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CENTRO EDUCACIONAL – SESI – 284 PRESIDENTE PRUDENTE

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Apresentação em tema: "CENTRO EDUCACIONAL – SESI – 284 PRESIDENTE PRUDENTE"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO EDUCACIONAL – SESI – 284 PRESIDENTE PRUDENTE
Dicas de ENEM e Vestibular-2015 Professora : Giane Linda scatolon

2 Dicas de ENEM e Vestibular
Faltando 62(sessenta e dois) dias para as provas, devemos nos preparar para os dois dias de provas extensas e multidisciplinares. Além do conteúdo do ensino médio, o exame cobra competências e habilidades, como a capacidade de interpretar textos e analisar gráficos. por isso, decorar os assuntos não basta; é importante compreendê-los e colocá-los em prática.

3 Dicas de ENEM e Vestibular
Estar atualizado e saber contextualizar os temas estudados é necessário para as quatro áreas de abrangência da prova: Ciências Naturais, Ciências Humanas,Linguagens e Matemática. Nesses dois meses, praticar é essencial. Vale a pena refazer as provas passadas, tirar dúvidas com colegas e professores e dar maior atenção aos temas que caem com maior frequência e que se tem dificuldade.

4 1. DEFINA O CURSO As pessoas decididas têm mais ânimo para estudar e, consequentemente, vão melhor na prova. Se você ainda não definiu o curso que quer fazer, este é o momento de buscar informações sobre as profissões e tomar uma decisão. Além de sites e guias das profissões uma maneira rápida e divertida de conhecer as carreiras é buscar vídeos no YouTube. Outra dica é visitar a instituição onde se pretende estudar e conversar com os alunos para saber qual a visão deles sobre o curso e a profissão. Vale a pena conversar abertamente com os pais para esclarecer sobre a carreira escolhida. O apoio da família é importante nesta etapa.

5 2.RELACIONE PASSADO E PRESENTE
As provas do Enem são caracterizadas pela interdisciplinaridade. Por isso, as questões na área de ciências humanas, como história, buscarão relacionar fatos do passado com acontecimentos recentes. Assuntos como a cidadania podem avaliar o conhecimento dos candidatos sobre a história do direito ao voto no Brasil e no mundo. Outro tema recorrente é a formação das identidades culturais. Neste caso, vale a pena estudar a escravidão no Brasil e consequências na formação da população brasileira. Em virtude das ações da Comissão da Verdade, por exemplo, o candidato pode ser questionado sobre a memória nacional.

6 3.ATENÇÃO PARA AS DIFICULDADES
Após simular as provas, o aluno deve consultar os gabaritos e prestar atenção nos erros mais do que nos acertos. Este é o momento de identificar o motivo dos equívocos, discuti-lo com professores e colegas. Esse exercício vai ajudá-lo a identificar os assuntos em que se tem maior dificuldade e passar a investir mais tempo neles.

7 4.CRONOMETRE O TEMPO É importante observar o tempo de realização das questões e tentar melhorá-lo continuamente. No dia da prova, você terá poucos minutos para resolver cada problema e é bom estar preparado. Uma dica é ler primeiro a pergunta da questão e depois o texto sublinhando tudo que possa ajudar na resolução. E só depois disso avaliar as alternativas.

8 5.PRATIQUE MUITO Parte do seu tempo de estudos deve ser dedicado aos exercícios. Ler a teoria, não ajuda a fixar os detalhes mais importantes, é preciso praticar e uma das formas mais eficientes de fazer isso é resolver todos os exercícios das provas anteriores, pois eles mostram como os temas são tratados no exame. O ideal é fazer, no mínimo ,três questões por semana(de cada área) .

9 6.MANTENHA-SE ATUALIZADO
Estar atualizado e transformar a informação em conhecimento é uma competência que precisa ser desenvol­vida. A essa altura dos estudos, o aluno não pode perder a oportunidade de manter-se atualizado. Isso é importante tanto para a prova de ciências humanas como a redação, que exige repertório para elaborar uma boa argumentação.

10 7.PRIORIZE TEMAS FREQUENTES
Nesta fase final de estudos, o ideal é focar em assuntos que aparecem com mais frequência nas provas. Na parte de Matemática, que abrange 45 questões da prova, são mais comuns os assuntos que podem ser contextualizados como análise combinatória e probabilidade. Análise e interpretação de gráficos, funções polinomiais de 1º e 2º grau e o cálculo de área e volume das figuras geométricas também são comuns.

