A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competências Pessoais e Sociais. Aula 10 :: Comunicação Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competências Pessoais e Sociais. Aula 10 :: Comunicação Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Competências Pessoais e Sociais

2 Aula 10 :: Comunicação Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação

3 Competências Pessoais e Sociais Conceitos fundamentais Atitude Perceção Social Impressões Categorização Estereótipo Preconceito Expectativa e comportamento Profecia autocumprida

4 Competências Pessoais e Sociais ATITUDE

5 Competências Pessoais e Sociais Atitude Disposição avaliativa relativamente estável, que faz uma pessoa pensar, sentir ou comportar-se, positiva ou negativamente em relação a uma pessoa, um grupo ou um problema social.

6 Competências Pessoais e Sociais Atitude Do latim aptitudo - a disposição natural para realizar determinadas tarefas; – Designou a posição corporal dos modelos dos pintores italianos do renascimento, na medida em que a postura corporal que reflete a “postura da mente” Thomas & Znaniecki (1918): sentimento que as pessoas atribuem a objetos e construtos (e.g. dinheiro, trabalho).

7 Competências Pessoais e Sociais Modelo tripartido da atitude Componente Afetivo – Sentimentos subjetivos – Respostas fisiológicas Componente Cognitivo – Crenças e opiniões através das quais a atitude é expressa Componente Comportamental – Processo mental e físico que prepara o indivíduo a agir de determinada maneira

8 Competências Pessoais e Sociais Atitudes não são o mesmo que Crenças Opiniões Valores Ideologia

9 Competências Pessoais e Sociais Atitudes As nossas atitudes resultam de diversas experiências vitais São influenciadas pelas pessoas significativas da nossa vida, nomeadamente pelas nossas figuras vinculativas ao longo da vida

10 Competências Pessoais e Sociais Fontes de Aprendizagem Figuras de vinculação – Pais – Amigos – Companheiros Mass media Condicionamento Clássico Condicionamento Operante (desejabilidade social reforçada in loco) Aprendizagem Social Aprendizagem por experiência direta Observação do próprio comportamento

11 Competências Pessoais e Sociais PERCEÇÃO SOCIAL

12 Competências Pessoais e Sociais Perceção social A perceção social é o modo como os indivíduos de uma dada sociedade julgam uma determinada situação e/ou pessoa tendo por base ideias e valores, que podem ser implementados durante anos e que passam de geração em geração ou que podem restringir-se a um determinado período de tempo.

13 Competências Pessoais e Sociais

14

15 IMPRESSÕES

16 Competências Pessoais e Sociais Impressões Atribuímos juízos de valor a situações e pessoas, tendo em conta as nossas impressões. A partir das nossas vivências passadas, organizamos as informações que nos permitem compreender ou categorizar. Aparência física, comunicação verbal e não verbal. Relacionadas com a cultura.

17 Competências Pessoais e Sociais CATEGORIZAÇÃO

18 Competências Pessoais e Sociais Categorização Categorizamos pessoas, objectos, situações. Categorias ajudam-nos a especificar como vários objectos ou eventos são relativamente uns aos outros. O contexto social influencia fortemente a maneira como rotulamos as pessoas e os seus comportamentos.

19 Competências Pessoais e Sociais Categorização Uma vez confrontados com uma nova informação temos de a identificar, isto é, compará-la com outras já conhecidas e classificá-la numa categoria. No entanto, a maior parte das categorias não procedem por elementos necessários e suficientes – Se não sou casado, sou solteiro?

20 Competências Pessoais e Sociais Categorização Exemplares (instância) Esquema (ideia abstracta) – Protótipos Semelhança das características (coerência)

21 Competências Pessoais e Sociais Categorizaçãp Funções: – Simplificação, – Conservação do que é aprendido, – Direcção da acção, – Ordem – Significado Modelo do Continuum (Fiske & Neuberg, 1990)

22 Competências Pessoais e Sociais Encontro de uma pessoa Categorização inicial Que interesse representa esta pessoa? Consagra atenção às características da pessoa-alvo Categorização confirmatória Recategorização Integração atributo por atributo Reacções cognitivas e afectivas baseados na categoria Reacções cognitivas e afectivas baseados nos atributos Produz-se imediatamente no momento do encontro SIM STOP NÃO Expressão pública eventual da resposta +Exame? SIM NÃO Quando a informação disponível é coerente ou não-diagnóstica relativamente à categoria Quando é possível uma categorização mas com base em outra categoria; supõe acesso a uma nova categoria, exemplar, autoconceito SIM NÃO SIM NÃO Quando não parece fácil integrar a informação por recurso a uma categoria em particular

23 Competências Pessoais e Sociais ESTEREÓTIPO

24 Competências Pessoais e Sociais Estereótipo

25 Competências Pessoais e Sociais Estereótipos Crenças ou representações rígidas e simplificadoras sobre pessoas, grupos e instituições que resultam de uma generalização excessiva. Levam-nos a fazer juízos de valor rapidamente (e muitas vezes a priori), que por vezes nem nos damos o trabalho de confirmar

26 Competências Pessoais e Sociais PRECONCEITO

27 Competências Pessoais e Sociais

28 Preconceito Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada a priori, sem considerar outros factos ou elementos.

