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Língua Portuguesa e Redação Prof. Everson Ribas

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Apresentação em tema: "Língua Portuguesa e Redação Prof. Everson Ribas"— Transcrição da apresentação:

1 Língua Portuguesa e Redação Prof. Everson Ribas
Pré-prova ULBRA Língua Portuguesa e Redação Prof. Everson Ribas

2 FONEMAS  LETRAS CAMISA  6 letras (c-a-m-i-s-a)  6 fonemas /kamiza/
FONEMA  som X LETRA  representação gráfica do som CAMISA  6 letras (c-a-m-i-s-a)  6 fonemas /kamiza/ PASSAR  6 letras (p-a-s-s-a-r)  5 fonemas /pasar/ note que o par de letras ss equivale a um só fonema (ss = /s/) ANEXO  5 letras (a-n-e-x-o)  6 fonemas /anekso/

3 DÍGRAFOS São os grupos de duas letras que representam um único fonema. CH- chave QU- queijo LH- telha GU- guerra NH- ninho SC- piscina RR- carro SÇ- cresça SS- tosse XC- excelente

4 São dígrafos vocálicos nasais
AM - AN: amplo, cantar EM - EN: sempre, rente IM - IN: limpo, pinto OM - ON: sombra, conta UM - UN: tumba, fundo

5 SISTEMA CONSONANTAL ________ f / v _______ p / b m t / d s / z n L r
MODO DE ARTICULAÇÃO PONTO DE ARTICULAÇÃO OCLUSIVO OU PLOSIVO FRICATIVO NASAL LATERAL VIBRANTE LABIODENTAL ________ f / v _______ BILABIAL p / b m ALVEOLAR t / d s / z n L r PALATAL k / g ∫ / j ñ lh R

6 (ULBRA) Qual das palavras abaixo possui uma consoante oclusiva?
(A) uma. (B) fome. (C) sua. (D) quem. (E) faça.

7 ESTRUTURA DAS PALAVRAS
Radical  GOVERN GOVERN-O GOVERN-ANTE DES-GOVERN-O IN-GOVERN-ÁVEL

8 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Radical GOST Prefixo DES Sufixo  OSA Palavra  DES GOST OSA (Derivação Prefixal e Sufixal)

9 PARASSINTÉTICA: EN GAVET AR
REGRESSIVA: TOCAR > TOQUE IMPRÓPRIA: ANDAR verbo O andar dele é “dez para as duas”. subst.

10 Exemplo: CACHORRO–QUENTE COUVE–FLOR PASSATEMPO PARAQUEDAS
COMPOSIÇÃO JUSTAPOSIÇÃO: é o tipo de composição em que os elementos agregados conservam a mesma pronúncia que possuíam em separado. Na junção desses elementos, não há alteração fonológica. Exemplo: CACHORRO–QUENTE COUVE–FLOR PASSATEMPO PARAQUEDAS   

11 AGLUTINAÇÃO: tipo de composição em que ao menos um dos elementos agregados altera a pronúncia que possuía em separado. Nesse caso, ocorre alteração fonológica. Exemplo: BOCA + ABERTA BOQUIABERTA   

12 (ULBRA) Considere as seguintes afirmações sobre a formação de palavras.
I - As palavras realmente e negativamente são formadas por sufixação. II- As palavras influência e insubordinadas apresentam prefixos de mesmo sentido. III- - As palavras deformação e informação são formadas por aglutinação.

13 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Regras Fundamentais
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Regras Fundamentais 1)    Todas as proparoxítonas são acentuadas: máquina, lâmpada, Cléverson. 2)   Acentuam-se todas as paroxítonas que não terminam em A(S), E(S), O(S), EM e ENS: tórax, caráter, biquíni, oásis, ônus, álbum, hífen. 2)   Acentuam-se todas as paroxítonas que não terminam em A(S), E(S), O(S), EM e ENS: tórax, caráter, biquíni, oásis, ônus, álbum, hífen. 3) Acentuam-se todas as oxítonas terminadas em A(S), E(S), O(S), EM e ENS (em e ens com mais de uma sílaba): já, pé, sofá, café, cipó, também, porém.