11 8.LEIA MUITO E DE TUDO Ler ajuda a ter repertório para a redação.
A área de linguagens, uma das mais abrangentes da prova, cobra a habilidade de interpretar textos e a melhor forma de adquiri-la é ler. Recomenda-se a leitura variada de textos jornalísticos, anúncios de publicidade e literatura. Você pode procurar jornais, revistas, blogs de notícias todos os dias e, semanalmente, ler poemas de épocas variadas e até letra de música. Vale de Noel Rosa a Marcelo D2. Ler ajuda a ter repertório para a redação. 

12 9.NÃO SÓ MEMORIZE, COMPREENDA
Não basta memorizar o assunto, é preciso compreender e saber a aplicabilidade. As questões das Ciências da Natureza, por exemplo, estão mais rigorosas e o exame não traz um formulário. É importante ter bom domínio dos assuntos. Em Química, vale estudar Ph, cálculo de meia vida e funções químicas. Em Física, as Leis de Newton, ondulatória e hidráulica. Na Biologia, estude assuntos ligados a poluição, uso da água, ecologia e fisiologia humana.

13 10.ENCONTRE SUA FORMA DE ESTUDAR
As pessoas são diferentes e, por isso, não há rotina de estudos que se aplique a todos. Identifique a forma de estudo em que você é mais produtivo e tenha tranquilidade. Á três meses da prova é difícil estudar o que não se viu até agora, por isso, confie no que você já sabe bem e fixe o assunto para não frustrar-se por errar aquilo que já sabia.

14 Passo a passo para a interpretação de textos no Enem:
1º Passo: Leia com atenção. Ler a questão com cuidado é fundamental para acertá-la. Além disso, algumas questões do Enem trazem a resposta no próprio enunciado; 2º Passo: Ficou em dúvida na primeira leitura, não foi suficiente para esclarecer a questão? Leia novamente, sem pressa e sem ansiedade. Sabemos que o Exame é longo, muitas questões para responder em tempo reduzido, mas lembre-se do velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição;

15 Passo a passo para a interpretação de textos no Enem:
3° Passo: Fique por dentro das atualidades. Saber o que acontece no mundo é uma competência exigida em todas as provas do Enem. É imprescindível que você leia revistas e jornais para manter-se informado. Lembre-se de que muitos textos do Enem são retirados dessas publicações, sejam elas impressas ou virtuais; 4º Passo: Lembre-se de que suas respostas devem levar em consideração princípios éticos, como o respeito aos diretos humanos, à diversidade, ao não preconceito, além de ideais que compactuem com uma perspectiva de preservação do meio ambiente. O comportamento contrário indicará que você não possui uma postura cidadã, o que definitivamente não queremos, certo?;

16 Passo a passo para a interpretação de textos no Enem:
5º Passo: Quando uma questão exigir a leitura de dois ou mais textos, fique atento aos pontos de encontro existentes entre eles. Esse certamente será o “ponto nevrálgico” da questão. Portanto,estabeleça relação entre os textos.

17 Tente responder às seguintes questões levando em consideração os tópicos estudados:
Enem 2012 – Prova de Linguagens e códigos:  A interpretação textual está presente em todas as questões do Enem, portanto, uma leitura cuidadosa poderá impulsionar o desempenho do candidato. 

18 Passo a passo para a interpretação de textos no Enem:
A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais. b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis. c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo. c) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis. e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

19 Passo a passo para a interpretação de textos no Enem:
Comentário: Observe que a questão pede uma leitura minuciosa por parte do candidato, que deve ater-se aos elementos verbais e aos elementos imagéticos para interpretar o texto, pois ambos são importantes na construção de sentidos do anúncio publicitário. Observe também que houve um cuidado na escolha da peça publicitária, que exige do leitor os pressupostos definidos no 4° Passo. Infere-se também que, se o candidato não souber o que é sustentabilidade - tema muito discutido na atualidade -, provavelmente não compreenderá a questão. 

20 Passo a passo para a interpretação de textos no Enem:
Resolução: Alternativa “e”. O autor tenta convencer o consumidor de que é possível consumir de maneira responsável e ecológica, e que o uso das sacolas retornáveis contribui para a diminuição do uso das sacolinhas plásticas, grandes vilãs do meio ambiente. Apesar de não estarem explícitos no anúncio, esses pressupostos são construídos através da intertextualidade e de inferências, mecanismos dominados apenas por quem consegue estabelecer relações entre diferentes textos e por quem possui uma boa bagagem de leitura.

