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Prof. Doutor Fernando Perna

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Apresentação em tema: "Prof. Doutor Fernando Perna"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Doutor Fernando Perna
Impacto Económico e Turístico da Náutica de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca [Relatório #1: ] Prof. Doutor Fernando Perna Prof. Coordenador da Universidade do Algarve – ESGHT Matosinhos, 19 de outubro de 2015

2 (…) Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

3 Introdução: Enquadramento e Objetivos
A náutica de recreio como produto turístico contém uma cadeia de valor que não se esgota no elemento mar. Será tanto mais competitiva e sustentada quanto mais integrada se posicionar na fileira de prestação de produtos e serviços turísticos (costeiros e marítimos) e não turísticos da região. Gestão da oferta vs. procura vs. território. Quantificar a oferta existente e traçar um quadro da procura atual em termos de origem dos utentes das infraestruturas náuticas e modelos de gestão consequentes; Identificar as perspetivas de crescimento da oferta nas diferentes instalações, num quadro temporal de cinco anos ponderado pela capacidade das mesmas; Contribuir para o posicionamento e opções estratégicas que balizem o concretizar do potencial da náutica enquanto produto turístico e fator de desenvolvimento e competitividade regional, orientado para o benefício das economias locais envolvidas. Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

4 Náutica de Recreio (POR)
Crescimento Azul (UE) Náutica de Recreio (POR) A estratégia «Crescimento azul» tem por objetivo apoiar a longo prazo o crescimento sustentável no conjunto dos setores marinho e marítimo, reconhecendo a importância dos mares e oceanos enquanto motores da economia europeia com grande potencial para a inovação e o crescimento. Três componentes estratégicas: Desenvolver setores com elevado potencial de sustentabilidade de emprego e crescimento: (…) b. turismo costeiro (e marítimo) Fornecer conhecimento, certeza legal e segurança na economia azul (...) segurança: (…) planeamento espacial marítimo Abordagens específicas por bacia marítima: (…) c. Oceano Atlântico f. Mar Vermelho Decreto-Lei nº 124/2004, de 25 de Maio Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

5 Turismo Costeiro Turismo Marítimo
Atividades de recreação e turismo baseadas na praia (nadar, surf, banhos de sol, …), acrescidas de outras não diretamente relacionadas com a praia mas que têm lugar nas zonas costeiras ou onde a proximidade ao mar é condição necessária, bem como a oferta e produção de bens e serviços associadas a essas atividades. Atividades de recreação e turismo maioritariamente water-based em vez de land-based (boating, yatching - náutica de recreio -, cruzeiros, desportos náuticos, …), mas que inclui infraestruturas localizadas em terra, a disponibilidade de equipamentos e serviços necessários para este segmento de turistas. Turismo costeiro e marítimo geram um VAB anual de cerca de 159 mil milhões de euros na U.E e assegura 2,76 milhões de empregos, respetivamente a da Economia do Mar. Fonte: ECORYS (2013), “Study in support of policy measures for maritime and coastal tourism at EU level – Final Report to DG Maritime Affairs & Fisheries – European Union”, Rotterdam: ECORYS Nederland BV. Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

6 Distribuição Geográfica das Instalações
Figura 1 - Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca Instalação Operador Concelho Marina da Póvoa do Varzim Clube Naval Povoense Póvoa do Varzim Núcleo de Recreio do Porto da Nazaré Docapesca Nazaré Marina da Ribeira Peniche Marina de Lagos Marlagos, SA Lagos Marina de Portimão Portimão Marina de Albufeira Soc. Gest. de Marinas, SA Albufeira Marina de Vilamoura Marina de Vilamoura, SA Vilamoura Doca de Recreio de Faro Ginásio Clube Naval de Faro Faro Doca de Recreio de Olhão Olhão Porto de Recreio de Tavira Ginásio Clube de Tavira Tavira Porto de Recreio do Guadiana Ass. Naval do Guadiana Vila Real Sto. António Fonte: Docapesca (2015), último acesso a 6 de julho de 2015. Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

