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Thrivial Clinic.

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Apresentação em tema: "Thrivial Clinic."— Transcrição da apresentação:

1 Thrivial Clinic

2 Orientador Alessandro Lima Equipe do Projeto Bruno Cristina Jader Monte Petrônio Rafael Melgaço Rodrigo Sócrates Simone Walter

3 1 2 3 4 5 6 7 8 Gerencia de Projetos Requisitos Desenvolvimento
Gerencia de Configuração 5 Testes 6 Apresentação da aplicação desenvolvida 7 Entrega dos artefatos 8 Final

4 Gerência de Projeto Jader Barbosa

5 Sobre o Projeto Software de Gestão de Clinica Médica

6 SOLUÇÕES | DIFICULDADES
Qual metodologia adotar no gerenciamento? Como administrar um grupo unificado por obrigação? Qual o tema do projeto? Atrasos nas entregas dos artefatos? (RUP, Pro.NET, PMI)

7 Atribuições e Contribuições
Gerencia de Projeto Caso de Negócio; Plano de projeto (Escopo, Risco, Comunicação, Custo, Tempo, Recursos Humanos e Integração); Acompanhamento do Projeto; Plano de Iterações. Requisitos de Software Auxilio na elaboração do SRS; Conhecimento do negócio; Multirão de revisão de requisito (Requisitos). Teste de Software Auxilio nos testes exploratórios.

8 Acompanhamento do Projeto
Comunicação Iterações baseadas em UC para melhor acompanhamento. Acompanhamento das entregas seguindo o prazo e/ou replanejamento Atualização do cronograma. Acompanhamento e Orientação a equipe. (Reuniões e Status Report)

9 Definição das atividades
Reuniões de definições ocorrendo em conjunto com a equipe do projeto e suas áreas envolvidas.

10 Organização de Reuniões
Agendamento das reuniões com o sem a presença do orientador da equipe (semanal ou quinzenal); Geração de atas de reuniões nos encontros, a presença fica definida como presencial ou online com disponibilidade de interação do participante através de dispositivos de audio e video da equipe. Verificação das pendências do projeto; Comunicar a situação do projeto (status das atividades do projeto) para equipe como um todo e para o orientador.

11 Processo da Gerencia de Projetos

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13 Referencias Bibliográficas

14 Referencias: Pmbok - Guia Do Conjunto De Conhecimentos Em Gerenciamento De Projetos - Official Portuguese Coleção: Translation Autor: Project Management Institute Editora: Project Management Metodologia de Gerenciamento de Projetos: Methodware Editora: Brasport Autor: Carlos Magno da Silva Xavier & Flavio Ribeiro Vivacqua & Otualp Sarmento de Macedo

15 Analise de Requisitos Rafael Braga

16 Papeis no Projeto: DBA Analista de Requisitos

17 Visão Geral: Iniciei o projeto trabalhando como Engenheiro de Processos, porém algumas reuniões verifiquei a necessidade de mais alguém na equipe de requisitos. Como tenho experiencia na área softwares voltado para área médica, solicitei a mudança da área junto com o orientador, a equipe e o gerente de projeto começando a atuar como Analista de Requisitos e DBA.

18 Atividades realizadas no Projeto:

19 Requisitos: Análise e desenvolvimento das regras de negocio junto com a equipe: Pesquisa sobre o negocio de clinica médica no mercado, utilizado conhecimento adquirido na profissão; Apoio ao desenvolvimento e a equipe de requisitos, tirando dúvida sobre as regras de negocio e a melhor forma de implementá-las; Divisão dos sistemas em módulos

20 Requisitos: Definição de nova nomenclatura de organização para os casos de uso; Definição inicial dos principais requisitos;

21 Requisitos: Elaboração e revisão da SRS junto com a equipe de requisitos desenvolvendo / revisando os seguintes casos de uso: UCM – Efetuar Login/Logout UCM – Efetuar Login/Logout na Clinica UCM – Excluir Cliente na Clinica UCM – Realizar Consulta Paciente UCM – Manter Usuário do Sistema UCM – Cadastrar Dados da Clinica UCM – Manter Convênios

