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Games Mercado, Carreira e Perspectivas Peterson Santos /desKompliKa desKompliKa Cursos.

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Apresentação em tema: "Games Mercado, Carreira e Perspectivas Peterson Santos /desKompliKa desKompliKa Cursos."— Transcrição da apresentação:

1 Games Mercado, Carreira e Perspectivas Peterson Santos /desKompliKa desKompliKa Cursos

2 O Mercado de Games pelo Mundo De acordo com a Newzoo, empresa de consultoria e pesquisa de mercado especializada em games, o futuro dos jogos eletrônicos está nos dispositivos móveis. Até o ano de 2016 A Newzoo estima que o mercado global de games movimente até 2016 Valores expressos em bilhões (US$) 2014 2016 75 86 Fonte: SEBRAE

3 O Mercado de Games pelo Mundo O Brasil tem 45,2 milhões de usuários frequentes (gamers) e é o quarto maior mercado do mundo, à frente de países como Reino Unido, Alemanha e Espanha. FATURAMENTO COM JOGOS DIGITAIS NO BRASIL Valores expressos em bilhões (US$) (*Estimativa) Fonte: SEBRAE 62% DESTE MERCADO É DO BRASIL 3,9 BILHÕES DE DÓLARES É O QUE MOVIMENTA O MERCADO LATINO-AMERICANO 2011 2013 1,0 2014 2015 1,4 2,0 2,4

4 O Mercado de Games pelo Mundo Fonte: SEBRAE 7,1% é a previsão da taxa de crescimento, ao ano, do mercado brasileiro de games segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) 4 bilhões de dólares e a previsão de faturamento para 2016 Exportação dos games aumenta 80% em 2016 e os produtores dizem que a qualidade nunca foi tão boa Jornal do SBT 23/04/2015

5 Perfil dos gamers brasileiros Fonte: SEBRAE Segundo levantamento do Ibope, de cada 100 brasileiros 23 são adeptos dos games 47%53% Os gêneros preferidos dos jogadores brasileiros são: MULHERESHOMENS 30% 23% 10% AÇÃO/AVENTURA FUTEBOL CORRIDA

6 Perfil dos gamers brasileiros Fonte: SEBRAE 9 MILHÕES Entre os 18 milhões de usuários do Facebook no Brasil, 9 milhões jogam nesta mídia social, acompanhando a tendência mundial de os games serem o conteúdo mais acessado na mídia social. 2 HORAS diárias é o tempo médio gasto semanalmente em jogos eletrônicos. 58% Dos jogadores no brasil estão na Região Sudeste.

7 Fonte: SEBRAE É um público que deseja produtos de qualidade e se informa sobre novidades de tecnologias, lançamentos de games e dicas para passar de fases em fóruns, sites ou blogs. E que não se importa com o preço se quer mesmo um jogo se ele for bom, chegam a gastar em média mais de 150 reais por mês com games. Perfil dos gamers brasileiros

8 Fonte: SEBRAE O negócio de games, já ganhou verbete na Wikipedia, a “gameficação”, um conceito que parte do princípio que tudo pode virar um game, incluindo-se aí filmes, livros, treinamentos, entre outros. O Brasil começa também a investir nesse segmento, inclusive com incentivo do Governo Federal. Um programa do setor de economia criativa do Ministério da Cultura prevê aporte de R$ 1 milhão para desenvolvedores de jogos eletrônicos do Brasil. A ideia é lançar o Brasil no mercado mundial de games. Panorama do mercado de games no Brasil

9 Fonte: SEBRAE A maior tendência do setor está nos jogos voltados para plataformas móveis. Dificuldade de investimento pode ser superada com financiamento coletivo. A popularização dos smartphones e dos tablets impulsiona o mercado de jogos eletrônicos no Brasil. Isso ocorre tanto na comercialização como no desenvolvimento de novos produtos. O país é, hoje, o quarto maior consumidor do mundo, embora ainda esteja muito atrás dos concorrentes. Atualmente, 61 milhões de brasileiros têm o costume de brincar com algum jogo eletrônico, principalmente nas mídias sociais. Mercado de games está em forte expansão e atrai jovens empreendedores

10 Desenvolver Jogos, Press Start. Como Começar? – Blogs; – Fórum; – Youtube; – Curso Técnico de Desenvolvimento de Jogos, SENAC.

