A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giselda Costa - giseldacosta@hotmail.com LINC 2007 Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual Giselda Costa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giselda Costa - giseldacosta@hotmail.com LINC 2007 Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual Giselda Costa."— Transcrição da apresentação:

1 Giselda Costa - giseldacosta@hotmail.com
LINC 2007 Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual Giselda Costa -

2 Sumário Pensamento crítico Free e-book Letramento crítico Pergunta
Objetivo Videoclip: um texto multimodal Agência Saber construir perguntas Atividade crítica visual Discussão em pirâmides Avaliação em pares Conclusão

3 QR code – Apresentação online
Material disponível online Material available online

4 Pensamento Crítico Pensamento crítico é um raciocínio de complexidade superior que articula conhecimentos, experiências e competências intelectuais, apresentando-se como uma atividade reflexiva, que envolve aspetos cognitivos e afetivos. Alich, Pereira & Magalhães, 2014

5 Free e-book

6 Letramento Visual Letramento visual é um conjunto de habilidades que permite um indivíduo interpretar, compreender, analisar o contexto cultural, ético, estético e intelectual dos componentes envolvidos na produção e utilização de materiais visuais. Santos Costa, 2013

7 Os estudantes tenham mais experiências com letramento visual na escola, pois o desenvolvimento de competências visuais aumentam tanto a capacidade de construção de significado quanto do pensamento crítico. Williams, 2007.

8 Pergunta Como os professores podem ajudar os alunos a desenvolver o pensamento crítico usando o letramento visual?

9 Objetivo Sugerir um design de atividade explorando o gênero videoclip como um texto multimodal, exemplificando técnicas educacionais que podem ser incorporadas em sala de línguas.

10 Videoclip: um texto multimodal
A definição de multimodal do Grupo New London (1996) é a combinação de modos em uma única composição para ter significado. Mas para ser “um modo” é preciso haver um sentido cultural compartilhado dentro de uma comunidade e todos esses modos realizam funções sociais e são organizados para fazer sentido.

11 O designer cria estruturas de uma história imagética, através do qual ele expressa ações, eventos, pensamentos, emoções, sentimentos, estilo de vida, humor e valores. Muitas dessas histórias, no vídeo, aparentemente simples, fazem conexão com problemas culturais, políticos e sociais da nossa realidade.

12 Agência Agência é um efeito de energia. Para nossa investigação, agência é reconhecida na capacidade do sujeito perceber e refletir sobre seu comportamento e o comportamento do outro. É planejar, executar ações e modificá-las em respostas às ações percebidas em seu ambiente. Miller, 2009.

13 Saber construir perguntas
Veja a lista de questões da mesma forma que um mecânico vê uma caixa de ferramentas: todas as ferramentas necessárias estão lá, mas ele sabe qual ferramenta utilizar para determinado trabalho.

14 Atividade crítica visual
Pretty Hurts é uma canção da cantora norte-americana Beyoncé. A cantora aborda problemas enfrentados pelas mulheres nos dias atuais, como: a pressão por se manter sempre nos padrões de beleza, bulimia, abuso de drogas, uso indiscriminado de métodos cirúrgicos etc.

15 Formato 3gp

16 O crítico O crítico, neste trabalho, passa a ser visto como uma análise procurando descobrir os interesses sociais e políticos na produção e recepção das imagens em relação aos efeitos sociais, culturais, de poder e dominação no contexto de vida real dos alunos.

17 1- O que está acontecendo nessas imagens?

18 2-O que essas imagens significam para você?

19 3- Faça um breve resumo do que você consegue inferir sobre essas imagens .

20 4- Quem poderia ser o público principal dessa imagem?

21 5- Que tipo de comparação de igualdade a imagem está mostrando
5- Que tipo de comparação de igualdade a imagem está mostrando? Explique a metáfora.

22 Técnica: Discussão em Pirâmide
1- Pedir respostas individuais da atividade visual; 2- Reunir em pares para discutir as respostas e opiniões; 3- Formar grupos de quatro alunos e mais uma vez fazer debates sobre suas respostas; 4- Discutir as questões com toda a turma ou cada grupo fazer a sua apresentação.

23

24 Ao final deste processo, os alunos mais fracos podem se sentir um pouco mais confiantes em falar. Eles ouviram novas ideias dos pares e grupos. Dessa forma, eles não ficam mais focados em suas ideias originais, pois já defendem a ideia do grupo. Além disso, ao ouvirem outras argumentações no processo das discussões, os alunos aprendem novos vocabulários. Jordan, R.R, 1990.

25 Avaliação pelos pares Avaliação pelos pares é um processo no qual os alunos avaliam o trabalho de seus amigos por escrito ou oralmente. Ela se refere às muitas maneiras em que os alunos podem compartilhar o seu trabalho com os companheiros para feedback construtivo e, em seguida, usar esse feedback para rever e melhorar o seu trabalho.

26 Os alunos não aprendem avaliar a sua aprendizagem por conta própria
Os alunos não aprendem avaliar a sua aprendizagem por conta própria.As estratégias precisam ser ensinadas Exemplo de uma rubrica para sala de línguas.

27 Conclusão Promover o pensamento crítico do aluno: à medida que aprendem a ler e ver o trabalho dos seus colegas com um “olhar crítico”, eles podem começar a aplicar esse “olhar” para seus próprios trabalhos; Capacitar os alunos para assumir a responsabilidade e gerenciar sua própria aprendizagem;

28 Melhorar a aprendizagem dos alunos, através de troca de ideias;
Motivar os alunos a se envolverem com o conteúdo e com as apresentações dos pares; Promover o fenômeno da agência no estudante e no professor.

29 Santos Costa, 2013.

30 OBRIGADA !

31 Bibliografia JORDAN, R.R. ELT. Journal: Pyramid Discussions. Volume 44, Oxford: Oxford University Press MILLER, C. O que a automação pode nos dizer sobre a agência? IN: A. Dionisio e J. Hoffnagel (Orgs.). Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Universitária da UFPE, 2009, pp NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, WILLIAMS, T. L Reading the painting: Exploring visual literacy in the primary grades. The Reading Teacher, 60, ALICH, V., PEREIRA, S., MAGALHÃES, J. Promoção do pensamento crítico através de role play e contos infantis. O processo gato das botas. In R. M. Vieira, C. Tenreiro-Vieira, I. Sá-Chaves & C. Machado (Coords.), Pensamento crítico na educação: Perspetivas atuais no panorama internacional (pp ). Aveiro: UA Editora.2014.

32 Alguma pergunta?


Carregar ppt "Giselda Costa - giseldacosta@hotmail.com LINC 2007 Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual Giselda Costa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google