A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Engenheirando” a Geração Y

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Engenheirando” a Geração Y"— Transcrição da apresentação:

1 “Engenheirando” a Geração Y
Eng. José Otávio Simões Outubro/2015

2 Minha Turma da Geração Y !!
Caue 1985/Y Marcio 1972/Y- Mauricio 1984/Y João 1984/Y Simões 1958/x+ Minha Turma da Geração Y !!

3 “Nascida” em 2009, a partir de Gestor Consultoria e PC4 Comunicações, para atuar na área de Eficiência Energética, focada nas Concessionarias de Energia, atualmente a 3E Engenharia executa projetos em diversos estados do Brasil, com presença física na maioria das localidades.  Modelo de gestão baseado em projetos: Matriz – SP (Sorocaba); Filiais (Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Sergipe e Mato Grosso); Unidades Operacionais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; 250 colaboradores (Out/2015)

4 Qual a sua Turma ??? Nota: Uma vez que não há consenso sobre os anos limítrofes de cada geração, a tabela apresenta uma média simples das datas mais comuns, exibindo na legenda concepções mais abrangentes e mais restritas de cada caso.

5 ... A Geração Y, também chamada geração do milênio (Millennials) ou geração da Internet.
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio da virtualidade como sistema de interação social e midiática, e em parte, no nível das relações de trabalho. Se a geração X foi concebida na transição para o novo mundo tecnológico, a geração Y foi a primeira verdadeiramente nascida neste meio, mesmo que incipiente, representava, em 2012, cerca de 20% da população global.

6 Há uma diferença significativa entre as modalidades de prosperidade econômica e níveis de interação material mundiais, quando comparadas as duas gerações (x e Y). Na primeira, a quantidade de elementos lúdicos, de brinquedos, artefatos e eletrodomésticos ou qualquer nível de produto na cadeia social é muito menor que na segunda, e em contrapartida, mais duradouro e predisposto à manutenção ao invés do descarte e atualização (update).

7 Estas diferenças econômicas produziram, com efeito, uma geração familiarizada com a baixa durabilidade e efemeridade dos produtos. Neste novo ambiente volátil, onde podemos assistir a queda de diversas profissões e a relativização de outras, a lógica do trabalho até então conhecida das profissões e carreiras adquiriu novo significado e grau de comprometimento.

8 A geração Y foi desta forma, superexposta a novo nível de informação, afastada dos trabalhos braçais e sobrecarregada de "prêmios" e facilidades materiais em troca de pouco ou nenhum esforço. Em parte este processo ocorreu devido a uma aparente compensação a partir dos pais, originários da geração X, possivelmente tentando compensar a lacuna material pelo qual podem ter passado, se comparadas as prosperidades econômicas da geração X com a da Y. Ao mesmo tempo, possivelmente tentando viver um nível de materialismo econômico através de seus filhos e netos

9 Cresceram num mundo digital e estão, desde sempre, familiarizados com dispositivos móveis e comunicação em tempo real, como tal são um tipo de consumidores exigentes, informados e com peso na tomada de decisões de compra. São a primeira geração verdadeiramente globalizada, cresceram com a tecnologia e usam-na desde a primeira infância.

10 A Internet é, para eles, uma necessidade essencial e, com base no seu acesso facilitado, desenvolveram uma grande capacidade em estabelecer e manter relações pessoais próximas, ainda que à distância. Ligam-se e comunicam-se entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, permitindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar e criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais.

11 Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades,
fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem sem esforço ou prazos consideráveis, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e desejam salários ambiciosos desde cedo, em geral com a suposição de que conhecimento e currículo técnico tornam desnecessários outros atributos profissionais. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional, ou em função de uma evasão de dificuldades típicas de muitas carreiras.

12 A discrepância na percepção do significado sobre o trabalho e carreira é evidente em diversos foruns na internet, onde se pode observar o confronto de gerações e o discurso divergente, em geral, criticando a postura da geração Y como "sem interesse" e diversos outros adjetivos.

13 Mas se engana quem pensa que na Geração Y tudo são só flores.....
Nascidos numa época de pós-utopias e modificação de visões políticas e existenciais, a chamada Geração Y cresceu em meio a um crescente individualismo e extremada competição. Como as informações aparecem numa progressão geométrica e circulam a uma velocidade e tempo jamais vistos, o conhecimento tende a ser encarado com superficialidade.

14 .. E dai ?

15 Chegamos ao ponto !!

16 Convivência é a Chave do Sucesso !!

17

18 Quem vai ficar no comando .. A Geração Y ?

19 Incentivos Geração Y

20

21

22

23

24

25

26

27 Como eu faço isso acontecer na Engenharia Elétrica ?

28 Como seria o mundo sem Engenheiros ?

29 “Engenheirando” a Geração Y
Obrigado ! Eng. José Otávio Simões Skype: otavio.simoes


Carregar ppt "“Engenheirando” a Geração Y"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google