21 Questão 127, Enem 2010: (Abordagem sobre a norma culta)
Venho solicitar a clarividente atenção de Vossa Excelência para que seja conjurada uma calamidade que está  prestes a desabar em cima da juventude feminina do Brasil. Refiro-me, senhor presidente, ao movimento entusiasta que está empolgando centenas de moças, atraindo-as para se transformarem em jogadoras de futebol, sem se levar em conta que a mulher não poderá praticar este esporte violento sem afetar, seriamente, o equilíbrio fisiológico de suas funções orgânicas, devido à natureza que dispôs a ser mãe. Ao que dizem os jornais, no Rio de Janeiro, já estão formados nada menos de dez quadros femininos. Em São Paulo e Belo Horizonte também já estão se constituindo outros. E, neste crescendo, dentro de um ano, é provável que em  todo o Brasil estejam organizados uns 200 clubes femininos de futebol: ou seja: 200 núcleos destroçados da  saúde de 2,2 mil futuras mães, que, além do mais, ficarão presas a uma mentalidade depressiva e propensa aos exibicionismos rudes e extravagantes. Coluna Pênalti. Carta Capital. 28 abr

22 O trecho é parte de uma carta de um cidadão brasileiro, José Fuzeira, encaminhada, em abril de 1940, ao então presidente da República Getúlio Vargas. As opções linguísticas de Fuzueira mostram que seu texto foi elaborado em linguagem a) regional, adequada à troca de informações na situação apresentada. b) jurídica, exigida pelo tema relacionado ao domínio do futebol. c) coloquial, considerando-se que ele era um cidadão brasileiro comum. d) culta, adequando-se ao seu interlocutor e à situação de comunicação. e) informal, pressupondo o grau de escolaridade de seu interlocutor.

23 Comentário da questão: Por se tratar de uma carta dirigida ao Presidente da República, o texto é elaborado em linguagem culta, ou seja, adapta-se ao seu interlocutor e à situação de comunicação. Resolução da questão: Alternativa “d”. 

24 Questão 106, Enem 2013: (Abordagem sobre a norma popular)
Até quando? Não adianta olhar pro céu  Com muita fé e pouca luta  Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer  E muita greve, você pode, você deve, pode crer  Não adianta olhar pro chão  Virar a cara pra não ver  Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus  Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer! GABRIEL, O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo). Rio de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).

25 As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto:
a) caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet. b) cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas. c) tom de diálogo, pela recorrência de gírias. d) espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial. e) originalidade, pela concisão da linguagem.

26 Comentário da questão: Típica do rap, a linguagem coloquial é responsável por conferir o efeito de espontaneidade à letra da música. A linguagem coloquial está associada a um contexto informal de comunicação, portanto, a intenção da música foi reproduzir essa comunicação. Resolução da questão: Alternativa “d”.

27 Hipertexto no Enem. O hipertexto é um tipo dinâmico e interativo de intertextualidade, isso porque ele está intrinsecamente relacionado à informática. O nome hipertexto não é por acaso: ele é um tipo de texto maior formado por vários outros elementos textuais que são acessados através de links e hiperlinks. Graças ao hipertexto, podemos escolher o percurso de nossas leituras, construindo um processo de escrita e leitura não linear e não hierarquizada.

28 Exercício sobre o hipertexto no Enem
O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados. MARCUSCHI, L. A. Disponível em Acesso em: 29 jun

29 O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente. b) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional. c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares. d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet. e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa

30 Comentário da questão: O conjunto de textos relacionados através de links e hiperlinks compõe um todo chamado hipertexto. O acesso aos links é opcional, e o leitor pode escolher seu próprio percurso de leitura, tornando a atividade mais colaborativa e interativa. Resolução da questão:  Alternativa “e”.

31 Funções da linguagem no Enem
O candidato deve estar atento aos elementos da comunicação, como emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Observe as definições: → Emissor: quem emite a mensagem → Receptor: quem recebe a mensagem; → Mensagem: conjunto de informações transmitidas; → Código: representa o sistema de sinais que permite a compreensão da mensagem — a língua portuguesa. → Canal de comunicação: por onde a mensagem é transmitida; → Contexto: também conhecido como referente, é a situação a que a mensagem se refere. 

