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Revisão de Relações Públicas

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Apresentação em tema: "Revisão de Relações Públicas"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão de Relações Públicas
Novembro/2010

2 O que é a área de Relações Públicas
É promover a aceitação da empresa ou organização perante os grupos de interesse, promovendo o relacionamento com todos estes grupos (públicos); Além de recolher opinião no sentido de aconselhar a administração de uma organização a seguir políticas de comunicação que visam a contribuir para um melhor entendimento da organização com os seus “públicos de interesse” e visa auxiliar a organização no alcance de seus objetivos. Interpreta e comunica aquilo que o público tem para dizer para organizações que, normalmente, não seriam sensíveis a essas manifestações, assim como comunica o que as organizações tem a dizer para o público.

3 Comunicação Integrada/Dirigida
A junção das três áreas de comunicação abaixo, permitem a uma organização se relacionar com seu universo de públicos e com a sociedade em geral. Comunicação interna; Comunicação mercadológica; Comunicação institucional.

4 Comunicação Interna "A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estimulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis" (Rhodia, 1985). As políticas e as estratégias têm de ser definidas e transparentes. Isso significa manter um diálogo aberto entre a direção e os empregados e possibilitar a existência de canais livres e eficientes de comunicação. Exemplos: mural; caixa de sugestões; manual do colaborador; redes formais e informais, e etc.

5 Comunicação mercadológica
A divulgação publicitária dos produtos ou serviços de uma empresa, está vinculada diretamente ao marketing de negócios. Ex: feiras e exposições, promoção de vendas e etc.

6 Comunicação institucional
Responsável pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativa forte e positiva de uma organização. Enfatiza os aspectos relacionados com a missão, a visão, os valores e a filosofia da organização

7 Barreiras na comunicação
Pessoais: as pessoas podem facilitar ou dificultar as comunicações - tudo dependerá da personalidade de cada um. Administrativas/burocráticas: decorrem das formas como as organizações atuam e processam suas informações. Excesso e sobrecarga de informações: sobrecarga de informações de toda ordem e nas mais variadas formas, a falta de seleção e de prioridades acaba confundindo o público em vez de propiciar uma comunicação eficaz. Informações incompletas e parciais: Ao recebermos informações, podemos fazer uma audição seletiva, bloqueando informações que contrariam as percepções preconcebidas e aquelas que acreditamos como verdadeiras a partir de nossas crenças e nossos valores.

8 Há quatro teorias que indicam possíveis funções essenciais para o processo de planejamento e gestão das relações públicas nas organizações: Função Administrativa (teoria interorganizacional): é a função de gerenciamento que ajuda a estabelecer e manter canais mútuos de comunicação, buscam criar e assegurar relações confiantes ou formas de credibilidade entre as organizações e os públicos com os quais elas se relacionam. Função Estratégica (teoria de gerenciamento): ajudar as organizações a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do empreendimento (missão), quais são os seus valores, no que acreditam e o que cultivam, bem como a definir uma identidade própria e como querem ser vistas no futuro. Função Mediadora (teoria da comunicação): busca o equilíbrio entre os interesses das organizações e os de seus públicos, intermediando as relações das organizações com a sociedade e propiciando o diálogo através da"comunicação bidirecional", onde uma organização se certifica ou experimenta as atitudes do público. Função Política (teoria de conflitos-resoluções): as organizações estão sujeitas a muitos tipos possíveis de crises, sendo necessário que contem com estratégias para prevenir-se contra elas ou saná-Ias de forma eficiente, caso ocorram. Ex: mundo físico (terremoto e etc), tecnológicas (acidentes aéreos ou industriais e etc), clima humano (passeatas, manifestações e etc), malevolência (espiagem e etc) e etc.

