A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña Gestão Estratégica da Inovação Prof º Dr. Roberto Bernardes Avaliação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña Gestão Estratégica da Inovação Prof º Dr. Roberto Bernardes Avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña Gestão Estratégica da Inovação Prof º Dr. Roberto Bernardes Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo De – Mercy Escalante Ludeña – Tese de doutorado 2008 – USP FEA Seminário – 14 de Setembro de 2009 Mestrado 2009 Grupo: Saito, Anselmo, Nilton, Roberto, Thomaz, Roberto e Alexandre

2 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 2 FEI – Mestrado A autora Mercy apresenta em sua tese de doutorado denominado: Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo. O capítulo 2 que é analisado a revisão literária e evidências prévias empíricas. serão analisados os temas fundamentos de: Redes de inovação. Sistema de inovação. Redes de inovação publica e sistemas de países em desenvolvimento. Avaliação e métricas de inovação em redes. Gerencia de inovação em redes. Objetivos

3 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 3 FEI – Mestrado Fundamentos de redes O tema redes são abordados em diversos campos. Confusão entre definição de redes e clusters. Cluster são redes virtuais e laterais que envolvem empresas diferentes e complementares ao redor de uma indústria específica Estas redes podem ser formais ou informais, se desenvolvem em diferentes níveis, dependendo da atividade pública ou foco comercial. O seu desenvolvimento é suportado por uma cultura local que possibilita a competição e a cooperação Bititci (2204)

4 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 4 FEI – Mestrado – Fundamentos de redes.. Cluster é formado por todos os atores que contribuem à inovação. O termo rede é usado em diferentes campos do conhecimento, sociologia, gerencia, marketing, e outros, com diferentes significados, e que poucos estudos se concentram no estudo como rede como um todo. As redes são instrumentos de política pública fundamentais para promover a inovação.

5 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 5 FEI – Mestrado Fundamentos de rede Principais razões para formação de uma rede são: Complexidade dos produtos; Acesso ao conhecimento externo; Aprendizado organizacional e difusão da informação; Atenção mais rápida das demandas; Defesa contra incerteza tecnológica; e Outras.

6 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 6 FEI – Mestrado – Fundamentos das redes. Hoffmann et al (2004) define as principais características da rede: Relatividade dos papeis dos atores organizacionais. Interação. Dependências das partes. Complementaridade; Especialização. Competitividade entre redes. Existem outras definições, como, exclusividade, indefinição da gerencia da rede e, as fronteiras das redes não são claras

7 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 7 FEI – Mestrado – Redes de inovação. A inovação é considerada por vários autores o elemento mais importante no processo dinâmico e estratégico de uma organização. A definição tem evoluído nos último 40 anos, nos anos 1960 e 1970 a inovação foi considerada como processo fundamental para desenvolver uma nova idéia. O sistema de inovação tem os seus diferentes níveis de atuação, nacional (SIN), regional / local, setorial, de sistemas técnicos, inclusive o da Triple Hélice

8 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 8 FEI – Mestrado – Redes de Inovação. De acordo com AMIDON (1997) temos os seguintes níveis de inovação Nível 1: transferência tecnológica. Nível 2: troca de conhecimento. Nível 3: colaboração de conhecimento. Nível 4: inovação de conhecimento. Nível 5: redes de inovação.

9 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 9 FEI – Mestrado – Redes de inovação. Definição de rede. Uma rede de inovação é uma ferramenta de mudança social, cuja principal finalidade é promover o desenvolvimento tecnológico, através da criação, geração e difusão de conhecimento. PYKA (1999) As redes de inovação são infra-estruturas reais e virtuais que servem para promover a criatividade, ampliar a capacidade de invenção e catalisar a inovação, num domínio público ou privado no contexto da perspectiva de sistemas abertos. Carayannis (2006)

10 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 2 – Redes de inovação. Algumas vantagens na rede de inovação. Diminuem os custos; Favorecem o controle das incertezas tecnológicas; Facilitam o desenvolvimento mais rápido de novos produtos e serviços; Facilitam o aprendizado organizacional e as habilidades de comunicação dos parceiros; Otimizam os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P & D); Melhoram a compreensão das necessidades dos mercados e de forma antecipada; Promovem a inovação tecnológica e a competitividade regional; Ausência de hierarquia na rede; e Outros.