32 Visto esses elementos, é importante ficar por dentro das funções da linguagem, que dizem respeito às intenções do emissor no momento da emissão da mensagem. São elas: Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas usadas para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.

33 Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários. Essas funções não são exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto. Conhecer as funções da linguagem auxilia-nos na compreensão daquilo que foi dito. Veja só como o tema é cobrado na prova de Linguagens e Códigos:

34 Desabafo  Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado. CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set (fragmento).  Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois   

35 o discurso do enunciador tem como foco o próprio código. 
b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.  c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.  d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.  e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.  Comentário da questão: É possível observar que a atitude do enunciador sobrepõe-se àquilo que está sendo dito, com predominância da função emotiva da linguagem, já que a mensagem está voltada para aspectos subjetivos do enunciador.     Resolução da questão: Alternativa “b”

36 No Enem, a Gramática está diluída em questões sobre interpretação de textos verbais ou não verbais.
Questões envolvendo nomenclaturas sintáticas certamente não caem na avaliação de Linguagens e Códigos, basta analisar todas as provas do Enem desde sua implantação em Isso não quer dizer que não precise estudar as regras da língua, mesmo porque conhecer a norma culta é indispensável na hora de escrever a redação.

37 Entre os tópicos gramaticais mais frequentes estão as figuras de linguagem, pronomes, colocação pronominal, vocativo, aposto, artigo, conjunção, questões relacionadas com o novo acordo ortográfico e gramática relacionada à semântica Veja um exemplo através de exercício

38 Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)
a)emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final. b) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações. c) retomada do substantivo "mãe", que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos. d) utilização da forma pronominal "la", que reflete um tratamento formal do filho em relação à "mãe". e) repetição da forma verbal "é", que reforça a relação de adição existente entre as orações.

39 Comentário da questão: O que gera humor nessa charge é justamente a quebra de expectativa introduzida por uma oração coordenada adversativa com a conjunção “mas”. A Gramática foi cobrada, mas não de um jeito burocrático ou convencional, é preciso que o candidato observe as implicações do uso da conjunção “mas” na construção de sentidos do efeito humorístico: no início da charge, o leitor depara-se com o conceito negativo da preguiça, como mãe de todos os vícios, e, de repente, é surpreendido pela sua aceitabilidade, em razão do respeito que a maternidade impõe aos seus filhos.  Resolução da questão: Alternativa “a”. 

40 Questão 111, Enem 2013: Labaredas nas trevas Fragmentos do diário secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski 20 DE JULHO [1912] Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: “Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugestão. [...] Dificilmente encontro alguém, agora, que saiba quem é Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que estão surgindo ele simplesmente não existe.” 20 DE DEZEMBRO [1919] Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da língua inglesa. Já se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu não o esqueço. E parece que outros também não. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicação de um livro que, segundo eles, foi “um fenômeno hoje esquecido” e me pediram um artigo. FONSECA, R. Romance negro e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 (fragmento).

41 Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal”, pretendeu-se estabelecer, entre os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de a)causalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contém a causa e a outra, a consequência. b) temporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que é relatado nas partes em questão. c) condicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstâncias apresentadas na outra. d) adversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientação argumentativa distinta e oposta à outra. e) finalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ação e a outra, o desfecho da mesma.

42 Comentário da questão: O segundo texto situa-se à distância de sete anos do primeiro - anos em que, como registra esse texto, ocorreram mudanças seja na situação do autor, seja na do escritor comentado (Stephen Crane). A expressão metafórica em questão - “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal” - refere-se à passagem do tempo. Na questão, é exigido que o candidato saiba relacionar a semântica da Gramática da Língua Portuguesa à construção de sentidos dos dois fragmentos do texto.  Resolução da questão: Alternativa “b”.

43 Observe como as figuras de linguagem podem ser cobradas no Enem: Questão 133 - Enem 2013
Para compreender a metáfora presente na charge, é preciso analisar com cautela os elementos não verbais disponibilizados.

44 O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar: o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico. a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade. a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina. a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social. o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.

45 Comentário da questão:
É possível observar na questão uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. As imagens revelam que os processos de desenvolvimento e retrocesso do homem são resultados do impacto tecnológico de diferentes momentos históricos. Podemos inferir também que o homem tem tornado-se cada vez mais dependente dos novos modelos tecnológicos que cria. Resposta: Alternativa “a”. 