22 DBA: Análise e desenvolvimento do banco de dados
Pesquisa da tecnologia do banco de dados (MySQL) junto com a equipe de desenvolvimento; Pesquisa sobre ferramentas de gerenciamento do banco de dados; Desenvolvimento de scripts do banco de dados;

23 DBA: Desenvolvimento e manutenção do MER

24 Testes: Execução dos testes exploratórios p/ os UCs:
UCM – Efetuar Login/Logout UCM – Efetuar Login/Logout na Clinica UCM – Manter Usuário do Sistema

25 Desafios e Dificuldades:
O horário de trabalho dificultou a participação de algumas reuniões com a equipe; O tamanho da equipe dificultou em alguns momentos, pois era complicado conseguir reunir todos;  Dificuldade de desenvolver os artefatos de Analista de Requisitos, pois nunca havia atuado nesse papel anteriormente nem implementado o RUP na prática;

26 Desafios e Dificuldades:
A falta de conhecimento do negocio pela equipe me obrigou a mudar de papel, saindo da função de Engenheiro de Processos e atuando como Analista de Requisitos;  A falta de experiência na gerencia de banco de dados e na tecnologia do mesmo;

27 Soluções Adotadas e Justificativas:
Criamos um grupo para manter a comunicação durante o projeto no qual eu tentei acompanhar em todas as discussões; Pesquisa sobre templates do RUP relacionados aos artefatos dos papeis desempenhados e como aplicar a metodologia; onde podemos dividir a arquitetura em cinco visões: visão de casos de uso, visão lógica, visão de processos, visão de implantação e visão de implementação;

28 Soluções Adotadas e Justificativas:
Realização de reuniões para dissimular o conhecimento do negocio de clinicas médicas assim como pesquisas na internet sobre o assunto, ajudando a equipe a entender melhor as regras de negocio; Pesquisa de ferramentas de modelagem de banco de dados para o MySQL;

29 Referencias Bibliográficas

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31 Requisitos Cristina Martins

32 Principais papéis na fábrica
Analista de requisitos Analista de sistemas Outros papéis na fábrica Testes

33 Atividades Realizadas
Criação do Documento de Visão Procuramos dá uma visão geral do sistema a ser desenvolvido, levantando as necessidades e propondo soluções. Especificação dos Requisitos (SRS) Documento que especifica todos os requisitos do sistema, fornecendo aos desenvolvedores as informações necessárias para o projeto, implementação, realização dos testes e homologação da aplicação, tendo como entrada o documento de visão.

34 Composição do SRS: Diagrama de Caso de uso:
Descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema através da relação dos atores e caso de uso e também entre casos de uso. Atores: Define os perfis dos usuários com uma breve descrição de cada um. Casos de Uso: Lista os casos de uso do sistema, especificando seus objetivos e prioridades

35 Composição do SRS: Requisitos não-funcionais:
Especifica os requisitos não funcionais do sistema Regras do negócio: Indica onde encontrar outros artefatos (Particularidades) que formam a especificação funcional Relação dos Casos de uso x Necessidades: Relação dos Casos de uso x Requisitos não funcionais

36 Criação e Detalhamento de alguns Casos de uso
UCM Cadastrar Cliente Web UCM Cadastrar Agendamento Web UCM – Excluir Agendamento Web UCM Cadastrar escala médica UCM Cadastrar Cliente na clinica UCM – Alterar Cliente na clinica UCM – Excluir Cliente na clinica UCM Cadastrar Agendamento na clínica UCM – Consultar/Excluir Agendamento na clinica Execução de Testes Exploratórios UCM Cadastrar Agendamento na clínica UCM – Consultar/Excluir Agendamento na Clínica

37 Dificuldades Encontradas
Pouco conhecimento do negócio. Por não ter experiência com a metodologia Rup, tive a preocupação em determinar qual a melhor forma de levantar as informações e especificar os requisitos. Dificuldade em definir algumas regras do negócio. Dificuldade devido a mudanças de papéis ou mesmo saída do projeto de alguns participantes. O não conhecimento de algumas ferramentas necessárias: Google code, balsamiq mockups. Dificuldade para realizar os encontros do grupo devido à distância e ocupações.

