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As emoções no local de trabalho

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Apresentação em tema: "As emoções no local de trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 As emoções no local de trabalho
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto ICEA – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas As emoções no local de trabalho Eva Bessa Soares

2 O que é personalidade? “É o conjunto de
características cognitivas, afetivas e físicas de um indivíduo que expressa seu modo de se expressar ao mundo. Ela é formada através dos anos a partir da estrutura básica herdada geneticamente e através das experiências de vida da pessoa”. (SINGER, 1986)

3 Fatores que influenciam a formação da personalidade:
Hereditariedade - Determinação sexual (feminino ou masculino), constituição física (cor da pele, do cabelo, etc.). Meio social – Família e grupos dos quais a pessoa participa influenciam as capacidades cognitivas, lingüísticas, processos de autonomia, de socialização. Experiências pessoais – Sejam elas positivas ou negativas (mortes, doenças, mudanças de residências, de escola).

4 A personalidade comporta:
Temperamento: é como o corpo reage fisiologicamente aos estímulos. É a disposição inata e particular de cada pessoa, pronta a reagir aos estímulos ambientais: calmo agitado Caráter: é a forma como a pessoa se mostra ao mundo com seu temperamento e sua personalidade. É a expressão da personalidade por meio de atitudes

5 O que são emoções? Emoção é um estado Emoções não temporário,
são sentimentos Emoção é um estado temporário, marcado por modificações fisiológicas. É causada por situações novas ou inesperadas. Sentimento é um estado afetivo menos intenso e mais duradouro do que a emoção. Suas modificações fisiológicas também são mais suaves. Mas ele tem um significado muito forte para quem o experimenta.

6 Emoções São direcionadas a alguém ou a alguma coisa.
Ex.: você demonstra emoção quando está feliz com alguma coisa, bravo com alguém, com medo de algo.

7 Humores São sentimentos menos intensos que as emoções e não possuem estímulo contextual. Eles não são direcionados a objetos ou pessoas.

8 As emoções podem transformar-se em humores quando perdem o foco do objeto contextual.
Quando um colega de trabalho o critica pela forma como atendeu um cliente, você pode ficar zangado com ele. Você demonstra emoção (raiva) em relação a um objeto específico (seu colega).

9 Mais tarde, no mesmo dia, você pode se sentir irritado, de maneira geral. Não consegue atribuir essa sensação a nenhum episódio específico, apenas se sente esquisito. Esse estado de espírito descreve o humor.

10 Emoções fundamentais:
Tristeza Alegria Raiva Medo

11 Há autores que afirmam que as emoções universais são:
Felicidade Tristeza Raiva Medo Surpresa Desagrado.

12 Continuum de emoções Fatores culturais afetam a interpretação.
felicidade ---- surpresa ---- medo--- tristeza --- raiva --- desagrado Fonte: WOODWORTH (1938) citado por ROBBINS (2004, P.40) Quanto mais próximas uma da outra duas emoções estiverem nesse continuum, mais provavelmente serão confundidas pelas pessoas. Ex.: felicidade e surpresa raiva e desagrado Fatores culturais afetam a interpretação.

13 Como as emoções manifestam-se no contexto de trabalho?
Ex.: raiva (após avaliação negativa) medo (diante de novas responsabilidades) alegria (após comunicado de uma promoção ou aumento salarial)

14 Emoções e cultura No Brasil, os funcionários que atendem ao público são instruídos a sorrirem durante o trabalho. Em Israel, os caixas de supermercado sorridentes são considerados inexperientes. Eles são instruídos a ficarem sérios. Nas culturas muçulmanas, o sorriso é associado a interesse sexual. As mulheres são instruídas a não sorrirem para os homens.

15 Esses dados ilustram a necessidade de levar em conta os fatores culturais que influenciam o que é considerado emocionalmente apropriado. As culturas diferem em relação à interpretação das emoções. Algumas culturas não possuem palavras para descrever ansiedade, depressão e culpa.