14 Obs.: não se esqueça da regra das paroxítonas terminadas em ditongo oral (crescente ou decrescente):
# His-tó-ria # ci-ên-cia # pe-tró-leo # jó-quei # se-cre-tá-ria (mas se-cre-ta-ri-a) # in-flu-ên-cia (mas in-flu-en-ci-a). Regras Adicionais: 1) Hiato I e U: sa-í-da, sa-ú-de, Lu-ís (mas Lu-iz). 2)    Ditongo Aberto: chapéu, herói, tortéi. 3)    Acento Diferencial: pôr, pôde, vêm/têm (derivados).

15 (ULBRA) Os pares de palavras estão acentuados
(ULBRA) Os pares de palavras estão acentuados. Indique o par que está acentuado pela mesma regra. (A) três / ônibus (B) Líbano / notícia (C) há / polícia (D) Líbano / polícia (E) notícia / polícia

16 INDICATIVO Pass o Pass ei Pass ava Pass as Pass aste Pass avas
Presente Pret. perfeito Pret. imperfeito Pass o Pass ei Pass ava Pass as Pass aste Pass avas Pass a Pass ou Pass ava Pass amos Pass amos Pass ávamos Pass ais Pass astes Pass áveis Pass am Pass aram Pass avam

17 Pass ara Pass aria Pass arei Pass aras Pass arias Pass arás
Pretérito mais-que-perf. Futuro do pret Futuro do pres. Pass ara Pass aria Pass arei Pass aras Pass arias Pass arás Pass ara Pass aria Pass ará Pass arámos Pass aríamos Pass aremos Pass áreis Pass aríeis Pass áreis Pass aram Pass ariam Pass arão

18 SUBJUNTIVO am e am asse am ar am es am asses am ares
 Presente Pret. imp Futuro am e am asse am ar am es am asses am ares am emos am ássemos am armos am eis am ásseis am ardes am em am assem am arem

19 INFINITIVO Infinitivo Impessoal Infinitivo Pessoal am ar am ar am ares
am armos am ardes am arem

20 TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
O médico especialista diagnosticou problemas sérios. adjuntos adnominais VTD adjunto adnominal  O médico especialista foi contratado no mês passado. adjuntos adnominais adjunto adverbial

21 VOZES VERBAIS O médico deveria examinar a paciente.
PASSAGEM DA VOZ ATIVA PARA A VOZ PASSIVA ANALÍTICA O médico deveria examinar a paciente. sujeito VTD objeto direto A paciente deveria ser examinada pelo médico. sujeito locução verbal agente da passiva

22 se for passiva sintética ou pronominal.
Voz Passiva Sintética Quando o verbo vier acompanhado da partícula se, haverá sujeito e com ele será feita a concordância, se for passiva sintética ou pronominal. Ex.: Alugam-se fantasias. Que é que se alugam? Resposta: fantasias Fantasias são alugadas.

23 Voz Ativa com Sujeito Indeterminado
Necessita-se de ajudantes. Precisa-se de excelentes jogadores. Assistiu-se a bons espetáculos. Vive-se bem em Alvorada.

24 É necessário que te concentres na prova. sujeito
ORAÇÕES SUBSTANTIVAS É necessário que te concentres na prova. sujeito Quero que te concentres na prova. objeto direto O importante foi que te concentraste na prova. predicativo

25 A CLASSE GRAMATICAL DA PALAVRA “QUE”
QUE = O QUAL (Pronome Relativo) O Faé colheu as bananas que estavam duras. oração adjetiva restritiva O Faé colheu as bananas, que estavam duras. oração adjetiva explicativa QUE ≠ O QUAL (Conjunção Integrante) Quero que tu aproves na ULBRA.

26 NEXOS NEXOS SUBORDINATIVOS EXEMPLOS
EXEMPLOS Causal  já que, visto que, uma vez que, porque. Fui aprovado no vestibular porque estudei. Consecutiva  tal, tanto que. Comparativa  como, tal como, mais, menos, pior (do) que, melhor (do) que.  Eles se dedicaram tanto que conseguiram a vaga. Ela é traiçoeira como uma cobra. Conformativa  conforme, segundo, consoante, como. Eles fizeram tudo conforme mandei. Concessiva  embora, ainda que, apesar de, posto que, se bem que, mesmo que, conquanto, a despeito de. Eles realizaram as tarefas embora não concordassem com a decisão.