38 Soluções identificadas
Procurei me informar sobre o assunto através de trabalhos e pesquisas na internet. Troquei idéias com pessoas na equipe que detinham o conhecimento do negócio. Utilizamos técnicas como entrevistas, questionários e discussões de idéias. Pesquisar as informações contidas na da metodologia Rup, para melhor escolher os templates e utilizá-los na criação dos documentos. Procurava trocar idéias com o grupo de desenvolvimento, principalmente no desenvolvimento do primeiro módulo que era o ponto de partida e o diferencial para o sistema. Procurava me comunicar e sempre obtinha a colaboração de todos.

39 Soluções identificadas
Procurava conhecer a ferramenta e quando havia alguma dúvida na instalação ou no entendimento, buscava apoio do grupo de configuração ou desenvolvimento. Tínhamos reuniões semanais e nos comunicávamos por , MSN, Google Groups etc

40 Pesquisas Realizadas Livros:
Análise e projeto de sistemas de informação orientado a objetos – Raul Sidnei Wazlawick Análise e projeto orientado a objetos – Scott W. Ambler Modelagem de objetos através da UML – José Davi Furlan

41 Internet: Pro.net - RUP -- Regras de negócio, um fator de sucesso no processo de desenvolvimento – Silvia Inês e Edson Walmir cazarini -- O analista de sistemas e as regras de negócio -- Regras de negócio não é requisito de software Evandro Moreira Pinto Trabalho Acadêmico Smart Clinic -- Djaci Alves, Nicole ultanum, Renan Lima Trabalho Acadêmico Sistema Gerenciador de Clínica Médica – Giuliano Márcio Stolf

42 Arquitetura Petronio Rufino

43 Papeis no Projeto: Arquiteto Desenvolvedor

44 Visão Geral: No início do projeto trabalhei com requisitos, e nesta fase, nas primeiras reuniões, definimos alguns artefatos incluindo as principais atividades da clínica, documento de visão e uma lista das principais funcionalidades. Após algumas reuniões remodelamos os papéis da fábrica, ficando definitivamente com o papel de Arquiteto e Desenvolvedor.

45 Atividades realizadas no Projeto:

46 Requisitos: Pesquisa sobre a área médica, principalmente através de sites e livros, incluindo a pesquisa nos seguintes títulos: Anamnese e Exame Físico: Barros, Alba Lucia; Hospitais e Administração da Qualidade, Quinteto Neto, Antonio.

47 Requisitos: Participação na definição inicial do negócio;
Participação na definição inicial dos principais requisitos; Participação na elaboração inicial do banco de dados, com Rafael Melgaco;

48 Requisitos: Revisão dos seguintes requisitos:
UCM Excluir Agendamento web; UCM Consultar Agendamento web; UCM – Manter Planos.

49 Arquitetura: Definição e estudo das tecnologias envolvidas:
Estudo e pesquisa sobre o framework JSF; Estudo e pesquisa sobre Java para Web com Servlets e JSP; Estudo e pesquisa sobre os containers webs: Apache e Tomcat;

50 Arquitetura: Estudo e pesquisa sobre o protocolo STMP, principalmente utilizando Java; Segurança utilizando criptografia de variáveis para sessão e cookies; Estudo e pesquisa sobre a arquitetura da ferramenta Scriptcase PHP;

51 Arquitetura: Escolha dos UC mais importantes para arquitetura:
UC001 - Cadastrar Cliente Web; Envolve uso de criptografia e protocolos (STMP). UC002 - Cadastrar Agendamento Web; Envolve o uso de frameworks. UC009 - Confirmar Cadastro na Web.

