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PublicouLuca Cotta Alterado mais de 10 anos atrás
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CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA Beckett e o Teatro do Absurdo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO - LICENCIATURA História do Teatro IV Beckett e o Teatro do Absurdo Professora: Marina de Oliveira
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Teatro do absurdo Expressão criada, em 1961, pelo teórico Martin Esslin, para definir o teatro proposto por autores como Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Arthur Adamov e Jean Genet, entre outros. Tem seu auge na década de 1950.
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Características do teatro do absurdo
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Reage contra a camisa-de-força do realismo, apresentando situações inusitadas ou ilógicas;
Esperando Godot, 1956
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Não pretende contar uma história, mas comunicar uma configuração de imagens poéticas;
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Tende a ter uma estrutura circular, terminando como começou ou progredindo apenas para uma crescente intensificação da situação inicial; montagem da Boa Companhia de 2007, Centro Cultural São Paulo
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Não propõe teses nem debate proposições ideológicas;
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Expressa trágica sensação de perda diante do desabamento de certezas absolutas;
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Apresenta uma linguagem que não tem sentido convencional
Apresenta uma linguagem que não tem sentido convencional. No lugar da lógica discursiva, instaura-se a lógica poética da associação ou da assonância, abrindo uma nova dimensão no palco; Paris, France, 1 June 1956: Jean Martin (L) and Albert Remy in the play 'Waiting for Godot'
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Transcende as categorias da tragédia e da comédia, combinando o riso com o terror;
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Homem é confrontado com a realidade última de sua condição;
Esperando Godot, 1956
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Paradoxalmente, toca a esfera religiosa ou, melhor dizendo, a dimensão metafísica;
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Alguns influenciadores da estética absurda
James Joyce (1882 – 1941) Alfred Jarry - Ubu rei (1896) O surrealismo Franz Kafka (1883 – 1924) Albert Camus ( ) O cubismo e a pintura abstrata A descrença religiosa ou o ceticismo do homem após duas guerras mundiais
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Diferença entre a perspectiva absurda e a existencialista
Sartre e Camus apresentam a sua noção da irracionalidade da condição humana sob forma de raciocínio extremamente lúcido e logicamente construído, enquanto o Teatro do Absurdo procura expressar a sua noção da falta de sentido da condição humana e da insuficiência da atitude racional por um repúdio aberto dos recursos racionais e do pensamento discursivo.
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Waiting for Godot Production at the Salzburger Festspiele, Landestheater, Salzburg, 1970;
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Waiting for Godot Production at Ha'Teatron Haleumi Habimah in Tel-Aviv, 1968; designed by Igael Tumarkin and directed by Yossi Yzraely
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Samuel Beckett (1906 – 1989)
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Fontes ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. Imagens da internet. (algumas sem referência)
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