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RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.

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Apresentação em tema: "RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico

2 RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES O surgimento de organizações envolvidas em redes de negócios, vinculadas por várias formas de aliança, vem se tornando um desenvolvimento estratégico dominante em muitos setores da economia fazendo com que suas organizações passem a ser verticalmente desintegradas. As funções de desenvolvimento de produto, de manufatura e distribuição estão sendo enlaçadas em sistemas por uma variedade de novos mecanismos de mercado, pelas parcerias de mercado, de alianças estratégicas, associações, redes network), joint ventures, dentre outros.

3 Análise do ambiente competitivo e de relacionamento Análise estrutural do setor Nível de rivalidade Ameaça de entradas Ameaça de substitutos O poder de compra do comprador O poder de negociação do fornecedor Análise de relacionamento Relacionamento institucional Relacionamento funcional Relacionamento competitivo Públicos relevantes Público mútuo Público almejado Público indesejável Gestão das relações Fusões Aquisições Join ventures Parcerias Alianças Estratégicas Operacionalização das relações

4 TIPOS DE RELAÇÕES ALIANÇAS: são redes de grande integração, porem sem grande controle entre organizações constituintes, Ou seja, cada uma mantém suas estratégias individuais e compartilham um projeto específico para melhor posicionamento. Como é o caso das grandes montadoras de veículos com as seguradoras; programa de milhagem das companhias aéreas. Ex: Ford e Caterpillar com a SAP - para desenvolver solução de gestão de peças em nível mundial JOINT VENTURES: são alianças nas quais as propriedades de um projeto ou operação são compartilhadas entre as organizações envolvidas. Empreendem uma atividade econômica conjuntamente. Ex: AUTOLATINA - Ford e a Wolkswagem utilizaram as mesmas bases produtivas e centros de controle para explorar o mercado brasileiro PARCERIAS: são relacionamentos que envolvem um relacionamento mais próximo entre organizações, podendo ser de curto prazo com coordenação limitada ou de longo prazo de modo integrado. Às vezes, essa integração é tão efetiva que as parcerias são consideradas permanentes e as organizações parceiras se vêem como extensões. Ex: Contratos de qualidade assegurada - esses impedem que no recebimento de materiais eles precisem ser analisados antes de seguirem para o processo. AQUISIÇÕES: refere-se apenas à aquisição total ou parcial do capital de uma empresa. Ex: Pronor pela Dow química - para explorar o segmento de PU ( base para um tipo especial de plástico ). FUSÕES : É a união de duas ou mais companhias que se extinguem formando uma nova e única grande empresa, que as sucede em direitos e obrigações onde o controle administrativo fica ao encargo da empresa que se apresentar maior ou da mais próspera delas. Ex: BRF Brasil foods - Perdigão e Sadia / Itaú e Unibanco – Itaú Unibanco Holding

5 AE relacionadas à Cadeia de Suprimentos Parcerias Varejista-Fornecedor (PVF) O fornecedor gerencia uma parte do negócio varejista. Logística Terceirizada (LT) Provedores logísticos assumindo responsabilidades SCM. Integração do Distribuidor ID Os fabricantes coordenam os distribuidores a habilitá-los em diferentes áreas de expertise; compartilhamento de riscos entre vários distribuidores.

6 OBJETIVOS DAS RELAÇÕES – Acrescentando valor aos produtos – Ampliando o acesso ao mercado – Fortalecendo as Operações – Acrescentando força tecnológica – Ampliando a capacidade de crescimento estratégico – Ampliando as competências organizacionais – Conferindo capacidade financeira – criar novos produtos e serviços dentro de uma indústria já existente; – formar alianças ímpares, a fim de casar fornecimento e demanda; – desenvolver respostas criativas diante da crescente demanda de seus clientes por qualidade, rapidez e conveniência; – gerar novas fontes de lucro e entrar em novos mercados – com baixo risco; – elaborar parcerias do tipo ganha-ganha – e não apenas intercâmbio de serviços; – utilizar a pesquisa para antecipar e vencer a resistência de parceiros em potencial. – transformar a bagagem de conhecimento de sua empresa em novos produtos baseados na informação; – juntar-se a uma outra empresa de tecnologia, a fim de atingir novos mercados; – tornar sua organização mais empreendedora; – alinhar sua empresa com uma outra de porte e cultura diferentes.


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