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PublicouAdelino Cruz Martins Alterado mais de 8 anos atrás
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Diagnóstico para Elaboração de Plano de Trabalho 1
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Dr. Rui Carlos Botter 2 Painel: Logística Portuária Desempenho Logístico Portuário 2 Florianópolis, 03 de dezembro de 2015
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Portfólio de Projetos A área portuária deverá atrair no próximos anos muitos investimentos; Motivos para tal não faltam, como por exemplo: aumento da demanda com a retomada do crescimento, disponibilidade de áreas nos portos organizados, a procura por autorizações de Terminais Privativos, entre outros INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO
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Portfólio de Projetos A CNI em seu trabalho divulgado em 26/10/2015, aponta para mais de 20 projetos portuários http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2015/10/1,75244/logistica-do-sudeste-necessita-de-r-63-2- bilhoes-em-investimentos-ate-2020-para-garantir-escoamento-eficiente-da-producao.html INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO
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Portfólio de Projetos Acompanhando essa tendência de crescimento portuário, algumas indagações serão feitas: quais desafios são esperados? como o setor deve se preparar? como será a relação público-privada? INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO
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Portfólio de Projetos “Abrimos o mercado para um produto que podia valer pouco, mas a ideia era ganhar dinheiro com a logística, transformando uma distância física (a rota Brasil-Japão- Brasil) numa distância econômica “ Eliezer Batista HISTÓRICO DA LOGÍSTICA COM O SETOR DE TRANSPORTE E OS PORTOS
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Portfólio de Projetos Qual a missão da Logística Marítima e Portuária?
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Portfólio de Projetos TEM A MISSÃO DE INDICAR: O QUE? QUANTO? QUANDO? ONDE? COMO? COMPRAR TRANSPORTAR ARMAZENAR ATENDER À DEMANDA Ou seja, logística é muito mais abrangente do que transportar cargas
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Portfólio de Projetos “Gestão da Cadeia de Suprimentos é a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o cliente” Supply Chain Management Cabe observar que em qualquer CS os terminais são extremamentes importantes como elo de ligação entre os modais
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Portfólio de Projetos Visão do CILIP sobre Sistemas Portuários
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Portfólio de Projetos Previsão de Demanda (Indutora de desenvolvimento)
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Portfólio de Projetos EIXO DA MINERAÇÃO
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Portfólio de Projetos Mineral Produção em 2011 (1.000 ton) (A) Acréscimos até 2016 (1.000 ton) (B) Produção Prevista em 2016 (C)=(A+B) Variação (C/A) Agregados 673.000176.000849.00026% Ferro467.000353.000820.00076% Bauxita31.0007.00038.000 23% Manganês2.6004003.000 15% Fosfato1.8007002.500 39% Cobre400200600 50% Potássio2902.1102.400 728% Zinco28565350 23% Nióbio9030120 33% Níquel7030100 43% Ouro0,0660,0290,095 44% EXPECTATIVA DE AUMENTO DE PRODUÇÃO MINERAL BRASIL ATÉ 2016 Fonte: IBRAM estimativas Total 2016: ±1,700 bilhão de toneladas Curiosidade: Somente as 200 maiores minas do Brasil movimentam cerca de 764 milhões de toneladas ROM. O Brasil deve colher, na safra 2012/2013, mais de 183,5 milhões de toneladas de grãos, aumento de 10,5% em relação à safra anterior.
