A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ac. Ibrahim Massuqueto Prof. Dr. Horacio Tamada Apresentador: Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ac. Ibrahim Massuqueto Prof. Dr. Horacio Tamada Apresentador: Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Ac. Ibrahim Massuqueto Prof. Dr. Horacio Tamada Apresentador: Orientador:

2

3 MÉTODO Hospital Governador Celso Ramos Foram estudados prospectivamente 200 pacientes adultos de ambos os sexos, com idades entre 15 e 86 anos. As medidas foram realizadas com régua milimétrica e nível d’água. Os pacientes foram posicionados em decúbito dorsal, sem travesseiro, sobre uma superfície plana.

4 MÉTODO A distância vertical - altura - entre tal superfície e os seguintes pontos foi registrada: 1) Superfície anterior do tórax, ao nível do 4º espaço intercostal anteriormente, ou seja, o diâmetro ântero-posterior do tórax; 2) Articulação acrômio-clavicular, com o ombro abduzido a 90º.

5

6

7

8 Os pacientes foram divididos em dois grupos: O grupo 1 (n = 120) – utilizado para a derivação de uma equação capaz de prever o nível flebostático – a partir da altura da articulação acrômio-clavicular e das variáveis antropométricas idade, sexo, peso e altura. O grupo 2 (n = 80) foi utilizado para validação da referida equação

9 No grupo 1 teste t de Student Foi derivada uma equação linear

10 No grupo 2 nível flebostático estimado a partir da equação foram comparados ao nível flebostático observado teste t de Student para amostras independente

11 Dados

12 Resultados O sexo e a altura foram rejeitados no processo de derivação da equação linear. A equação resultante da regressão linear múltipla foi NF= 49,57 + (0,19 x Idade) +(0,31 x Peso)+(0,20 x altura da articulação acrômio- clavicular).

13 Resultados O coeficiente de correlação (R)foi de0,61, o coeficiente de determinação(R2 ) foi de 0,37 e o erro padrão da estimativa foi de 9,39 mm. As médias e respectivos desvios padrão das alturas medidas e estimadas do ponto flebostático foram 88,84 ± 10,83 mm e 90,98 ± 6,14 mm (p = 0,12).

14 Discussão A análise do diagrama de Bland e Altman diferença média entre as estimativas e as medidas do nível flebostático situou-se próxima a zero (2,79 mm) O intervalo de 95% de confiança desta diferença média situou-se entre 1,09 e 4,49 mm

15

16 Conclusão É possível concluir que o ponto de referência alternativo calculado pela equação linear múltipla derivada neste estudo é capaz de estimar o nível flebostático com precisão clinicamente aceitável.

17 Obrigado!! Boa noite


Carregar ppt "Ac. Ibrahim Massuqueto Prof. Dr. Horacio Tamada Apresentador: Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google