7 Dimensão e Perfil da Oferta: Capacidade de Acolhimento
Em termos das infraestruturas atualmente sobre jurisdição da Docapesca, estas agregam no conjunto uma oferta de amarrações em 2015, representando assim mais de um terço do total da oferta nacional de amarrações – em exato 34,2% –, atingindo 44,3% se considerado apenas o território do continente; Intensidade variável de Norte a Sul do Continente. Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

8 Dimensão e Perfil da Oferta: Capacidade de Acolhimento
Figura 2 - Número Total de Amarrações em Marinas, Portos e Docas de Recreio por Região de Portugal, 2011. Fonte: Elaborado pelos Autores. Nota sobre a densidade. Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

9 Perfil da Procura: Distribuição por Local de Residência
Figura 3 - Distribuição dos Utilizadores das Amarrações por Local de Residência Fonte: Perna, Fernando; Custódio, Maria João e Oliveira, Vanessa (2015). Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca - Relatório 1, Faro: Universidade do Algarve. Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

10 Serviços Disponibilizados: Portugal vs. Algarve
Figura 4 –Serviços Náuticos e Comuns na Área de Influência das Amarrações: Portugal vs Algarve FILEIRA Turismo Marítimo Turismo Costeiro Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

11 Desafios e Tendências: Náutica, Hotelaria e Sazonalidade
Figura 5 – Taxa Ocupação Mensal das Marinas e Portos de Recreio: Algarve Fonte: Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

12 Figura 6 – Taxa Ocupação Mensal
Desafios e Tendências: Sazonalidade em Marinas e Portos de Recreio, Marítimo-Turísticas, Estaleiros Figura 6 – Taxa Ocupação Mensal Marinas e Portos Recreio Estaleiros Marítimo-Turísticas Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

13 Desafios e Tendências para a Estratégia 2020
Figura 7 – Número Total de Amarrações a Nado e a Seco (Estaleiros): Algarve Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

14 Desafios e Tendências para a Estratégia 2020
Em 13 das 22 infraestruturas de marinas, portos de recreio, docas de recreio ou outras infraestruturas com capacidade pontual para receber embarcações de recreio, está presente a sugestão do aumento da oferta de amarrações. Este aumento se concretizado na totalidade pode atingir um acumulado de mais amarrações, isto é, um crescimento de 50,8% da oferta hoje existente de amarrações em infraestruturas da náutica de recreio sob jurisdição da Docapesca. Figura 8 – Classificação da Procura de Amarrações nos Últimos Cinco Anos Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

15 Estratégia de Reforço de Crescimento: 1/2
Centrada na resolução de fraquezas para o incremento da competitividade, o que implicará a capacidade de atuar na interceção dos Pontos Fracos e Ameaças. Estabilização e clarificação da organização administrativa do setor: nacional e regional. Diminuição da elevada burocracia e custos despendidos pelo nauta na sua habilitação de navegador de recreio e licenciamento da embarcação; Resolução do assoreamento crescente, chegando em alguns casos a cotas positivas inviabilizando a praticabilidade de instalações por largos períodos de tempo; Reconfiguração das instalações face à nova procura, particularmente ao comprimento das embarcações (passantes) e catamarãs; (…) Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

16 Estratégia Ofensiva de Crescimento: 1/2
Melhorar o que já é positivo, cruzando oportunidades e ameaças, o que sobretudo implicará a capacidade de atuar de entre os Pontos Forte e Oportunidades. Desenvolver a complementaridade com serviços de estaleiro, reparação e manutenção naval (fileira industrial), bem como de invernagem de embarcações (lógica de package turístico/industrial); Comunicar a náutica como desporto para todos e não o desporto “dos outros”; Consolidar a visitação da marina ou porto de recreio como polo de animação e atração turística e de valorização urbana; Reforçar a inserção regional em redes e estratégias transfronteiriças de inovação e cooperação entre marinas e portos de recreio; (…) Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).

17 Prof. Doutor Fernando Perna
Impacto Económico e Turístico da Náutica de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca Prof. Doutor Fernando Perna Prof. Coordenador da Universidade do Algarve – ESGHT Muito Obrigado. Estudo Sobre o Impacto Económico e Turístico de Cenários de Desenvolvimento da Náutica de Recreio nas Marinas e Portos de Recreio na Área de Jurisdição da Docapesca: Extratos do Relatório 1. © Fernando Perna, Maria João Custódio, Vanessa Oliveira (2015).


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