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AVALIAÇÃO DO GD 2015 8° Encontro do GD de TIC 05/11/2015.

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1 AVALIAÇÃO DO GD 2015 8° Encontro do GD de TIC 05/11/2015

2 Objetivo do 8° encontro do GD TIC Objetivo : avaliar o processo e as estratégias do GD de TIC em 2015, discutir a disseminação de suas produções e escolher os temas a serem discutidos em 2016.

3 Quem fez acontecer  Coordenação do GD  Cacá Charoux  Fernanda Ribeiro  Supervisão e colaboração  Adriana Vieira  Regina Estima  Sistematizadores  Joyce Alcântara  Mariana Garcia  Thaís Iervolino (2)  Rúbia Silva  Thiago Tavares  Regina Estima

4 Quem fez acontecer  Compartilhamentos  Google Analytics - Fernanda Ribeiro e Thiago Luis  Plano Ceibal – Lelê  Evento Bett Brasil - Fernanda Ribeiro, Adriana Vieira, Cláudia Petri e Regina Estima  UX Weekend - Experiência do usuário - Samantha Yabuta  Evento Transformar - Adriana Vieira e Mariana Garcia  Claro Melhor Aluno - Adriana Vieira e Claudiana Cabral  Portfólio Jovem – Fernanda Andrade Santos

5 Quem fez acontecer 1. Adriana Vieira - NTIC 2. Amábile Mansutti – Coord. Técnica 3. Claudia Charoux - NTIC 4. Claudia Petri – Ger. Projetos Locais 5. Claudiana Cabral – Plat. do letramento 6. Denise Lotito – OLP 7. Evandro Braga - NTIC 8. Fernanda Ribeiro - Plat. do letramento 9. Fernanda Santos – PJU 10. José Alves - Plat. do letramento 11. Marcelo Bragato - PIU 12. Márcia Coutinho – Plataforma E&P 13. Mariana Garcia – OLP 14. Mariana Mota - PJU 15. Regina Estima – Ger Projetos Apoiados 16. Rúbia Silva – Respostas para o Amanhã 17. Samantha Yabuta - OLP 18. Solange Feitosa – Núcleo Ed. Integral 19. Solange Marques - PIU 20. Tereza Ruiz - OLP 21. Thais Iervolino - Plataforma E&P 22. Thiago Luis - NTIC 23. Thiago Tavares – Entre na Roda 24. Tony Saga – Educação com Arte 25. Walderez Nose - PIU Tivemos uma média de presença nas reuniões do GD de 12 a 13 representantes de 14 diferentes projetos: Participantes do GD

6 Retrospectiva do GD de TIC 2015 TemaObjetivosEstratégiasProduções para Guia de TIC Evasão em EAD Conhecer a forma como alguns projetos registram dados de evasão e seus diferentes perfis de usuários e definir uma nomenclatura comum. Discussão com base na análise da pesquisa de evasão feita no PIU e em dados da pesquisa do Censo EAD.br da ABED 2013. “Mapa conceitual” construído para agrupar hipóteses relacionadas a adesão e evasão de cada tipo de usuário. Classificação de usuários de cursos: Inscrito / Matriculado / Cursista / Concluinte (frequente) / Certificado / Desistente Equação para cálculo da evasão nos cursos Evasão = cursistas – (certificados + concluintes + desistentes) Hipóteses sobre evasão (?) Motivação para a realização do curso Clareza das informações fornecidas sobre o curso Problemas técnicos enfrentados e suporte oferecido Adaptação à metodologia

7 Retrospectiva do GD de TIC 2015 TemaObjetivosEstratégiasProduções para Guia de TIC Formação em AVA Identificar estratégias e modelos formativos existentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem que não são cursos on-line. Discussão feita com o apoio do levantamento de modelos e estratégias formativas produzido pela Claudia Petri para o GD de Formação. Identificação dos modelos formativos presentes nos AVAs que não são cursos virtuais. -O grupo definiu que AVAs são todos os ambientes virtuais de aprendizagem que têm intencionalidade educativa (cursos, blogs, redes sociais e plataformas estão dentro do grande guarda-chuva AVA) - O Cenpec entende modelo formativo como “sistemas de referência que permitem estruturar e dar uma configuração conceitual às estratégias de formação continuada para o desenvolvimento docente” que pode ser aplicado aos AVAs.(confirmar com a Cláudia se foi validado com o GD de Formação)

8 Retrospectiva do GD de TIC 2015 TemaObjetivosEstratégiasProduções para Guia de TIC Formação em AVA Identificar estratégias e modelos formativos existentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem que não são cursos on-line. Discussão feita com o apoio do levantamento de modelos e estratégias formativas produzido pela Claudia Petri para o GD de Formação. Identificação de modelos formativos presentes nos AVAs que não são cursos virtuais -Os AVAs possuem diferentes ações e produtos e observou-se que os modelos transmissivo, autônomo e implicativo reflexivo estão presentes de formas diferentes nesses ambientes. -Ex: inscrições dos prêmios foram identificados como modelos implicativo reflexivo; espaços interativos como fórum e “pergunte à Olímpia” são modelos implicativo reflexivo; materiais temáticos como os da Plataforma Educação e Participação e os Especiais da Plataforma do Letramento são modelos transmissivos e autônomos.

9 Retrospectiva do GD de TIC 2015 TemaObjetivosEstratégiasProduções para Guia de TIC MobilidadeDiscutir e refletir sobre elementos relacionados à mobilidade e à aprendizagem ubíqua. Discutir as possibilidades e limites da utilização de aplicativos e recursos mobile nas ações dos projetos do Cenpec. Leitura e discussão de textos de André Lemos e Lucia Santaella. Análise dos seguintes aplicativos móveis: Pool Evrywhere / Colab / Coursera / Duolingo. O grupo fez um estudo e levantou as possibilidades (trabalho em rede, móvel, multimidiático, que atinge mais pessoas) e as limitações (textos curtos, pouco aprofundamento na realização de atividades mais complexas) do uso de aplicativos na Educação Chegou-se a conclusão que é preciso se apropriar mais deles para inseri- los nos projetos / Projetos devem se apropriar mais dessa linguagem como parte do processo de formação e não apenas como apresentação. (entendo as observações abaixo como um estudo e não como orientação para o Guia) Análise dos aplicativos com base nos seguintes aspectos (?): Aprendizagem Tempo Espaço/Localização Transformação Produção Colaboração

10 Guia de TIC  Construído em 2012 a partir das discussões do GD de TIC  Disponível no Blog do Núcleo de TIC e Educação

11 Resultados da avaliação  Considerações: - Alguns itens como concepção de AVA, papel do mediador e modalidades de EAD continuam atuais. - Itens como a descrição dos AVAs (inserir Plataformas e tirar comunidades virtuais), diagnóstico de acesso – onde entram pesquisas e dados (Pnad; TIC Educação; Ibope; Censo) -, indicação dos AVAs do Cenpec e glossário precisam ser atualizados. Além disso a parte de inovação precisa ser feita. - Inserir outras referências - Inserir o produto das discussões de Avaliação, Formação e Mobilidade realizadas e ver onde entram no documento.

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13 Encaminhamentos  Dividir a tarefas de atualizar e publicar nossas produções no blog Núcleo TIC e Educação e no Guia de TIC, espaços de nossa memória e registro documental.  Encontrar outras formas de disseminação de nossa produção, que sempre acontece no bojo de uma prática de projetos.


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