11 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 2 – Redes de Inovação As redes têm dois tipos de, exploração e explotação. A estratégia de exploração está baseada nos conceitos de laços fracos, na cetralidade e nos buracos estruturais. Neste tipo de estratégia o aprendizado está baseado no Know How dos diferentes parceiros. Pode ser associado no inovação radical A estratégia de explotação está baseada na noção de laços fortes ou capital social e um alto nível de compromisso. Neste tipo de estratégia busca fortalecer laços existentes e construir parcerias novas e diretas. Pode ser associado com inovação incremental.

12 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 3 – Sistemas de inovação, redes de inovação pública O sistema de Inovação surgem através dos trabalhos de Lundval, (1980) e propriamente como Sistema de Inovação Nacional (SIN), são desenvolvidos por Freeman (1978b2, 1995) e posteriormente por Nelson (1993). Portanto é uma estrutura teórica que pode e vem sendo aplicado em países em desenvolvimento com diferentes níveis de maturidade, tal é o caso de China, Índia, Brasil, entre outros. Tendo como objetivos de criar, armazenar e transferir conhecimentos, habilidades que definem novas tecnologias..

13 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 13 FEI – Mestrado Os sistemas de inovação podem ser analisados em vários níveis, dependendo do foco de estudo, podendo ser: Sistema de inovação nacional (SIN) é usado este conceito para capturar as relações e interações entre laboratórios de P & D e instituições tecnológicos de um lado, e os sistemas de produção de outro lado. Sistema de Inovação Regional (SIR) – Local e os clusters é usado este conceito para ser compreendido como uma extensão e adaptação do conceito de SIN. Sistema de inovação setorial é usado este conceito para analisar a inovação, especialmente no nível de setores produtivos. 3 - Sistemas de inovação, redes de inovação pública.

14 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 14 FEI – Mestrado Sistemas de inovação, redes de inovação pública. Sistema de inovação Técnico, tendo como principais características a capacidade dos atores para gerar, difundir e utilizar tecnologias. Sistema de inovação Triângulo de Sábato e outros, inovação de Jorge Sábato, neste modelo são considerados três atores chaves, o governo, universidade e as empresas, as quais interagem para gerar inovações, cada um com papel específico. Sistema de inovação Triple Hélice, é um conceito analítico e normativo que leva em consideração as múltiplas relações recíprocas entre governo, academia e indústria em diferentes fases do processo de geração e difusão de conhecimento.

15 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 15 FEI – Mestrado A avaliação de redes embora seja um processo complexo, é relevante pelos seguintes motivos. Torna essencial o aprendizado. Contribui contabilmente. Facilita o planejamento da rede. Permite ter parâmetros de comparação e acompanhamento. 4 – Fundamentos de avaliação em redes.

16 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 16 FEI – Mestrado De acordo com Lengrand (2006 p. 61) as avaliações de rede de inovação, variam na forma, métodos usados, na escala, na extensão na qual os resultados são disseminados e usados, e que são encontrados quatro tipos fundamentais de avaliação, são eles: Avaliação Ex-ante. Avaliação Intermédia. Avaliação em tempo real. Avaliação Ex-post. 4 - Fundamentos de avaliação em redes.

17 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 17 FEI – Mestrado O tema de avaliação da inovação e métricas tem sido estudado por vários autores como Smith (2004 p. 150); Carlsson et AL (2002); Ledi (2008); e outros. A agência VINNOVA (2006) desenvolveu um esquema de avaliação dos centros de competência com caráter bi-anual. Algumas das ferramentas utilizadas para suportar a avaliação tanto da perspectiva das entradas, saídas como do processo dinâmico da inovação em rede, temos quatro métodos, são eles: Métodos para acessar e gerar dados. Métodos para estruturar e explorar intervenções. Métodos para analise de dados. Métodos para tirar conclusões, incluindo avaliações de impacto. 4 - Fundamentos de avaliação em redes

18 Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña 18 FEI – Mestrado As redes de inovação são centrais ao processo de invenção-inovação, se espera que provocam o conhecimento coletivo e expertise de seus membros. Podemos classificar os fatores críticos de desempenho em forma preliminar, em três dimensões, são elas: Dimensão Ambiental de rede. Dimensão Processo de rede. Dimensão Transferência Tecnológica 5 - Conclusão


Carregar ppt "Avaliação de redes em nanotecnologia – A proposta de um modelo Mercy Escalante Ludeña Gestão Estratégica da Inovação Prof º Dr. Roberto Bernardes Avaliação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google