16 A personalidade exerce influência marcante sobre o comportamento da pessoa no trabalho.

17 Comportamentos típicos :
Não assertivo Assertivo Agressivo

18 Personalidade e emoções:
O indivíduo com uma personalidade madura manifesta suas emoções de forma assertiva (condizente com a situação).

19 Ajustando personalidade e trabalho
A personalidade diverge de uma pessoa para outra, por isso cada trabalhador apresenta características distintas. Vários esforços tem sido empreendidos ao longo dos anos, por pesquisadores, buscando adequar o trabalho ao tipo de personalidade.

20 Há uma tese que defende que a satisfação e a propensão a abandonar um emprego dependem do grau de sucesso que a pessoa consegue ao ajustar sua personalidade ao ambiente ocupacional.

21 A teoria sustenta que a satisfação é maior e a rotatividade é mais baixa quando a personalidade e o trabalho estão em sintonia.

22 Emoções Constituem um fator importante no comportamento dos funcionários. Desde o final do século XIX e o aparecimento da Administração Científica, as organizações tem sido concebidas com o objetivo específico de tentar controlar as emoções. Por que controlar as emoções?

23 Qual a diferença entre controlar e administrar as emoções?

24 Uma empresa bem administrada seria aquela capaz de eliminar, com sucesso, as frustrações, medos, raiva, amor, ódio, ressentimentos e outros.

25 A empresa deveria sempre agir com racionalidade.
Mesmo sabendo que as emoções e sentimentos são inseparáveis da vida diária, pesquisadores e executivos tentavam criar organizações desprovidas de emoções.

26 Acreditava-se que as emoções de qualquer tipo são destrutivas.
Algumas emoções, se expressadas na hora errada, com a pessoa inadequada, podem comprometer o desempenho

27 É preciso enfatizar que todas as pessoas carregam um componente emocional todos os dias quando vão trabalhar ou para qualquer outro lugar.

28 Esforço emocional Todo trabalhador despende esforço físico e mental quando coloca seu corpo e sua capacidade cognitiva na realização de uma tarefa. Contudo, muitos trabalhos requerem esforço emocional. Isso ocorre quando o trabalhador expressa emoções desejáveis nas relações interpessoais.

29 Esforço emocional Foi desenvolvido no contexto do trabalho no setor de serviços. Espera-se que recepcionistas sejam alegres, atendentes de serviço fúnebre revelem tristeza, médicos sejam neutros emocionalmente.

30 Espera-se que que todas as pessoas sejam gentis no trato com os colegas e clientes. Que os líderes utilizem o esforço emocional para obter o comprometimento dos liderados.

31 O esforço emocional cria dilemas para os trabalhadores quando suas atribuições exigem que demonstrem emoções incongruentes com o que estão sentindo. Essa é uma situação muito comum nos dias atuais. Ex.: nem sempre todos os colegas de trabalho conseguem amigavelmente, no entanto, normalmente são obrigados a fingir simpatia nas interações cotidianas.

32 Emoções sentidas e emoções demonstradas

33 Emoções sentidas: são genuínas para as pessoas
Emoções demonstradas: são as requeridas para determinada função. Elas são aprendidas. Ex.: o ritual de expressão de felicidade no rosto da segunda concorrente a ser chamada no final de um concurso de miss é produto de uma regra de comportamento, segunda a qual as perdedoras devem esconder sua decepção sob uma máscara de alegria.

34 É esperado que demonstremos tristeza em funerais, mesmo que nossa opinião sobre o falecido seja péssima.

35 Nas empresas, com muita frequência, os papéis que as pessoas desempenham exigem que elas demonstrem comportamentos emocionais capazes de esconder os verdadeiros sentimentos.

36 Inteligência Emocional
É um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções próprias e das pessoas à sua volta. O conceito de Inteligência Emocional originou em 1985 com Wayne Payne, mas foi popularizado por Daniel Goleman em1995.