27 Condicional  se, caso, a menos que, contanto que, salvo se .
Se chover, não irei à gincana da escola. Proporcional  à proporção que, à medida que, quanto mais ... mais, quanto menos ... menos. À medida que o tempo passa, eu fico mais experiente. Final  a fim de que, para que, para. Dedicou-se para conseguir uma vaga. Temporal  quando, logo que, assim que, antes que, mal. Eu vou tomar um “porre” quando ver o meu nome no “listão”.

28 NEXOS COORDENATIVOS EXEMPLOS Aditivo: e, nem, não só..mas também Não li e não gostei. Adversativo: mas, porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia Ele jogou bem, entretanto não conseguiu o título. Conclusivo: portanto, logo, por conseguinte Ele jogou bem, logo conseguiu o título Alternativo: ou...ou, ora...ora, seja...seja. Ou vai, ou racha. Explicativo: porque, pois, que. Chegue mais perto, pois quero abraçá-la.

29 PONTUAÇÃO ORDEM CANÔNICA SUJEITO + VERBO + COMPL. VERBAL + ADJ. ADV.
A presidente, autoridade máxima do País, exigiu mudanças para o próximo ano. A ORDEM NATURAL DO PENSAMENTO HUMANO ORDEM CANÔNICA SUJEITO APOSTO VTD OD ADJ. ADV.

30 FIGURAS DE LINGUAGEM METONÍMIA: Você quer um Ray Ban ou um HB para proteger seus olhos dos raios solares. METÁFORA: Do alto via-se a teia imensa das ruas e avenidas cortando a floresta de edifícios. PROSOPOPEIA: Ela é um ser que a vida não explica. CATACRESE: Quebrou o pé da cadeira. IRONIA: Não gostei nada do que essa “queridinha” fez.

31 EXIGÊNCIAS DA REDAÇÃO ULBRA
-TEXTO COMPOSTO POR 5 PARÁGRAFOS: 1 de introdução, 3 de desenvolvimento e 1 de conclusão -TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: equilíbrio entre recursos argumentativos e marcas de opinião

32 A burocracia da especialização
A área da medicina, provavelmente, é um dos exemplos mais pertinentes acerca da crescente especialização dos profissionais. Se por um lado ter um médico especialista facilita e aprimora o diagnóstico e o tratamento de determinada enfermidade, por outro são notórias as diferenças na relação entre médico e paciente. A medicina possui dezenas de áreas pelas quais os médicos podem optar como forma de tornarem-se especialistas. As especializações, crescentes nas últimas décadas, têm possibilitado uma eficácia muito grande tanto no diagnóstico de doenças quanto no sucesso do seu tratamento, atestando a importância de profissionais especialistas no mercado de trabalho.

33 É comum ouvirmos, no entanto, a falta que muitas pessoas sentem dos “médicos de família”, os quais, como a própria expressão explica, eram responsáveis pela saúde e tratamento da família inteira, não sendo especialistas, mas sim possuindo uma visão geral da medicina que os permitia, em muitos casos, sucesso nos tratamentos. A proximidade e o estabelecimento de uma relação de confiança entre o médico e a família também era muito importante, o que hoje, com o aumento das especializações, tem se tornado muito raro. Embora seja inegável o benefício que os especialistas nas diversas áreas médicas têm proporcionado à sociedade, como a maior precisão e compreensão das doenças, por exemplo, não se pode deixar de citar que a relação médico-paciente ficou mais restrita, já que, normalmente, um especialista irá conviver com o enfermo apenas durante o tratamento da doença, o que, provavelmente, criará entre eles apenas um vínculo profissional e momentâneo.

34 Fica claro, portanto, que é interessante que as universidades invistam no desenvolvimento do pensamento crítico dos seus acadêmicos, dando-lhes a oportunidade de compreenderem não só o mundo, mas também toda a complexidade de um ser humano. Concluída a formação acadêmica, o profissional estará apto a investir em sua especialização, sem esquecer, contudo, dos amplos ensinamentos e vivências estimuladas pela universidade.


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