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Planejamento e gestão Alunos Hudson Mello- Jullya da Silva-

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Apresentação em tema: "Planejamento e gestão Alunos Hudson Mello- Jullya da Silva-"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e gestão Alunos Hudson Mello- Jullya da Silva-
Tatiane Silva- Thayza Xavier-

2 “A qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem”

3 O que significa qualidade no serviço?
Qualidade tem a haver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados, se o processo for bem realizado, um bom produto final naturalmente virá. “A Qualidade reside no que se faz em tudo o que se faz e não apenas no que se tem como consequência disso”, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final será positivo.

4 Compreendendo melhor... As mudanças do comportamento dos usuários dos serviços, sofreu realmente tal, para acompanhar as transformações ocorridas no cenário político mundial, globalização da economia, novas tecnologias e a socialização dos meios de comunicação, dentre o aumento da competitividade na maioria das organizações. Na área da saúde também houve mudanças, para a melhoria na qualidade do serviço prestado, afim de, adaptar-se á tais transformações, implementando estratégias e metas para tornar- se mais flexível no atendimento ao usuário.

5 Como é para gestão? A meta mais priorizada é melhoria na qualidade do serviço prestado por profissionais da saúde com boa produtividade em forma de resultado positivo. Uma gestão por exemplo, é importante que o individuo desse setor esteja enquadrado nos modelos gerenciais, na política de recursos humanos, e na organização dos processos de trabalho.

6 Conceituando qualidade de serviço
O conceito de qualidade e as estratégias para se obtê-la vêm se transformando gradativamente, incorporando novos parâmetros, em busca pela qualidade, que vem sendo uma constante nas diferentes formas de produzir bens e serviços. LEITÃO e KURCGT (2004), afirmam que a dimensão humana no ambiente da qualidade deve estar no centro da discussão, já que, anseios, expectativas e satisfação das pessoas responsáveis por suas devidas funções, são fundamentais para as metas de determinada instituição, em que ela esta prestando serviço.

7 Qualidade em Saúde Não se pode deixar de citar Florence Nightingale, que implantou o primeiro modelo de melhoria continua da qualidade em saúde, em 1854, durante a guerra da Criméia. Com seus ensinamentos e teorias deixados para estudos de novos profissionais e ate hoje instituições de grande porte que implementa técnicas para melhoria de práticas na assistência, buscam os estudo que se baseiam na teoria de Florence que fundamentava-se na teoria ambientalista.

8 International Standards Organization
(ISO) Uma entidade criada em 1946 e sediada em Genebra, para padronizar as normas de gestão de qualidade nas organizações. O certificado ISSO 9000 é um diploma que atesta que a instituição cumpre as normas de gestão de qualidade estabelecidas. A aplicação das normas do ISSO garante a uniformização dos métodos usados pelas organizações e envolve 5 certificados: (ISSO produtos); (ISSO serviços); (ISSO sistemas); (ISO usuários); e (ISO Preservações ecológicas).

9 Avaliação da Qualidade de Serviço da Saúde
A avaliação no serviço de saúde é um processo de determinação da extensão com a qual as metas e os objetivos estão sendo alcançados e de como esse processo tecnico- adminnistrativvo fornece subsídios para uma tomada de decisão. Dessa maneira, algumas medidas como: melhoria no atendimento de maneira que mantenha a harmonia entre as áreas administrativa, tecnicologica, econômica, assistencial, de ensino e de pesquisa.

10 Instrumentos de avaliação
Padrão- Uma medida especifica, quantitativa, capaz de definir a qualidade almejada. Critério- Atributo de estrutura, de processo ou resultado capaz de mensurar a qualidade. Indicador- Medida quantitativa usada como guia para monitorar e avaliar a qualidade assistencial e as atividades de um serviço 28/04/12

11 Conclusão Hoje em dia não existe mais Florence Nightingale, ou seja pessoas contemplando um “DOM” ao cuidar de outras pessoas. Atualmente existem questões burocráticas , políticas e econômicas e diversos critérios para há existência de instituições que viabilizam assistência á pessoas. Para ADAMI (2000) no âmbito da enfermagem a gestão da qualidade da assistência volta-se para a prática profissional fundamentada no corpo do conhecimento da ciência, nas habilidades, nas crenças e valores individuais, profissionais e institucionais. A gestão assume a ordem de zelar cada vez mais pela qualidade de serviço, tanto da instituição quanto de seus funcionários e produtos, aprimorando-se sempre mais e mais na educação continua. Para que no final o resultado seja satisfatório nas suas somas.

12 OBRIGADO!!! 28/04/12


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