52 Desenvolvimento

53 Desenvolvimento JAVA:
Definição do modelo de desenvolvimento: Estudo e pesquisa na IDE Eclipse ganymede 3.4.2; Estudo e pesquisa do Junit 4.0 p/ IDE Eclipse ganymede 3.4.2; Configuração do ambiente e definição dos pacotes;

54 Desenvolvimento JAVA:
Criação dos repositórios em Java; Pesquisa sobre a biblioteca de em Java, utilizando SMTP; Pesquisa sobre criptografia para gerar uma chave de verificação do cadastro do cliente, através do ;

55 Desenvolvimento PHP: Desenvolvimento dos UC em PHP:
UCM Cadastrar Cliente na Clínica; UCM – Manter Planos (N para N); UCM Manter Convênios; UCM Relatório de profissionais de saúde. No caso de manter planos, um plano so pode pertencer a um convênio, porém um plano pode atender a N especialidades

56 Testes: Execução dos testes exploratórios p/ os UCs:
UCM Excluir Agendamento web; UCM Consultar Agendamento web; UCM – Manter Planos.

57 Desafios e Dificuldades:
Inicialmente tentamos utilizar o framework JSF, porém tivemos alguns problemas relacionados à segurança e a instalação do ambiente em nosso provedor ( por isso resolvemos utilizar JSP com Servlets, já que o suporte do provedor atendia 100% e tínhamos um pouco mais de experiência com esta tecnologia. Também tentamos utilizar Hibernate, porém como a pessoa que iria fazer não conseguiu concluir no prazo, optamos por utilizar os repositórios em Java, sem necessidade de nenhum framework adicional.

58 Desafios e Dificuldades:
Nosso maior problema foi à equipe de desenvolvimento pequena, pois só conseguimos duas pessoas, sendo uma pessoa para JAVA e esta mesma pessoa junto com outra para PHP, ou seja, apenas duas pessoas para todo o desenvolvimento, no caso eu (Petrônio) e Rodrigo Lins.

59 Dificuldades Encontradas:
Horários e disponibilidade da equipe para as reuniões do grupo; Nunca ter trabalhado como arquiteto de projetos; Os poucos que programavam não conheciam ou não queriam trabalhar com Java; Poucas pessoas do grupo conheciam a arquitetura web, difucultando o entendimento dos requisitos.

60 Soluções Adotadas e Justificativas:
Escolhemos para representar nossa arquitetura em uma “Visão 4+1”, Utilização do RUP, processo de desenvolvimento de software; Criação do Documento de Arquitetura, segundo template do RUP; Escolha dos casos de uso críticos para a arquitetura; onde podemos dividir a arquitetura em cinco visões: visão de casos de uso, visão lógica, visão de processos, visão de implantação e visão de implementação;

61 Soluções Adotadas e Justificativas:
Utilização do framework Scriptcase 5.1; Utilização de Java Web, com JSP e Servlets; Utilização da ferramenta IDE Eclipse Ganymede 5.34; Utilização do framework Junit 4, para IDE Eclipse;

62 Soluções Adotadas e Justificativas:
Criação e utilização de uma camada de repositórios, Gui (JSP), cadastros e fachada; Utilização do container web Tomcat para solução Java; Utilização do container web Apache para solução PHP; Agilidade na resolução dos bugs, pelo uso da ferramenta mantis;

63 Requisitos Bruno Roberto

64 Principais papéis na fábrica
Analista de requisitos Desenvolvedor Outros papéis na fábrica Arquiteto de Software Testador

65 Atividades realizadas no projeto
Pesquisa e estudo sobre JSF e o padrão de arquitetura MVC. Elaboração de protótipo arquitetural das camadas de persistência e negócios da aplicação para suportar a arquitetura MVC do JSF.

