escola ou fora dela. É muito mais fácil encontrar os jovens envolvidos em festas e noitadas, com os elementos de motivação correspondentes – bebida, azaração, modismos e tendências – do que com a prática de esporte – seja em grupo ou individualmente.

10

11

12

13

14

15 Esporte para toda a vida Treinar para vencer Treinar para competir Iniciação ao treinamento Aprender a praticar Fundamentos Início da vivência esportiva Primeiro Contato Sensibilização Competição durante a vida Reeducação Esportiva Iniciação tardia Progressão etária Excelência Formação Esportiva Estrutural, distributiva e acesso universal Regulatória e focalizada Distributiva e acesso universal Distributiva e focalizada População atendida

16


Carregar ppt "O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google