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CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância www.lilianebarros.com.

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1 CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância www.lilianebarros.com

2 Referenciais anteriores Em 2002 MEC nomeia uma comissão para estudos sobre a modalidade (Portaria 335/2002); Resultado: Em 2003 é publicado o documento: Referenciais de qualidade para EaD; Foram criados, pela SESu, instrumentos de avaliações institucional e de curso específicos para EaD.

3 Um novo cenário legal para EaD Demanda novos padrões de qualidade para cursos a distância

4 Fundamentação para os Novos Referenciais Decreto 5.622/2005; Decreto 5.773/2006; Portarias 1 e 2 de janeiro de 2007; Portaria 40 de dezembro de 2007 revoga a Portaria 2/2007.

5 Objetivos dos novos referenciais Definir conceitos de qualidade para EaD; Coibir a precarização da Educação Superior (verificada em algumas avaliações institucionais pelo MEC); Garantir a relação entre o número de vagas e a qualidade de oferta.

6 Maior atenção ao Pólo Unidade de apoio presencial ao aluno

7 Decreto 5.622/2005 Caracteriza a modalidade; Valoriza a avaliação presencial em detrimento das avaliações a distância; Exige planejamento institucional claro quanto: − à oferta e a expansão, principalmente sobre os pólos; − ao acesso a portadores de necessidades especiais

8 Instrumentos de avaliação Credenciamento de Instituição Instalações Físicas Organização Institucional Corpo Social Autorização de curso Credenciamento de Pólos Tipos Dimensões

9 Avaliação Credenciamento de IES Credenciamento de Instituição Organização Institucional Corpo Social Instalações Físicas

10 Avaliação da Instituição Estudos estatísticos que justifiquem a oferta e potencial financeiro; Equipe multidisciplinar: qualificado, capacitado em EaD e experiência mínima de 1 ano em EaD; Bibliotecas: −integradas por rede informatizada e acervo atualizado.

11 Avaliação de curso Autorização de curso Organização Didático Pedagógica Corpo Social = docentes e tutores Instalações Físicas

12 Autorização de cursos Objetivos institucionais vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão e ao perfil do aluno; Número de vagas adequadas às condições físicas, tecnológicas e de equipe disponível e ao potencial financeiro da IES; Conteúdos curriculares, práticas profissionais, laboratórios e trabalho de curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais; Materiais didáticos integrados e diversificados.

13 Autorização de curso Corpo Social – Condições mínimas para 1a. Metade do curso −Docentes 60% com Stricto Sensu, Qualificação em EaD, Experiência acadêmica, Comprovada produção científica −Tutores Graduação na área do curso, 30% com qualificação em EaD, 1 ano de experiência em EaD.

14 Avaliação de Pólos Credenciamento de Pólos Organização Institucional Corpo Social Instalações Físicas

15 Credenciamento de Pólos Justificativa para implantação do pólo fundamentada em demanda; Estrutura física e recursos tecnológicos adequados ao número de vagas; Garantia de condições para oferta de momentos presenciais segundo as diretrizes dos cursos ofertados;

16 Credenciamento de pólos Atenção às condições físicas: Bibliotecas: −Acervo para 1a. Metade do curso, −3 idicações básicas, −1 exemplar para até 10 alunos, −Bibliografia complementar, −Periódicos impressos ou virtuais Laboratórios: −Segundo as Diretrizes Curriculares e ao número de vagas. Acesso aos portadores de necessidades especiais www.pucrs.br/revista/fotos/capa-foto-08.jpg


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