A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO

2 INICIANDO A CONVERSA! O que é ensino? O que é mesmo ensinar?
De que maneira a aprendizagem se realiza? Quem é sujeito no processo ensino- aprendizagem?

3 Fonte: University of Auckland, John Hattie, outubro, 2003

4 Como colocar a pesquisa nesse contexto?
De qual pesquisa estamos falando?

5 MAIS PERGUNTAS... Que pesquisa nos interessa?
Como entender a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão prevista pela legislação educacional? Que relação pode ser estabelecida entre pesquisa e ensino de qualidade? De que maneira VOCÊ, professor universitário, pode manter um clima de investigação em sua sala de aula? Como tornar-se professor-pesquisador?

6 PESQUISA... ... Significa diálogo crítico e criativo com a realidade. ... Funda o ensino e evita que este seja simples repasse copiado. ... Aponta na direção correta da aprendizagem ... Acolhe, na mesma dignidade, teoria e prática. ... É o cotidiano mais cotidiano. Quem pesquisa tem o que ensinar; deve pois, ensinar, porque ensina a produzir, não a copiar. Quem não pesquisa, nada tem a ensinar, pois apenas ensina a copiar. (DEMO, 2003, 128)

7 PESQUISA: princípio científico e educativo
BUSCA CAMINHO/TRILHA OBJETIVO

8 Desenvolvimentos teóricos
Noções fundamentais Desenvolvimentos teóricos Linhas de pesquisadores que trilharam o caminho Biblioteca Arquivos Visitas aos locais Entrevistas

9 CRITÉRIOS/Procedimentos de pesquisa (BELLEIROT, 2001)
Produção de conhecimentos novos Produção rigorosa de encaminhamento(protocolos a serem seguidos) Comunicação de resultados ( discussão e crítica)

10 É possível realizar pesquisa desvinculada do ensino, mas não dá para pensar em ensino desvinculado da pesquisa.

11 (MARAFON, 2001, p. 132 apud CASTANHO, 2001, p. 93)
A indissociação entre o ensino e a pesquisa deve constar no projeto da graduação e da pós- graduação e ser sustentada pela discussão e assunção de concepções político-pedagógicas de educação, de homem, de mundo, que são muito mais amplas e sólidas que as metodologias, visto que as determinam. O professor, que constantemente reflete sobre estas concepções, cria e recria novas metodologias e impulsiona significativas revisões curriculares. (MARAFON, 2001, p. 132 apud CASTANHO, 2001, p. 93)

12 Todo aprendizado exige pesquisa. Ora, o ensino exige aprendizado
Todo aprendizado exige pesquisa. Ora, o ensino exige aprendizado. Logo, o ensino exige pesquisa. (CASTANHO, 2005,p. 80)

13 Ensino com pesquisa Situação de uso: Quando o professor deseja contribuir com a formação de sujeitos autônomos, reflexivos e criativos. Permite aos estudantes: Tomar iniciativa na busca de informações; Entrar em contato com diferentes fontes de informações; Selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados e informações; Fazer inferências; Levantar hipóteses, checá-las, comprová-las, reformulá-las e tirar conclusões; Elaborar um relatório com características científicas; Comunicar os resultados obtidos com clareza, ordem, precisão científica, oralmente ou por escrito.

14 Como fazer: Discutir os critérios para a escolha do tema ou da situação a ser pesquisada. Dividir a turma em pequenos grupos, ficando cada um com um aspecto da temática ou com um tema próprio; Definir o problema da pesquisa e a metodologia; Definir a bibliografia a ser pesquisada; Escolher os procedimentos e instrumentos para a coleta de dados; Realizar a tabulação e a análise dos dados; Realizar a conclusão; Elaborar o relatório final; Comunicar os resultados a toda a classe ( pôster, power point, cartazes, etc.).

15 Para obter melhores resultados é preciso:
Disposição do professor para orientar os estudantes durante o processo. Para tanto, precisará realizar encontros específicos com cada grupo; Definir uma norma para a apresentação do relatório final; Elaborar inicialmente um projeto ou anteprojeto que orientará o grupo em cada passo; Realizar um trabalho interdisciplinar, com a participação de mais de um docente ou área do conhecimento.

16 REFERÊNCIAS CASTANHO, Sérgio. Ensino com pesquisa na graduação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005, 230p. DEMO, Pedro. Desafios da universidade. In: Desafios modernos da educação. 4. Ed. Vozes: Petrópolis, 1993, cap. 4.


Carregar ppt "PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google