66 Atividades realizadas no projeto
Pacotes do protótipo arquitetural: Thrivial-Clinic Thrivial-Entidades Thrivial-Negocios Thrivial-Ponte Thrivial-Persistencia

67 Atividades realizadas no projeto
Elaboração e/ou revisão dos seguintes casos de uso: UCM Efetuar Login/Logout na Clinica UCM Manter Profissionais de Saúde UCM Manter Especialidade UCM Manter Planos UCM Cadastrar Cliente web UCM Efetuar Login/Logout UCM Alterar Cliente na Clínica

68 Atividades realizadas no projeto
Execução de testes exploratórios nos seguintes casos de uso: UCM Alterar Cliente na Clínica UCM Manter Especialidade

69 Desafios e dificuldades
Primeira experiência em trabalhar com JAVA dentro de uma fábrica. Primeira experiência em trabalhar na área de análise e na elaboração de casos de uso. Dificuldade em trabalhar com equipe distribuída.

70 Soluções adotadas e justificativas
Uso do conhecimento adquirido em outras tecnologias para dar uma direção nos problemas tecnológicos. Uso do conhecimento acadêmico e dos colegas para evoluir o meu conhecimento na área de análise. Utilizar artifícios como , telefone, gtalk etc...

71 Gerência de Configuração Rodrigo Lins

72 Papéis Principais na Fábrica
Gerente de Configuração / Ambiente Desenvolvedor PHP

73 Demais papéis exercidos na Fábrica
Comitê de controle de mudanças (CCB) Revisor de alguns Requisitos Realização de Teste em um caso de uso

74 Atividades Realizadas

75 Gerente de Configuração / Ambiente
Criação/Manutenção do ambiente de GC Criação, organização e a manutenção do repositório; Instalação e configuração das ferramentas de gerência de configuração nas estações de trabalho de todos os envolvidos no projeto; Geração de Baselines e Releases.

76 Criação do ambiente de Gerência de Mudanças
Instalação e configuração do Mantis Bugtracking System; Análise e acompanhamento de todas as CRs abertas; Atribuições de CRs aos desenvolvedores; Fechamento de CRs.

77 Criação do Plano de Gerência de Configuração / Ambiente
Elaboração do Plano de Gerência de Configuração; Elaboração do Plano de Mudanças; Criação de manual com fluxo de trabalho no Mantis; Padronização de uso das ferramentas de Configuração; Criação de manual de uso do repositório utilizado na fábrica (Google Code).

78 Criação do Ambiente de Ferramentas
Instalação / Configuração da ferramenta TestLink; Instalação / Configuração da intranet da clínica em PHP; Instalação do framework PHP ScriptCase; Criação do grupo de discussão no Google Groups.

79 Criação/Revisão de casos de usos:
Requisitos Criação/Revisão de casos de usos: UCM – Cadastrar Cliente na Clínica; UCM – Manter Aplicações do Sistema.

80 Execução de teste exploratório:
UCM – Manter Aplicações do Sistema.

81 Desenvolvimento

82 Desenvolvimento PHP Apresentação e mini-treinamento do ScriptCase.

83 Desenvolvimento da Intranet PHP:
Criação e manutenção do sistema em PHP.

84 Dificuldades Encontradas

85 Não conhecer algumas ferramentas utilizadas
Dificuldade de horários para realizar os encontros Não conhecer algumas ferramentas utilizadas Nunca ter elaborado plano de Gerência de Configuração Dificuldade por nunca ter vivenciado as práticas de um GC Dificuldade no início para nivelar a equipe nas práticas de GC Conhecimento heterogêneo em programação

86 Soluções Encontradas

87 Criação de grupo de discussão (Google Groups)
Uso de ferramentas de comunicação instantânea (Gtalk e MSN) Criação de grupo de discussão (Google Groups) Pesquisa e estudo sobre as ferramentas de gerencia de configuração (Google Code, TestLink e Mantis) Criação de documento simples de configuração