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Portfólio de Projetos EIXO DOS GRÃOS
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Portfólio de Projetos Projeção da produção de soja. 15
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Portfólio de Projetos EIXO DA CONTEINIRIZAÇÃO
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Portfólio de Projetos Projeção da movimentação de contêineres no Brasil. Fonte: ILOS
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Portfólio de Projetos 18 Evolução da Operação Portuária Brasil e Mundo Orientador: Prof. Dr. Rui Carlos Botter Acompanham os navios Acompanham os equipamentos e terminais portuários Cresce a complexidade Cresce o Comércio
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Portfólio de Projetos 19 A indústria marítima, em especial o mercado de transporte de cargas em contêineres foi o que mais cresceu e continuará crescendo, principalmente em razão dos seguintes fatores: 1.Contínua expansão da contêinerização nos países desenvolvidos e em desenvolvimento; 2.Aumento do comércio de mercadorias de maior valor agregado; 3.Intensificação do processo de globalização 4.Crescimento no tamanho dos navios e consequente aumento de transbordo e dos serviços de navios feeder. Contudo cabe completar com novos fatores tais como: 1.Migração de alguns commodities e produtos básicos para o contêiner; 2.Aumento de terminais especializados no manuseio de contêineres; 3.Aumento da demanda contratada. E irá continuar crescendo ??? A resposta é SIM!
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Portfólio de Projetos Desafios a serem enfrentados
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Portfólio de Projetos Fonte: http://www.transportabrasil.com.br/2012/11/ferrovia-ja-e-responsavel-por-30-da-matriz-de-transportes- no-pais/ http://www.transportabrasil.com.br/2012/11/ferrovia-ja-e-responsavel-por-30-da-matriz-de-transportes- no-pais/ ALTERAÇÃO DA MATRIZ DO TRANSPORTE DE CARGAS
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Portfólio de Projetos ESTRUTURA MODAL DE TRANSPORTES
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Portfólio de Projetos
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A NAVEGAÇÃO FLUVIAL NO BRASIL (comparativo) Comparando hoje com o plano de 1869 pouco avançamos!
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Portfólio de Projetos PROJETO: DIAGNÓSTICO DA NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM VISANDO À REGULAÇÃO DO SETOR Cabotagem
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Portfólio de Projetos Mineral Produção em 2011 (1.000 ton) (A) Acréscimos até 2016 (1.000 ton) (B) Produção Prevista em 2016 (C)=(A+B) Variação (C/A) Agregados 673.000176.000849.00026% Ferro467.000353.000820.00076% Bauxita31.0007.00038.000 23% Manganês2.6004003.000 15% Fosfato1.8007002.500 39% Cobre400200600 50% Potássio2902.1102.400 728% Zinco28565350 23% Nióbio9030120 33% Níquel7030100 43% Ouro0,0660,0290,095 44% EXPECTATIVA DE AUMENTO DE PRODUÇÃO MINERAL BRASIL ATÉ 2016 COMO SE PREPARAR PARA ATENDER O AUMENTO DA DEMANDA Projeção da produção de soja no Brasil. COM PLANEJAMENTO DE ESTADO E DE FORMA CONSISTENTE EVITAR A VISÃO ESTRATÉGICA QUE RESOLVE PROBLEMAS PONTUAIS E CRIA MAIS PROBLEMAS NO FUTURO
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Portfólio de Projetos 27
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Portfólio de Projetos 28
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Portfólio de Projetos
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LOGÍSTICA PORTUÁRIA E SEUS COMPONENTES Acesso Aquaviário: Dragagem, canal de acesso, canal de fundeio e área de manobras Praticagem Novas Tecnologias: VTS e STM Acesso rodoviário: Estradas principais, secundárias e acessos aos terminais Acesso ferroviário: Pátios, peras e linhas Conflitos Porto x Cidade
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Portfólio de Projetos LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO DRAGAGEM Centralização no Poder Concedente 12.815/13 PND 1 e 2 Falta de Recursos do Tesouro Falta de Continuidade O Caso de Santos: Removeu obstáculos, não chegou a profundidade pretentida e hoje não entregou os 14 m prometidos de calado max permitido
