A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo - Ausculta pulmonar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo - Ausculta pulmonar"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo - Ausculta pulmonar
Conteúdo - Palpação de ossos e músculos respiratórios Conteúdo - Percussão torácica Conteúdo - Frêmito toraco vocal Conteúdo - Cirtometria de tórax Conteúdo - Ângulo de Charpy

2 Orientações para o paciente.
AUSCULTA PULMONAR Ausculta é o método semiológico básico no exame físico dos pulmões realizada com o auxílio de um estetoscópio. As principais fontes sonoras do tórax são o coração e os pulmões. Entretanto, a traquéia, os brônquios, a pleura, o pericárdio, os grossos vasos e o esôfago podem gerar sons. Orientações para o paciente.

3 AUSCULTA PULMONAR O Estetoscópio É o aparelho habitualmente utilizado para realizar a ausculta, biauricular, composto por três peças: receptora, condutora e auricular.

4 *Sons respiratórios normais:
AUSCULTA PULMONAR *Sons respiratórios normais: Murmúrio vesicular (MV): quando se ausculta o tórax de um individuo normal, ouve um som murmurante, que na inspiração é mais longo e mais nítido e na expiração é mais curto, mas fraco e menos nítido.

5 AUSCULTA PULMONAR * Ruídos adventícios: quando os ruídos respiratórios não são audíveis em condições normais são denominados ruídos adventícios, podendo ser de origem da árvore brônquica, alvéolos ou espaço pleural. Os ruídos adventícios são classificados em secos (roncos e sibilos), úmidos (estertores creptantes e subcreptantes) e atrito pleural.

6 AUSCULTA PULMONAR Roncos: é um ruído de tonalidade grave predominantemente inspiratório, geralmente acompanhado de tosse . Sibilos: são ruídos de tonalidade aguda, predominantemente inspiratório, habitualmente referido pelo paciente como “chiado” ou “chiadeira”.

7 AUSCULTA PULMONAR Estertores subcreptantes: são ruídos descontínuos ouvidos na inspiração e na expiração. Estertores creptantes: São estertores úmidos e descontínuos, exclusivamente inspiratórios. Atrito pleural: é um estalido ou “som de couro” que ocorre a cada respiração mais intenso na inspiração quando as superfícies pleurais estão irritadas por inflamação, infecção ou neoplasia.

8 Percussão torácica Som maciço:percussão de regiões sólidos,desprovidas de ar(baço,fígado,músculo)O som maciço é acompanhado da sensação de dureza ou resistência. Som submaciço:percussão de regiões relativamente densas,com quantidades restrita de ar(intestino). Som timpânico:percussão de cavidades fechadas com qntidade considerável de ar.É acompanhado da sensação de elasticidade.intestino e estomago.

9 FREMITO TORACO VOCAL

10 Cirtometria de tórax

11 Ângulo de Charpy Torax normolineo- Ângulo igual à 90º
Torax longelineo – Ângulo menor do que 90º Torax brevilineo – Ângulo maior do que 90º.

12 AUSCULTA CARDIACA Foco pulmonar: localizado no 2º espaço intercostal esquerdo (2º EICE), junto à margem do esterno. Foco aórtico: localizado no 2º espaço intercostal direito (2º EICD), junto à margem do esterno. Foco tricúspide: localizado no 4º espaço intercostal esquerdo (4º EICD), junto à margem do esterno. Foco Aórtico Acessório: localizado no 3º espaço intercostal esquerdo (3º EICE), junto à margem do esterno. Foco Mitral: localizado no ápice, ou ictus cordis, no 4º e 5º espaços intercostais esquerdos entre a linhas mamilar e para-esternal.


Carregar ppt "Conteúdo - Ausculta pulmonar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google