11 Plataformas disponíveis hoje Hoje temos diversas plataformas possíveis para as quais podemos desenvolver jogos.

12 Engine, o “Motor” de nossos jogos O que são e como funcionam as Engines?

13 Softwares de Modelagem 3D Softwares comumente utilizados na criação de jogos 3D

14 Softwares de Produção Musical e FX Softwares mais usados na produção de Músicas e Efeitos Sonoros. LMMS

15 Fonte: SEBRAE Desde 2012, os jogos eletrônicos foram incluídos na Lei Rouanet. A Pirataria ainda é um problema que exige atenção. Houve redução da pirataria nos últimos anos. Em parte, graças à divulgação dos jogos online. Os preços altos e outros fatores restritivos precisam ser levados em consideração nessa conjuntura. Oportunidades e ameaças

16 Fonte: SEBRAE É necessário considerar a definição do nicho de mercado, além do público-alvo. No caso dos jogos eletrônicos, há uma forte tendência para produtos direcionados às plataformas móveis (celulares, tablets, entre outras) e às mídias sociais. Novos canais de publicação direta e distribuição de conteúdo por download. As primeiras atividades podem ser desenvolvidas na própria residência do empresário. Estrutura mínima

17 Fonte: SEBRAE O empreendedor pode seguir pelo caminho do “crowdfunding”, iniciativa que gradativamente, vem se expandindo no Brasil. Nessa experiência, cada pessoa compra uma quota do produto. Quanto maior for a colaboração, mais vantagens o financiador recebe quando o projeto for concluído. No caso dos jogos, as pessoas que contribuírem podem pagar uma taxa menor para obter a versão do jogo que, quando pronta, será vendida no mercado a um preço bem mais elevado. Financiamento

18 Profissional GAME DEVELOPER Um Desenvolvedor de Jogos, pode atuar em vários setores da indústria dos jogos digitais: Gerente de Projeto (Project Manager). Projetistas de Jogos (Game Designers) Planejador de Software (Software Planner) Projetistas de Níveis/Fases (Level Designers) Artistas Gráficos (Modeladores 3D, Animadores ou Artistas 2D) Programadores Músicos e Sonoplastas Testadores Indie Game Developer

19 INDIE GAME DEVELOPER Um Desenvolvedor de Jogos Indie, geralmente atua sozinho, ou em equipes reduzidas de 2 a 6 pessoas; Possuem empregos formais (na maioria dos casos); Desenvolvem seus jogos nos tempos livres (noites e fins de semana); Todos fazem tudo; Como resultado os Jogos possuem uma identidade maior, sendo o jogo final, o mais próximo possível da idéia inicial.

20 BAIACÚ GAMES

21 INDIE GAME DEVELOPER Winds Flower Free

22 INDIE GAME DEVELOPER Ararinha Vermelha – O Resgate

23 INDIE GAME DEVELOPER Ararinha Vermelha – O Resgate

24 INDIE GAME DEVELOPER Ararinha Vermelha – O Resgate

25 INDIE GAME DEVELOPER Detrânsito Simulados

26 INDIE GAME DEVELOPER Aritana e Pena da Harpia (E3 2015)

27 INDIE GAME DEVELOPER SHINY (E3 2015)

28 INDIE GAME DEVELOPER Mr. Bree

29 INDIE GAME DEVELOPER Lenda do Herói

30 INDIE GAME DEVELOPER Magic Rampage

31 Como se ganha dinheiro com Jogos?

32 Qual método adotar: Free2Play, jogo gratuito, que pode vender itens como roupas ou armas, com dinheiro real, mas que também podem ser comprados com dinheiro virtual, porém o jogador teria que passar várias horas jogando e coletando a moeda do jogo para poder compra-los Pay2Win, jogo gratuito, onde a compra de itens com dinheiro real é essencial para que se consiga evoluir no jogo, tornando a compra dos itens quase que obrigatória, sendo que, sem esses itens, o jogador ficaria prejudicado perante os outros jogadores. Pay2Play? Jogo pago, mas com a vantagem de não possuir venda de itens com dinheiro real dentro do jogo, ou até pode ter vendas de itens, mas estes não influenciam significativamente no desempenho do jogador dentro do jogo.

33 Duvidas?


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