88 Treinamento sobre o repositório utilizado na fábrica
Uso do framework ScriptCase para desenvolvimento Treinamento sobre o repositório utilizado na fábrica Realização de mutirões em alguns gargalos que ocorreram no projeto, para agilizar os processos Boa integração entre a equipe de desenvolvimento e a equipe de testes, onde fez com que os processos andassem de forma ágil

89 Testes de Software Sócrates Gambarra

90 Fases do Processo de Testes
Estas fases Representam o fluxo das atividades nos testes, seguindo uma sequencia lógica de passos para o sucesso dos testes. Planejamento Projeto Implementação Execução Avaliação

91 Fases e Artefatos do Processo de Testes
Planejamento Entendimento dos requisitos funcionais e não funcionais; Acompanhamento do cronograma, definido no documento da Gerência de Projeto; Criação do Documento no Plano de Teste: Definição do objetivo dos testes Definição das estratégias utilizadas “Tipos de testes” Ambiente necessário para realizar os testes Recursos utilizados “Pessoas alocadas e Papeis” Marcos e Iterações Projeto Projeto (TestLink) Suite de testes (um ou mais casos de teste) Casos de testes (cenário de teste) Procedimento de teste Implementação Implementar scripts Execução Executar os testes Testes exploratórios, funcionais, performance e de carga Registro dos testes. Análise Analisar os resultados e o processo dos testes realizados Se ocorrer Erro “Bugs” , será aberto uma solicitação no Mantis, para os desenvolvedores corrigirem.

92 Papeis nas Fases do Processo de Testes
Planejamento Gerente Projeto Revisão Arquiteto v Automação Automatizador Execução Testador

93 Testes Executados Tipos de Testes Descrição Resultado dos Testes
Teste do Ciclo de Negócios Verificar que o tratamento de exceções está correto Passou Verificar que os campos obrigatórios estão sendo preenchidos em cada formulário Verificar que os campos estão sendo preenchidos com informações no formato correto em cada formulário Teste da Interface do Usuário Verificar que cada tela de interface gráfica pode ser facilmente entendida e utilizada. Performance Verificar o tempo de resposta de consultar/inserção/edição no banco de dados Verificar o tempo de resposta da troca de informações entre servidor e terminais em 1 ms Tipos de Testes Descrição Resultado dos Testes Testes Fucionais UCM e UCM02-002 Passou Testes Exploratórios UCM01-001, UCM01-002, UCM01-004, UCM01-005 UCM01-006, UCM01-007 UCM02-003, UCM UCM02-005, UCM02-006 UCM02-007, UCM UCM02-009, UCM02-010 UCM03-001, UCM03-002 UCM03-003, UCM UCM03-005, UCM UCM03-007, UCM03-008 UCM03-009, UCM03-010 UCM03-011

94 Fluxo de Testes

95 Resultado de Testes – Baseline 1

96 Resultado de Testes – Baseline 2

97 Resultado de Testes – Baseline 3

98 Métricas do Plano de Testes
Baseline Testados Passou Com Falha Bloqueado Completado [%] BaseLine Ciclo de Teste 1 82 56 24 2 95% BaseLine Ciclo de Teste 2 86 76 10 100 BaseLine Ciclo de Teste 3

99 Atividades Realizadas
Criação do Processo de teste Thrivial Clinic Criação dos documentos Plano de Testes Procedimento de teste Estudar documentação das ferramentas de teste Criação do Tutoriais das ferramentas Testlink, Badboy e TestComplete Criação de gravação Como Montar um teste exploratório Execução dos Testes Funcionais Badboy e TestComplete Execução dos Testes Exploratórios Execução dos Testes de Performance Execução dos Testes de Carga Resultado dos Testes TestLink Abertura das Solicitações “CR” bugs Mantis