29 Competências Pessoais e Sociais Preconceito http://www.refinery29.com/2015/11/97692 /ariel-winter-instagram-bully-comment

30 Competências Pessoais e Sociais EXPECTATIVA E COMPORTAMENTO

31 Competências Pessoais e Sociais Expeactativas e comportamento Teachers' Expectations Can Influence How Students Perform – http://www.npr.org/sections/health- shots/2012/09/18/161159263/teachers- expectations-can-influence-how-students-perform http://www.npr.org/sections/health- shots/2012/09/18/161159263/teachers- expectations-can-influence-how-students-perform Can your expectations affect my behavior? – https://www.psychologytoday.com/blog/living- single/200911/can-your-expectations-shape-my- behavior https://www.psychologytoday.com/blog/living- single/200911/can-your-expectations-shape-my- behavior

32 Competências Pessoais e Sociais PROFECIA AUTO CUMPRIDA (ou efeito pigmaleão)

33 Competências Pessoais e Sociais

34 PERCEÇÃO SOCIAL (CONCLUINDO)

35 Competências Pessoais e Sociais Fatores que afectam a perceção Fatores estruturais: São as primeiras condições da perceção sobre as quais não há ação, que não se podem mudar; Fatores funcionais: O percebido é o conjunto do que, vindo do mundo exterior, tem para nós uma significação. Operamos pois sobre os elementos que estão à nossa disposição e cuja organização nos permite a sua integração de forma compreensível.

36 Competências Pessoais e Sociais Fatores Pessoais Desejos, preferências, opiniões e estereótipos; Experiências passadas – aprendizagem: A percepção depende das experiências anteriores; Contexto e quadro de referência (as nossas percepções não são as mesmas conforme o contexto no qual se encontra uma figura: contexto significa aqui, quer o ambiente objetivo exterior que observamos ao mesmo tempo que a figura, quer o contexto interno, pessoal, que é o quadro de referência no qual recebemos a imagem.)

37 Competências Pessoais e Sociais Fatores Institucionais O sujeito da perceção, enquanto pessoa, está inserido numa sociedade da qual veicula algumas representações. Estas representações estão institucionalizadas.

38 Competências Pessoais e Sociais Juízos de valor A forma como cada pessoa define os critérios dos seus juízos de valor varia consoante a sociedade em que está inserido e contribuem para a identidade pessoal e social dos indivíduos, por exemplo em termos de: – bom/mau – certo/errado – belo/feio – sucesso/insucesso

39 Competências Pessoais e Sociais Sucesso/Fracasso O fracasso está associado a coisas como um negócio mal feito, nas decisões inadequadas, na guerra, etc. O sucesso está associado a quem assume os seus interesses pessoais como também os interesses do grupo do qual pertence, bem como dos interesses da humanidade em geral Isto faz sentido????*vídeo Allan de Botton

40 Competências Pessoais e Sociais Belo/Feio A beleza pode ser considerada um processo cognitivo ou mental relacionado à perceção de elementos que agradam de forma singular aquele que experimenta O provérbio "Quem o feio ama bonito lhe parece" é um bom exemplo de como o conceito de beleza varia consoante a perceção de cada indivíduo. O conceito de beleza varia consoante as sociedades

41 Competências Pessoais e Sociais O Homem Vitruviano

42 Competências Pessoais e Sociais Marilyn Monroe Gisele Bunchen

43 Competências Pessoais e Sociais Está tudo ligado https://www.youtube.com/watch?v=1HnZq2KCL HU https://www.youtube.com/watch?v=1HnZq2KCL HU vídeo Allan de Botton https://www.youtube.com/watch?v=MtSE4rglxbY https://www.youtube.com/watch?v=MtSE4rglxbY Norueguesa violada no Dubai foi condenada a pena de prisão http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.as px?content_id=3332309 http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.as px?content_id=3332309

44 Competências Pessoais e Sociais www.fep.up.pt Faculdade de Economia da Universidade do Porto Rua Dr. Roberto Frias 4200-464 Porto Portugal Telefone: +351 225 571 100 Fax: +351 225 505 050 cexecutivo@fep.up.pt


Carregar ppt "Competências Pessoais e Sociais. Aula 10 :: Comunicação Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google