46 O que a internet esconde de você Sites de busca manipulam resultados
O que a internet esconde de você Sites de busca manipulam resultados. Redes sociais decidem quem vai ser seu amigo — e descartam as pessoas sem avisar. E, para cada site que você pode acessar, há 400 outros invisíveis. Prepare-se para conhecer o lado oculto da internet. GRAVATÁ, A. Superinteressante, São Paulo, ed. 297, nov (adaptado)

47 Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreende-se que a venda a) representa a amplitude de informações que compõem a internet, às quais temos acesso em redes sociais e sites de busca. b) faz uma denúncia quanto às informações que são omitidas dos usuários da rede, sendo empregada no sentido conotativo. c) diz respeito a um buraco negro digital, onde estão escondidas as informações buscadas pelo usuário nos sites que acessa. d) está associada a um conjunto de restrições sociais presentes na vida daqueles que estão sempre conectados à internet. e) remete às bases de dados da web, protegidas por senhas ou assinaturas e às quais o navegador não tem acesso.

48 Comentário da questão:
 Para compreender a questão, é necessário que o candidato estabeleça uma comparação entre o texto verbal e o texto não verbal (imagem associada a uma cabeça humana). Os olhos vendados, além dos outros recursos visuais que comparam a cabeça a uma máquina, fazem parte da linguagem conotativa que representa a vulnerabilidade dos usuários da internet, que não têm acesso a informações importantes sobre a rede e seus filtros. Resolução da questão: Alternativa “b”.

49 A Literatura é arte da palavra, sendo, portanto, um instrumento de comunicação e de interação, por isso, faz parte da prova de Linguagens e Códigos do Enem. Sua abordagem segue o estilo da prova, ou seja, é contextualizada e exige bastante interpretação. O Enem privilegia alguns verbos e dentre eles está o relacionar. É importante que essa ação seja praticada nessa prova, logo, não estude a Literatura de forma fragmentada, contextualize-a, relacione o contexto histórico com a escola literária e com as manifestações artísticas da época. Não se esquecendo de estudar os autores que são considerados ícones dentro daquela escola.

50 Nos estudos para a prova de Literatura, não se esqueça de relacionar as manifestações artísticas que ocorreram no passado com as que ocorrem hoje. Por exemplo, era característica do Classicismo a busca pela perfeição da forma e a exaltação dos ideais da beleza. Será que isso só acontecia naquela época? E nos nossos dias, será que esses ideais não estão presentes? Então, sempre que você for estudar, procure relacionar as manifestações artísticas. Outro aspecto relevante para a prova de Literatura do Enem é o conhecimento da cronologia da Literatura Brasileira, ou seja, a ordem em que as escolas literárias aparecem e como se dá sua classificação, pelo estilo e época (correntes literárias).

51 Alguns livros que certamente cairão no ENEM
Não é nada obrigatório, mas essas obras — ainda que não caiam em uma pergunta específica — contribuem para entender o contexto histórico do país, o movimento literário a que pertencem e ainda ajudam na interpretação de texto, tão cobrada nas provas do Enem. O modernismo é a escola mais representada porque é a que aparece com mais frequência nas questões de Linguagens. Carlos Drummond de Andrade e Oswald de Andrade estão entre os mais citados na história da prova. Mesmo assim, alguns clássicos, como Machado de Assis, não podem ficar de fora.

52 Pós-Modernismo Agosto Autor: Rubem Fonseca  Curiosidade: misturando ficção e realidade, Rubem Fonseca se inspira em crimes verídicos para analisar conflitos políticos e sociais do Brasil na década de 50. Data de publicação: 1990 Resumo: relata os dias que antecederam o suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954, combinando, na narrativa policial, a intriga política e o realismo social. Por que ler? O livro tem como pano de fundo os fatos que culminaram no suicídio de Vargas, tema que pode aparecer na prova de Ciências Humanas.

53 Modernismo Poesia completa Autor: Carlos Drummond de Andrade Curiosidade: a obra conta com dois poemas inéditos. Os netos de Drummond afirmam que ele não queria a publicação. Data de publicação: 2002 (lançamento póstumo da editora Nova Aguilar). Resumo: traz os poemas em ordem cronológica. Por que ler? Em questões ou em trechos que exigem interpretação, os versos estão entre os mais frequentes do Enem.