100 Dificuldades, Desafios e Soluções

101 Dificuldades Por onde começar?
Conhecimento superficial sobre o processo de teste Desconhecimento de pessoas especializada na área Dificuldade para criar os documentos de testes Dificuldade para criar caso de teste Definir que técnicas seriam adotadas Definir que ferramentas seriam utilizadas e quais as mais adequadas as necessidades do projeto Equipe distante e também sem conhecimento na área de teste Mudanças constantes nos casos de uso

102 Desafios Planejamento Projeto Implementação dos testes
Execução dos testes Resultado dos testes Aprender a montar o Processo dos Testes Plano de testes Procedimentos de testes Aprender a criar os seguintes documentos de testes: Selenium IDE NUnit TestLink BadBoy TestComplete Mantis Aprender a utilizar as ferramentas

103 Soluções adotadas e Justificativas
Aquisição de material pedagógico para estudo e aprofundamento dos assuntos da área de Teste Livro - Testes Funcionais de Software – Leonardo Molinari Assinatura da Revista digital Engenharia de Software - “DevMedia” Apostila do curso de Teste – Fundamentos de Teste de Software – Cibelle Brasil – “SOFTEX” Vídeo aula - Teste de Software - Ti-Exames Pesquisas na internet Reuniões pelo Google Talk com integrantes da equipe de teste Reuniões pelo Google Talk com integrantes da equipe de desenvolvimento.

104 Requisitos Walter Pena

105 Atividades realizadas no projeto
Elaboração dos seguintes casos de uso: UCM Alterar escala medica UCM Relatório Por Especialidade Revisão dos seguintes casos de uso: UCM Manter Profissionais de Saúde

106 Desenvolvimento

107 Testes de Software

108 Atividades realizadas no projeto
Participação da criação do documento de Plano de Testes: Necessidades Ambientais Marcos da Iteração e Recursos. Atualização dos Requisitos a Testar. Criação da Casos de Testes.

109 Desafios e dificuldades
Pouca experiência na área de teste. Distancia da equipe e dificuldade para se reunir. Horário de trabalho entrava em algumas ocasiões entrava em conflito com o horario de reunião do grupo do projeto.

110 Soluções adotadas e justificativas
Adquirir conhecimento através de livros e assuntos relacionados na internet. Reforço do conhecimento dos membros da equipe para ajudar no meu desenvolvimento acadêmico. Conciliar horário de trabalho com o horário das atividades do curso.

111 Implantação do Sistema

112 Atividades realizadas no projeto
Criação do Manual do Usuário do Sistema. Criação do pacote de instalação do softwares utilizados para o funcionamento do sistema Thrivial Clinic.

113 Gerenciamento de Qualidade Simone Lira

114 Papeis no projeto Thrivial Clinic
- Gerenciamento de qualidade - Analise de Requisitos - Testador

115 Elaboração do Sistema de Gestão da Qualidade:
Projeto e execusão de testes - Projeto e elaboração de documentação técnica voltado ao usúario

116 Requisitos

117 Elaboração dos seguintes casos de uso:
(Modulo Administrativo – M04) - Manter Convênios - Manter profissional de Saúde Revisão dos seguintes casos de uso: UCM Cadastrar Dados da Cliente UCM Manter convênio UCM – Relatório de Profissionais de Saúde

118 Testes de Software

119 Participação na Criação dos Teste:
Especificado detalhadamente a criação de teste seguindo os passos dos casos de uso pela documentação da especificação funcional do projeto. - Criação no Testelink das Suites de testes e Casos de testes

120 Manual do Usuário – Desenvolvimento do manual do projeto Thrivial Clinic

121 Dificuldades: - Falta de conhecimento de algumas ferramentas - Mudanças de papeis - Dificuldade de trabalhar em equipe - Equipe fisicamente distante - Mudanças constantes de requisitos - Organização da Equipe

122 Soluções adotadas e justificativas
Realização de pesquisas e utilização de modelos Procurei manter-me disponível através de telefone e - Participação nas reuniões semanais

123 Apresentação da Aplicação


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