A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M. Tavares.

2 JUSTIFICATIVA A preocupação com a preservação dos recursos naturais e sua utilização pelas gerações futuras, bem como o uso da internet e das novas tecnologias, através do laptop UCA como ferramenta educacional.

3 OBJETIVOS GERAL: Incentivar o aluno a debater questões relacionadas a ação do homem no meio ambiente, suas causas e consequências, dando ênfase ao ecossistema local utilizando as novas tecnologias educacionais a partir do uso do laptop UCA. ESPECÍFICOS: Mostrar as consequências do uso indiscriminado dos recursos naturais para o ecossistema limoeirense. Propagar o conceito de sustentabilidade como meio de garantir a utilização desses recursos para as gerações futuras. Identificar os tipos de poluições causados pela degradação do meio ambiente e seus agentes causadores.

4 DIRETRIZES CURRICULARES CONTEÚDOHABILIDADESCOMPETÊNCIAS O Homem e o ambiente. - Identificar problemas ambientais, suas causas e conseqüências, com ênfase na Amazônia. - Avaliar a importância dos métodos de utilização dos recursos naturais, tendo em vista a conservação da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas. - Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente. · Identificar as relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida, a cultura e as concepções de desenvolvimento sustentável.

5 METODOLOGIA 1ª ETAPA: Aula expositiva sobre o homem e o meio ambiente: sustentabilidades, poluição ambiental, energias renováveis, mudanças climáticas e disponibilidade de água no planeta. 2ª ETAPA: divisão das turmas em três grupos, apresentação das tarefas, escolha dos temas e criação dos blogs.

6 METODOLOGIA 3ª ETAPA: postagens individuais com o auxílio do laptop UCA.

7 METODOLOGIA 4ª ETAPA: Publicação de postagens coletivas referentes ao tema do blog e desenvolvimento das tarefas pré- estabelecidas (entrevistas com autoridades, com membros da comunidade e um profissional relacionado ao assunto) 5ª ETAPA: Postagens semanais, individuais e coletivas até o término do bimestre.

8 CRONOGRAMA Data Metodologia 24 a 28/10 31/10 a 04/11 04 a 11/11 14 a 18/11 21 a 25/11 28/11 a 02/12 05 a 09/12 12 a 16/12 19 a 23/12 1ª EtapaX 2ª EtapaX 3ª EtapaX 4ª EtapaXX 5ª EtapaXXX AvaliaçãoX

9 AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados de acordo com o seu desempenho na execução das tarefas no decorrer da elaboração do blog, através da constatação das postagens individuais, assim como a participação na publicação das postagens do grupo..

10 REFERÊNCIAS O que é Blogger? Disponível em http://blogger.globo.com/br/about.jsp. Acessado em 20 de Outubro de 2010. RAGAZI, Vivian. Blogs na educação: por que não? Publicado em: 10 de Fevereiro de 2006. Disponível em http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/blogs_na_educacao.mspx. Acessado em 20 de Outubro de 2010. FERREIRA, Margarida. A utilização do Blog na Educação. Publicado em 01 de agosto de 2007. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/a-utiliza-ccedil-atilde-o-do-blog-na-educa- ccedil-atilde-o/2017. Acessado em 20 de Outrubro de 2010. ALVES-MAZOTTI, A. J. e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA. Conteúdo programático do PSS 2011.

11 ANEXO I ANEXO I TAREFAS PARA A 4ª AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE UM BLOGGER 1 - Criação do Blogger: O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs deverá abranger um assunto específico relacionado ao ecossistema local. 2 – Editar o Perfil do Blogger: usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: a equipe responsável pelo blog escreve sempre que for necessário e todos que visitam seu blog têm acesso ao que você escreveu. Nessa tarefa, a equipe deverá descrever no perfil qual o motivo da escolha do referido tema, ressaltando a relevância do mesmo para a comunidade. 3 – Postagens: 3.1 – Postagem de Notícias: o blog deverá receber postagens semanais sobre notícias que estejam veiculadas na internet relacionadas ao assunto abordado, até a data combinada para o término da avaliação. 3.2 – Postagens do Grupo: cada grupo deverá fazer uma postagem, comentando as postagens de notícias semanais dos outros grupos de suas referidas turmas. 3.3 – Postagens Individuais: até a data marcada para o final da avaliação, cada aluno deverá ter pelo menos uma postagem individual identificada com o seu nome comentando uma postagem de notícias ou entrevistas feitas pelo seu grupo. 4 – Entrevistas: 4.1 – Entrevistas com autoridades do poder público: cada grupo deverá realizar uma entrevista com alguma autoridade do poder público comentando sobre a importância do tema abordado pelo grupo, e sobre como se dá a atuação do poder público nesse assunto. 4.2 – Entrevista com uma personalidade: cada grupo deverá realizar uma entrevista com uma personalidade da comunidade que possua alguma afinidade e respaldo para comentar sobre o assunto do blog. Obs: cada tarefa equivale a 1 (um) ponto, e as datas as quais deverão ser entregues deverão seguir rigorosamente o que for planejado em cada turma. Prof. Adauto Andrade Email: adautoandrade1@yahoo.com.bradautoandrade1@yahoo.com.br

12 ANEXO II ANEXO II LISTA DE BLOGS PRODUZIDOS NO PROJETO TURMA: M2MR01 TÍTULO DO BLOG: Lixo: poluição que destrói o planeta ENDEREÇO ELETRÔNICO DO BLOG: http://lixopoluidestroi.blogspot.comhttp://lixopoluidestroi.blogspot.com

13 TURMA: M2MR01 TÍTULO DO BLOG: Lixo em Limoeiro ENDEREÇO ELETRÔNICO DO BLOG: http://lixoemlimoeiro.blogspot.com/http://lixoemlimoeiro.blogspot.com/

14 TURMA: M2MR01 TÍTULO DO BLOG: Poluição dos Rios Limoeirenses ENDEREÇO ELETRÔNICO DO BLOG: poluicaodosrioslimoeirenses.blogspot.com

15 TURMA: M2MR01 TÍTULO DO BLOG: Açaí Limoeirense ENDEREÇO ELETRÔNICO DO BLOG: http://acaidolimoeiro.blogspot.com/http://acaidolimoeiro.blogspot.com/

16 TURMA: M2TR01 TÍTULO DO BLOG: Poluição do Rio Limoeiro ENDEREÇO ELETRÔNICO DO BLOG: http://poluicaodoriolimoeiro.blogspot.com

17 TURMA: M2TR01 TÍTULO DO BLOG: Lixo: um problema ambiental em Limoeiro ENDEREÇO ELETRÔNICO DO BLOG: limoeirodoajurulixoemfoco.blogspot.com

18 TURMA: M2TR01 TÍTULO DO BLOG: Desmatamento em Limoeiro do Ajuru ENDEREÇO ELETRÔNICO DO BLOG: desmatamentoemlimoeirodoajuru.blogspot.com


Carregar ppt "Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google