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Portfólio de Projetos Avaliação de Tráfego do Canal de Santos por meio de um Simulador Permitir testar os fluxos atuais e futuros dos navios nos diversos terminais (atuais e projetados), condicionados às restrições atuais e ao relaxamento destas com possíveis obras de dragagem e alargamento. LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos Características e Parâmetros Espaçamento entre navios navegando no canal, partindo dos atuais 2000 m até 500 m (Rotterdan); Comprimento, Boca e Calado limite de projeto para considerar o navio restritivo em sua manobra de atracação; Número de Terminais; Demanda e localização de cada terminal, incluindo os novos empreendimentos; Tempo de navegação e de permanência dos navios atracados ; Fator de alteração da demanda, incluindo cenários onde maiores navios frequentarão Santos, com o aumento da profundidade. LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos Resultados – TEMPO DE ESPERA EM FILA (DIAS) LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos CONCLUSÕES SOBRE CANAL DE ACESSO Não será o impeditivo para a Expansão do porto; Haverá necessidade de implementar um sistema de agendamento de atracação e desatracação, conforme já apresentado para a CODESP, SOPESP e PRATICAGEM (protótipo já desenvolvido) LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos PRATICAGEM -Muitas críticas são feitas quanto ao preço cobrado; -Para a Cabotagem espera-se que sejam eliminada a exigência pela Marinha do Brasil -É necessário estabelecer um sistema de agendamento para melhorar o nível de serviço LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos Acessa Menu principal Acesso a telas de Planejamento Acesso a telas Operacionais Acesso a telas Administrativas Acesso a telas Operacionais Acesso a telas Administrativas LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos Tela de agendamento 1) Inicia agendamento 2) Seleciona a data 3) Seleciona slot Vermelho = Capacidade esgotada Amarelo = Parcialmente preenchido Verde = Totalmente disponível
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Portfólio de Projetos VTS e STM LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos INTRODUÇÃO O VTS é uma ferramenta que auxilia no monitoramento e gestão do porto por meio de um sistema computacional que integra informações transmitidas por diversas tecnologias, tais como: Radares, AIS, CCTV,Satélites, dentre outros. Tais sistemas são projetados segundo o capítulo V da SOLAS, visando garantir a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção do meio ambiente.
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Portfólio de Projetos CENTRO DE OPERAÇÕES - EXEMPLO INTRODUÇÃO
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Portfólio de Projetos PROJETO Análise da necessidade do VTS Alta densidade de tráfego Tráfego de cargas perigosas Condições hidrográficas e metereológicas adversas Interferência de outras atividades marítimas no tráfego Alto número de casualidades registrado na área Existência de VTS em áreas adjacentes e necessidade de cooperação Adversidades intrínsecas do porto, como canais estreitos, pontes, curvas acentuadas e áreas com restrições para o trafego Mudanças previstas no perfil do tráfego portuário em um futuro próximo
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Portfólio de Projetos Futuro e Novas Tecnologias Comunidade Europeia Projeto para desenvolvimento do conceito de STM (SEA Traffic Management); MONALISA (2010); MONALISA 2.0 (2013); Projeto de validação do STM (2015-2018); Implantação do STM (2018-2030) – Voyage Management; – Flow Management; – Port Collaborative Decision Making; – Sea SWIM (Sea Wide Information Management) – https://youtu.be/ZS5SjDAol90 https://youtu.be/ZS5SjDAol90
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Portfólio de Projetos Conclusões sobre o uso de VTS O VTM ou VTMS só auxilia, mas não substitui o PLANEJAMENTO e o CONTROLE de tráfego pelo Canal; LOGISTICA PORTUÁRIA: ACESSO AQUAVIÁRIO
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Portfólio de Projetos Acessos Ferroviários Três concessionárias de sistemas ferroviários: MRS Logística ALL Logística Portofer Aumento da participação do modal ferroviário no transporte de cargas, mas com baixa participação no total movimentado para Santos (entre 13 e 15 % atualmente). Soluções Locais Necessárias: Mesmo com os programas já realizados e previstos, ainda existirão restrições geométricas e falta de segregação das vias, bem como cruzamentos em nível, a serem solucionados, além de investimentos necessários para duplicação de linhas e aumento de capacidade dos terminais ferroviários.