37 Inteligência Emocional
É saber usar suas emoções de forma inteligente (na hora certa, com a pessoa diretamente envolvida e da maneira correta).

38 Inteligência emocional:
É uma forma inteligente de fazer as emoções trabalharem a seu favor. (WEISINGER, 2001)

39 A inteligência emocional consiste em:
Capacidades, habilidades e competência não cognitivas que influenciam a capacitação de uma pessoa em lidar com o sucesso, as demandas e as pressões do ambiente. Ela é composta de cinco dimensões.

40 Os cinco componentes da Inteligência Emocional:
Definição Característica Auto conhecimento Capacidade de reconhecer e compreender suas emoções. Perceber o efeito delas sobre si e em relação às pessoas. AUTOCONFIANÇA REALISTA CAPACIDADE DE RIR DE SI MESMO

41 AUTO CONTROLE CARACTERISTÍCA DEFINIÇÃO CONFIANÇA SEGURANÇA
BEM-ESTAR NA AMBIGÜIDADE ABERTURA A MUDANÇAS Capacidade de administrar suas emoções pensando antes de agir.

42 AUTO MOTIVAÇÃO DEFINIÇÃO CARACTERISTÍCA
GRANDE INTERESSE EM ALCANÇAR OBJETIVOS OTIMISMO DIANTE DO FRACASSSO COMPROMETI-MENTO COM A EMPRESA AUTO MOTIVAÇÃO Motivação pelo trabalho não por questões financeiras ou pelo status. Investe nos objetivos com energia e persistência.

43 EMPATIA DEFINIÇÃO CARACTERISTÍCA SENSIBILIDADE Capacidade para
PARA LIDAR COM PESSOAS HABILIDADE PARA LIDERANÇA EMPATIA Capacidade para compreender as emoções das pessoas e habilidade para tratá-las de acordo com suas reações emocionais.

44 CARACTERÍSTICA DEFINIÇÃO PERSUASÃO HABILIDADE PARA CONSTRUIR EQUIPES E LIDERÁ-LAS FACILIDADE PARA TRABALHAR EM EQUIPE COMPETÊNCIA PARA ADMINSTRAR RELACIONAMENTOS HABILIDADE PARA ENCONTRAR PONTOS EM COMUM E CULTIVAR AFINIDADES SOCIABILIDADE

45 (Q.E.) Quociente emocional:
Cada pessoa tem uma personalidade única. Por isso, às vezes, há dificuldade nas relações no trabalho. O Q.E. pode e deve ser desenvolvido através de estímulos. É o maior responsável pelos nossos sucessos e nossos fracassos.

46 Inteligência emocional e trabalho:
Toda atividade profissional requer certa “dose” de inteligência emocional. Mesmo se você não interagir com pessoas, necessitará administrar bem suas emoções para conviver bem consigo.

47 Inteligência emocional e trabalho:
O desenvolvimento da Inteligência Emocional pode contribuir muito para um bom relacionamento interpessoal no trabalho. Ela melhora a comunicação, a administração de conflitos, a liderança, o trabalho em equipe como um todo).

48 Doe um pouco do seu tempo. Esqueça um pouco de si.

49 Invista em qualidade de vida
(atividades físicas, alimentação adequada, lazer). Tente diminuir as preocupações. Se necessário, busque ajuda de profissionais.

50 Aplicações do estudo das emoções ao Comportamento Organizacional:
O conhecimento das emoções pode nos ajudar a entender melhor: a liderança, os conflitos interpessoais e os desvios de comportamento no ambiente de trabalho.

51 Bibliografia: ANTUNES, C. A Inteligência emocional na construção do novo eu. Petrópolis: Vozes, 1997. GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. R.J. Ed. Objetiva, 1996. NOVAIS, F. Psicologia, personalidade e liderança. São Leopoldo: Rotermund, 1977. ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2004.


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