9 Apoio a algumas áreas da Empresa
O conhecimento de Relações Públicas, pode apoiar áreas como a do Marketing e Recursos Humanos dentro das organizações. Apoio ao Marketing: Utilizam pesquisas e planejamentos para direcionar de forma mais eficiente, eficaz e efetiva as respectivas atividades, com vistas no alcance dos objetivos globais das organizações. Como: identificando os públicos, supervisionando e coordenando comunicação para o público e prevendo e gerenciando conflitos e crises dentro de várias categorias, sindicatos, empregados e etc. Apoio ao Recursos Humanos: realizando atividades que estimulem a participação, a integração e o interesse do funcionário na organização, tornando-o um co-participante ativo de sua vida

10 Grupos de Interesse em RP
Interno Externo Misto Intermediário

11 Interno Agrupamento espontâneo, originário de pessoas e dos grupos ligados a empresa por relações funcionais oficializadas, que caracterizem um “empregador” e o “empregado”. Mesmo que o contato cotidiano seja insignificante, todo e qualquer contratado será enquadrado como público interno. Administração superior; Empregados; Funcionários terceirizados; Familiares e dependentes;

12 Comunicação para o público interno
Manual de integração do novo colaborador; Redes formais e informais; Mural; Caixinha de Sugestões; Jornal interno e etc

13 Externo Comunidade; Grupos organizados (lideranças comunitárias);
Escolas; Celebridades; Imprensa em geral; Governo; Concorrentes e competidores; Consumidores;

14 Comunicação para o público externo
Comunidade Contribuições para instituições de caridade. Reuniões com os líderes da comunidade. Consumidor Desenvolver pesquisas entre consumidores, para compreender o nível de satisfação. Governo Informar os diversos setores governamentais sobre a política, as atividades e o progresso da empresa. Cooperar com os legislativos na formulação de legislação construtiva.

15 Comunicação para o público externo
Imprensa Entrevista coletiva: somente quando existe uma notícia realmente importante para os veículos de comunicação em geral ou especializados. Assessoria de Imprensa: facilita o encaminhamento de informa­ções da empresa para os jornalistas. Porta-Vozes: profissional na empresa que possa atender corretamente os veículos de comunicação, de forma eficiente. Press-Release: comunicado a imprensa em forma de notícia.

16 Agrupamento de público que tem feições de público interno e externo.
Misto Agrupamento de público que tem feições de público interno e externo. Investidores; Fornecedores;

17 Comunicação para o público misto
Investidores Dispor de meios específicos para o atendimento dos pedidos de informações de seus investidores - carta, telefonema, , homepage (Relações com o Investidor). Os dados devem ser fornecidos com presteza, cortesia e absoluta exatidão. Envio de relatórios e reuniões realizadas. Fornecedores Cada empresa deve estabelecer qual será a pessoa certa para conversar com os representantes dos fornecedores. Na atualidade, por existir fornecedores mundiais, as empresas agilizam seus trabalhos ao incluir a Internet como ferramenta de aproximação e de exibição de possibilidades. Como estabelecer a comunicação, através de: entrevistas pessoais, política de portas abertas, visitas às instalações dos fornecedores, palestras, filmes, anúncios, rela­tório anual, correspondência, prêmios, eventos especiais.

18 Intermediário Assim como os fornecedores, eles servem como “ponte” entre várias empresas, e entre a empresa e seus consumidores Atacadistas; Distribuidores; Revendedores.

19 Comunicação para o público intermediário
Atacadistas/Distribuidores e Revendedores Quase sempre, o único contato que os consumidores têm com os fabricantes se processa por meio dos intermediários - distribuidores, representantes, concessionários (atacadistas) e revendedores (varejistas). Aos olhos dos consumidores, o conjunto de intermediários representa a própria fábrica. Deve-se: motivar para que o revendedor se sinta parte da empresa, considerar o revendedor um “sócio” da companhia; As ações e os meios de comunicação para os revendedores podem ser: assistência e assessoria administrativa e publi­citária, contatos pessoais, cursos de treinamento (na fábrica), reuniões, manuais, revistas, filmes, exposições e mostras, correspondência, prêmios.

20 Exercícios de Revisão Novembro/2010

21 1) Qual o objetivo da área de Relações Públicas dentro de uma organização?

22 2) Explique as três áreas da comunicação integrada/dirigida que contribuem para uma comunicação sinérgica dentro de uma organização.

23 3) Conforme visto em aula, dê exemplo de uma barreira na comunicação organizacional.

24 4) Escolha uma função das teorias essenciais e explique através de um exemplo, qual a contribuição desta “função” para o processo de planejamento e gestão das relações públicas nas organizações:

25 5) Identifique quais são os “grupos” considerados na área de Relações Públicas e explique uma comunicação que pode ser estabelecida para cada um dos grupos observados:


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