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Portfólio de Projetos Acessos Ferroviários Soluções para o aumento de capacidade : Ferroanel: projeto de 1950 ainda não implementado. O Governo Federal quer o tramo Norte e o Governo Estadual quer o trecho Sul. Total falta de entendimento e talvez interesse; Esteira transportadora para minéros visando liberar volume da cremalheira, ainda em projeto; Mesmo assim questiona-se a descida da Serra não teria capacidade menor que o Ferroanel, sendo aquela o verdadeiro gargalo para a expansão do sistema ferroviário. Sempre permanecerá o problema da malha ferroviária na margem direita e na margem esquerda sempre comprimida pelas cidades. Os comboios ferroviários trafegarão indefinidamente pela margem direita com atualmente ocorre?
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Portfólio de Projetos
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Acesso Ferroviário: Conclusões Num cenário conjunto dos transporte ferroviário e rodoviário para Porto de Santos, estudado pelo LPT-USP em 2008, num cenário para 2024 com 195 milhões de toneladas movimentadas, participação da ferrovia deveria ser de 61%, contra os atuais 13% -15 % atuais PERGUNTA: Isso é realmente possível nesse nível de lay-out do Porto, localização de terminais e acessos rodoviários e ferroviários e com esse nível de interferência ?
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Portfólio de Projetos Avaliar o sistema portuário e também os seus acessos Conflitos Porto x Cidade
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Portfólio de Projetos Porto de Leixões, Portugal e seu acesso rodoviário exclusivo
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Portfólio de Projetos Porto de Los Angeles: um exemplo de reformulação de área industrial 55 Fonte: 4 de outubro de 2012 - Marseille Congresso GreenPort-GC UPF
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Portfólio de Projetos Exemplos franceses de reconversão de docas: Le Havre e Marseille Euroméditerranée 56
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Portfólio de Projetos Porto de Santos e a área de Barnabé Bagres
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Portfólio de Projetos Como será a relação público-privada ? 58 A S LEIS DOS PORTOS JÁ AJUDARAM, MAS UMA NOVA GOVERNANÇA VAI MELHORAR AINDA MAIS…..
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Portfólio de Projetos PARA OS NOVOS EMPREENDIMENTOS PORTUÁRIO COMO FAZER O MELHOR PLANEJAMENTO E PROJETO POSSÍVEIS E MANTER BOAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS NA ÁREA DO NOVO PORTO QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS AMBIENTE ATUAL: TURISMO, EXTRATIVISMO, SUSTENTÁVEL Porto Sul - Bahia FUTURO: VIVEREMOS NUMA MAQUETE? Como tratar com os novos empreendimentos portuários ? UMA RESPOSTA PRÁTICA E EFICAZ PODE SER UM SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO PORTUÁRIA
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Portfólio de Projetos CILIP: Centro de Inovação em Logistica e Infraestrutura Portuária O CILIP – Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária – tem como missão criar um centro de excelência para educação e pesquisa em logística e infra-estrutura portuária, em um ambiente colaborativo com a indústria e o setor público. Ele é composto por diversos professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da EPUSP, especialistas nas áreas de Logística, Transportes e Infraestrutura Portuária. O CILIP atua em Pesquisa, Educação Continuada e Projetos Aplicados, voltados para a organização e o planejamento de sistemas de transportes marítimo, fluvial, offshore e de cabotagem, além do planejamento e gestão portuária e da análise de sistemas logísticos. Coordenador: Prof. Dr. Rui Carlos Botter Titular de Engenharia de Sistemas Logísticos
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Portfólio de Projetos Áreas de atuação do CILIP
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Portfólio de Projetos Planos Diretores; Dimensionamento de redes de transportes; Projetos de sistemas intermodais e multimodais; Análise de capacidade de portos e terminais; Estudo de problemas de distribuição, com destaque para os problemas de roteirização e programação de veículos; Problemas de dimensionamento de frota; Avaliação de impacto ambiental em instalações e operações portuárias; EVTEs; Simulação de eventos discretos, simulação de agentes etc. Áreas de atuação
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Portfólio de Projetos Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária Innovation Center for Logistics and Ports Infrastructure www.usp.br/cilip www.facebook.com/cilipusp www.twitter.com/CilipUSP rcbotter@usp.br
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