A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise a partir do cinema de animação Luma Schall Drumond Renata Araujo Vaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise a partir do cinema de animação Luma Schall Drumond Renata Araujo Vaz."— Transcrição da apresentação:

1 Análise a partir do cinema de animação Luma Schall Drumond Renata Araujo Vaz

2 A palavra cinema vem do grego (κίνημα – kinema) que significa movimento e [...] inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento. O nome "cinema" vem do primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes, o cinematógrafo, cuja primeira exibição ocorreu em 28 de Dezembro de 1895, no Salão Grand Café, em Paris, pelos Irmãos LumièrecinematógrafoIrmãos Lumière

3

4 Fotogramas projetados em alta velocidade dando a sensação de movimento – efeito da persistência da visão – retiniana (olho humano) Instrumentos criados para as projeções.

5 Início na Europa, logo, após a Primeira Guerra Mundial, os EUA começaram a se destacar na produção cinematográfica. Indústria do Cinema. Instituição de Hollywood como cede de importantes produções. Modernidade – efeitos especiais (técnicas)

6 Quando se trata do cinema de animação, o registro de movimento era ainda mais lento, cabendo ao artista produzir 16 desenhos a fim de criar um único segundo de ilusão( página 10 ) Atualmente é necessário 24 desenhos para um segundo (ou 12 duplicados) Foi o fenômeno Disney que impulsionou o cinema de animação

7 Animação vem do verbo latim animare – dar vida a Sua essência é o movimento. Esse desejo é antigo – tentativa de movimento nos desenhos feitos nas cavernas na Pré-História.

8 Taumatoscópio (1825)

9 Fenaquistoscópio (1828)

10 Zoopraxiscópio (1878)

11 Técnica de animação com objetos que passa a imagem de quadro a quadro dando a ideia de movimento. Pode-se fazer com vários matérias: jornais, massa de modelar, entre outros e uma máquina de filmar e fotografar.

12 Nosso contato com a arte! A arte por si só, quando é feita por um artista não tem a pretensão de ensinar nada. Ela representa um olhar do artista sobre algo que ele sente em contato com algo que ele vive. Mas qual a sensação ao ver-se um filme de animação? Que objeto é esse? Qual a intenção do artista ao criá-lo e como se dá esse fenomeno ( a fruição, a percepção estética)?

13 Anima Mundi de 2001 Diretor: Pavel Koutsky Produção: Kratky Film Praha República Tcheca / 2000 / 35mm / 5 min. O que seria de nós sem a comunicação em massa?

14 Opinião, falta de tempo, excesso de informação. Sensações e reflexões. Leitura crítica do que nos é ofertado.

15 Tema A percepção, a sensação de crianças de 4 a 5 anos ao assistir um filme de animação Objetivo geral Experimentar a sensação de estar em um local aconchegante no qual as sensações diante da apresentação do filme realmente marquem as crianças como experiencias gratificantes vividas por elas. Objetivos específicos Apresentar a linguagem cinematográfica para além do entretenimento. Trabalhar com a técnica de animação do stop motion através dos dispositivos ópticos para apresentar os bastidores da produção do cinema. Perceber as novas reações com a apreciação do filme após o entendimento, mesmo que primário, da imagem em movimento.

16 Metodologia Iniciar conversando sobre a imagem. Utilizar as fotografias para trabalhar a ideia de captar um momento, uma imagem. Fazer com as crianças um Taumatroscópio. Apresentar a ideia de usar a massa de modelar para criar o filme. Obra analisada na turma de Educação Infantil: A Fuga das Galinhas.

17 Materiais Um filme apreciado pelas educadoras (elas tem que já tê-lo visto e gostado, para assim mostrarem para as crianças seu fascinio ao escolhê- lo) Almofadas coloridas e tapetes móveis Cadeiras confortáveis Sala escura com possibilidade de imitar um cinema, a utilização de iluminação diversa traz novas sensações a todos os seres e pode criar um clima mais adequado a essa experiência Papelão, furador e elástico. Avaliação Avaliar como as crianças reagiram na entrada no local, durante e após a exibição do filme. Perceber suas reações durante o filme. Observar como entenderam a ideia da imagem em movimento

18 ALBERTO DA SILVA Moreira. CULTURA MIDIÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL Educação e Sociedade. Campinas: vol. 24, n. 85, p , dezembro Disponível em. Acesso em 03 nov.2010http://www.cedes.unicamp.br LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19, Jan/Fev/Mar/Abr JUNIOR, Alberto Lucena. Arte da Animacao. Tecnica e estetica atraves da historia. Sao Paulo, Filme anima Mundi Entrevista revista planeta a um educador da arte do cinema Trabalho anped: educação e visão da criança Cine clubinho: muito bom de falar e é ligado ao artigo acima que fala do direcionamento do nosso olhar Video de massinhas stop motions: Curupira Elefante e bola vermelha Galinha magricela


Carregar ppt "Análise a partir do cinema de animação Luma Schall Drumond Renata Araujo Vaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google