54 Modernismo A Hora da Estrela Autor: Clarice Lispector Curiosidade: as reflexões e os sentimentos registrados pela escritora desde as primeiras linhas da obra constituem parte da narrativa — e acabam introduzindo aos poucos a protagonista. Data de publicação: 1977 Resumo: entre a realidade e o delírio, a obra conta a história de uma moça do interior que vai para a cidade grande em busca de seus sonhos — narrando o desamparo comum a tantas pessoas. Por que ler? A história da nordestina Macabéa em sua vida cotidiana no Rio de Janeiro transcorre no período da ditadura militar e versa sobre temas como psicologia e migração.

55 Modernismo Estrela da Vida Inteira Autor: Manuel Bandeira Curiosidade: irregularidade métrica, folclore, cultura popular. Saudade, infância, solidão. Pasárgada. Todos os temas poéticos do multifacetado Manuel Bandeira aparecem nessa obra. Data de publicação: 1966 Resumo: reunindo um conjunto de livros, a obra foi publicada em 1966 para comemorar o aniversário de 80 anos do poeta. Por que ler? Traz elementos simbolistas e parnasianos, aliados ao modernismo de um dos fundadores do movimento no Brasil.

56 Modernismo Grande Sertão: Veredas Autor: Guimarães Rosa Curiosidade: o experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase se unem na obra — fundamental para entender a escola literária. Data de publicação: 1956 Resumo: o único romance do escritor mineiro utiliza o idioma do próprio sertão para narrar as lembranças do jagunço Riobaldo e seu amor por Diadorim. Por que ler? A linguagem peculiar e a originalidade do estilo fazem parte da obra, frequente entre as leituras obrigatórias de vestibulares.

57 Modernismo Capitães da Areia Autor: Jorge Amado Curiosidade: publicado pouco depois de começar o Estado Novo, o livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública. Data de publicação: 1937 Resumo: a narrativa sobre um grupo de jovens abandonados que aterrorizam Salvador — conhecido como Capitães da Areia — mostra a vida violenta e as aspirações das crianças marginalizadas. Por que ler? A obra de Jorge Amado foi uma das primeiras a abordar a infância abandonada sob uma perspectiva social, e não somente policial

58 Modernismo Manifesto da Poesia Pau-Brasil Autor: Oswald de Andrade Curiosidade: a obra ícone do modernismo brasileiro foi publicada inicialmente nas páginas do jornal Correio da Manhã, em março de 1924, e logo recebeu atenção internacional. Data de publicação: 1924 Resumo: apresenta as noções estéticas que iriam nortear o trabalho poético de Oswald e de outros modernistas brasileiros Por que ler? Reivindica uma linguagem natural e sugere uma absorção crítica da modernidade europeia.

59 Pré Modernismo Triste Fim de Policarpo Quaresma Autor: Lima Barreto Curiosidade: o personagem principal é engajado e revolucionário, o que permite ao autor discutir fatos histórico-sociais. Data de publicação: 1915 Resumo: Policarpo Quaresma é um brasileiro que gosta profundamente das coisas do país. Porém, envolvido em um conflito, acaba perdendo as ilusões. Por que ler? As histórias narradas ocorrem no governo de Floriano Peixoto, o que ajuda a saber mais sobre o início da República.

60 Pré Modernismo Os Sertões Autor: Euclides da Cunha Curiosidade: marcando o início do pré-modernismo na literatura brasileira, a obra evidencia o contraste cultural em dois "Brasis": o do sertão e o do litoral. Data de publicação: 1902 Resumo: publicado cinco anos após a campanha de Canudos, descreve as batalhas entre os homens liderados por Antonio Conselheiro e o exército brasileiro. Por que ler? Questionamentos sobre problemas sociológicos, antropológicos, históricos, políticos: a narrativa agrega aspectos da nação em um estilo jornalístico-épico importante para compreender o país.

61 Realismo Memórias Póstumas de Brás Cubas Autor: Machado de Assis Curiosidade: da fase mais madura do autor, a obra é considerada precursora da transição do romantismo para o realismo. Data de publicação: 1881 Resumo: celebrando o nada que foi sua vida, Brás Cubas dedica a obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver  Por que ler? Narrada em primeira pessoa por um "defunto-autor", a obra tem traços de humor misturados a filosofia, história, crítica social e rompe com a tradicional linearidade romântica.


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