A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade Federal do Rio de Janeiro

2 Lei de Diretrizes e Bases Lei 5.692/71 Funções do Ensino Médio: 1) Preparar o aluno para o prosseguimento dos estudos em nível superior. 2) Preparar o aluno para uma profissão Lei (Darci Ribeiro) 9.394/96 Funções do Ensino Médio: 1) Desenvolvimento de valores e competências de integração à Sociedade 2) Preparação e orientação básica para o Trabalho 3) Desenvolvimento de competência para o aprendizado contínuo e autônomo Vida ProfissionalVida Social

3 Perspectivas da UNESCO Quatro saberes Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver com os outros Aprender a ser Educação Autônoma e Continuada Base para desenvolvimento profissional Aquisição de valores para a vida em sociedade Conhecer à si próprio como base para pensar o outro.

4 Parâmetros Curriculares Nacionais Ao professor cabe: - Contextualizar competências, habilidades e conteúdos; -Para facilitar o entendimento do aluno - Evidenciar a importância do conteúdo; -Para motivar o estudo do aluno - Identificar a relação de seu conteúdo com o todo; -De modo a evidenciar o papel de sua disciplina entre todas as que constam na grade curricular e evidenciar como estas disciplinas se interrelacionam. - Estimular o aluno a procurar outras disciplinas para entender melhor a sua. As PCNs são como um guia da nova proposta de Educação e orienta professores e IEs em relação ao seu papel no ensino, mas sem a intenção de ser um passo-à-passo.

5 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física As noções de Representação e de Comunicação internas às disciplinas da área servem como base para que os alunos possam compreender as noções do segundo eixo: Investigação e Compreensão que fazem a interface com a área de Ciências da Natureza e Matemática. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

6 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Idéia Central das Divisões: O todo é maior que a soma das partes Respeita-se a diversidade de cada disciplina mas ligando seus conceitos interdisciplinarmente. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

7 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Utilização X Objetivo objetos de estudo I&C e C&S – Linguagem como instrumento construção e de comunicação dos saberes específicos. R&C – Linguagens e seus códigos como objeto de estudo. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

8 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Representação e Comunicação Busca entender: - A língua materna como geradora de sentido para a realizade; - Linguagem corporal; - A identidade cultural a partir da comparação das linguagens Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

9 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Desenvolvimento O desenvolvimento destas competências leva: - A melhor compreender o funcionamento das linguagens e códigos - Ao desenvolvimento das capacidades comunicativas - Ao desenvolvimento cognitivo Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

10 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Níveis de Coerência Interdisciplinares 1) Procedimentos analíticos (análise sintática, sintaxe visual, sintaxe das regras esportivas etc.); 2) Comparação com proc. analíticos de outras disciplinas (linguagem matemática, física, química etc.) 3) Os proc. analíticos favorecem a compreensão dos diversos tipos de discurso. Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural

11 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Revisão do Conceito de Conteúdo - Fatos e conceitos - Procedimentos e atitudes - Valores e Normas Não há desenvolvimento de competências sem se recorrer aos conteúdos.

12 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Linguagem Em L. Portuguesa e L. Estrangeiras Modernas a língua falada e escrita são os objetos de estudo. Nas Artes são as linguagens não-verbais. Em Ed. Física a linguagem corporal Em Informática a linguagem digital

13 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Texto “As linguagens só se concretizam em textos. (...)exige-se o domínio deo conceito de texto, em sentido amplo e não aquele que considera apenas a língua escrita ou falada.” Ex.: letra de música, número de dança, uma partida de determinado esporte; Hipertexto.

14 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplinas componentes da área: -Língua Portuguesa -Língua Estrangeira Moderna -Artes -Informática -Educação Física Três Eixos 1) Representação e Comunicação 2) Investigação e Compreensão 3) Contextualização Sociocultural Contexto - Particulariza a análise e interpretação - Define a validade (aceitabilidade) social ou não da foma escolhida.

15 Conceitos “Os conceitos podem ser considerados [como] as ferramentas com as quais executamos a ação de pensar” “Os conceitos são formados ao longo da história” Conceitos de “erro” no ensino de Português Conceitos dão significado aos fatos e dados pois permite interpretá-los Aprendizagem de Fatos e Conceitos Redes Conceituais CAMPO SEMÂNTICO panela fogão batata janela cozinha alho panela batata fogão

16 Representação e Comunicação Conceitos Fundamentais: Linguagens: Verbal e não-verbal Signo e Símbolo Denotação e Conotação Gramática Texto Interlocução, significação, dialogismo Competências e Habilidades associadas aos conceitos Utilizar linguagens nos três níveis de competência: interativa, gramatical e textual Ler e Interpretar Colocar-se como protagonista na produção e recepção de textos Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação em situações relevantes

17 Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês BorrachaEraserGomme MeninaGirlFille RatoMouseSouris CamaBedLit JanelaWindowFenêtre CanetaPenStylo LápisPencilCrayon TecladoKeyboardClavier

18 Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês LivroBookLivre RelógioClockHorloge FerroIronFer MuroWallMur SéculoCenturySiècle AmigoFriendAmi

19 Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês GloboGlobe GatoCatChat DiscoDiskDisque PapelPaperPapier BolaBallBallon MúsicaMusicMusique CiênciaScience CursoCourseCours

20 Linguagem Verbal e Não-Verbal “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”. PortuguêsInglêsFrancês Livr-ariaBookstoreLibr-airie BibliotecaLibr-aryBibliothèque

21 Linguagem Verbal e Não-Verbal O mesmo pode acontecer com: - Gestos das línguas de sinais -Gestos corporais mesmo que não linguísticos dentro de um contexto (finta, piscar de olhos etc.). - Mas não ocorre em algumas linguagens não-verbais: -Desenhos - Fotos -Pinturas

22 Signo e Símbolo “Capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los em sistemas arbitrários de representação que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade”.

23 Parâmetros Curriculares Nacionais

24 OBRIGADO PELA ATENÇÃO Thiago Oliveira Motta Sampaio


Carregar ppt "Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google