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CMMI Capability Maturity Model – Integration

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Apresentação em tema: "CMMI Capability Maturity Model – Integration"— Transcrição da apresentação:

1 CMMI Capability Maturity Model – Integration
É um modelo de referência que contém práticas necessárias à maturidade em disciplinas específicas (SE - Engenharia de Sistemas), (SW - Engenharia de Software), (IPPD - Desenvolvimento Integrado de Processo e Produto), (SS)). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon. O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. Há uma ênfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e há uma integração necessária para o desenvolvimento e a manutenção.

2 O SW-CMM (Capability Maturity Model for Software) é um modelo de capacitação de processos de software, para a avaliação da capacidade dos fornecedores de software. Sendo específico para a área de software, o SW-CMM não contemplava outras áreas importantes das organizações, como Recursos Humanos e Engenharia de Sistemas. Com o sucesso do SW-CMM, outros modelos semelhantes foram criados para outras áreas, tais como Gestão de Recursos Humanos (People-CMM), Aquisição de Software (SA- CMM) e Engenharia de Sistemas (SE-CMM). Porém, os diversos modelos apresentavam estruturas, formatos e termos diferentes, dificultando sua aplicação conjunta. O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi criado, então, com a finalidade de integrar os diversos modelos CMM Como surgiu ?

3 Objetivos CMMI Além da integração dos modelos e redução dos custos com melhorias de processo, o projeto CMMI tem como objetivo também: Aumento no foco das atividades Integração dos processos existentes Eliminar inconsistências Reduzir duplicações Fornecer terminologia comum Assegurar consistência com a norma ISO 15504

4 Área de Processos (PA’s)
Praticas relacionadas em uma área que, quando executadas de forma coletiva, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para trazer uma melhoria nessa área. Existem as Áreas de Processo Chave (KPA’s) que são requisitos para se obter um nível de maturidade.

5 Níveis de Maturidade Cada nível de maturidade, com exceção do primeiro, é composto por áreas-chave de processo (Key Process Areas – KPAs). Cada KPA identifica atividades relacionadas que, quando executadas adequadamente, atingem determinados objetivos considerados importantes para o aumento da capacidade do processo. As KPAs são os requisitos para a obtenção de um nível no CMM. As KPAs são cumulativas, isto é, para uma organização atingir um determinado nível de maturidade, ela deve satisfazer todas as KPAs daquele nível e de seus inferiores. Cada KPA é descrita em termos de práticas-chave (Key Practices). Uma prática-chave descreve as atividades e a infraestrutura necessárias para a efetiva implementação e institucionalização de uma KPA. Uma prática-chave descreve “o quê” deve ser feito, e não “como” deve ser feito. O conceito de maturidade é baseado na noção de que alguns processos provêm mais estrutura e controle do que outros.

6 Os 5 Níveis 1 – Inicial – Processo imprevisível e sem controle
2 – Repetível – Processo disciplinado 3 – Definido – Processo consistente e padronizado 4 – Gerenciado – Processo previsível e controlado 5 – Otimizado – Processo continuamente melhorado

7 Organizações - Níveis Nível 1 – Organizações Caóticas
Nível 2 – Organizações Disciplinadas Nível 3 – Organizações Padronizadas Nível 4 – Organizações Previsíveis Nível 5 – Organizações com melhoria continua

8 Exemplos de KPA’s Nível Repetível : Nível Inicial – Sem KPA
Gerenciamento de requisitos Planejamento de projeto de software Acompanhamento de projeto de software Garantia da qualidade de software Gerenciamento da configuração de software

9 Nível Definido: Foco no processo da organização
Definição do processo da organização Programa de treinamento Gerenciamento de software integrado Engenharia do produto de software Coordenação intergrupo Revisões

10 Nível Gerenciado: Nível Otimizado:
Gerenciamento quantitativo do processo Gerenciamento da qualidade do Software Nível Otimizado: Prevenção de defeitos Gerenciamento de mudança de tecnologia Gerenciamento de mudança de processo

11 Nível 1- Inicial (SW-CMM)
O processo de software é caracterizado como sendo imprevisível e ocasionalmente caótico. Poucos processos são definidos e o sucesso depende de esforços individuais. O processo de software é uma obscuro, de forma que somente a entrada e os produtos finais são vistos com clareza.

12 Organizações no nível 1 apresentam deficiências de planejamento e enfrentam dificuldades realizarem previsões Cronogramas e planos são irrealistas Como não há credibilidade no planejamento, muitas vezes o que foi planejado não é seguido A documentação é encarada como algo inútil Não há controle de requisitos e o cliente só avalia os mesmos na entrega do produto.

13 A organização não possui um ambiente estável para o desenvolvimento e manutenção de software.
Em crise para cumprir o cronograma, etapas planejadas não são realizadas, prejudicando a qualidade do software. Esse nível não possui KPA’s.

14 Nível 2 - Repetível (SW-CMM)
Controle de custos, prazos e escopo Infraestrutura que viabiliza processos É possível repetir sucessos de projetos anteriores em aplicações similares. No lugar do processo ser obscuro, ele assegura a visibilidade em determinados pontos, os ‘’marcos do projeto’’.

15 Neste nível as organizações tem maior probabilidade de cumprir compromisso de requisitos, prazos e custos A organização é disciplinada, mas despreparada para mudanças. Controla-se a evolução dos requisitos, permitindo avaliações ao final de cada marco do projeto, e controla-se também a evolução das configurações do software.

16 Nível 2 – KPA’s Gerencia de Requisitos Planejamento de Projetos
Supervisão e Acompanhamento de Projetos Gerencia e Subcontratação de Software Garantia da Qualidade de Software Gerencia de Configuração de Software

17 Nível 3 -Definido (SW-CMM)
Um processo de software, composto por atividades de gerencia e engenharia, é documentado, padronizado e integrado em um processo de software padrão da organização. Todos os projetos utilizam uma versão aprovada e adaptada do processo organizacional para desenvolvimento e manutenção de software. A organização interna das tarefas é definida e visível.

18 Processos utilizados são estabelecidos e padronizados em toda a organização
Os processos pertencem a organização, e não aos projetos O SEPG (Software Engineering Process Group) é responsável pelos processos da organização. Apesar da padronização, é possível adaptar os processos para as necessidades particulares de um projeto. Há treinamento técnico e gerencial.

19 Nível 3 – KPA’s Foco no Processo da Organização
Definição do Processo da Organização Programa de Treinamento Gerencia de Software Integrada Coordenação entre grupos Engenharia de Produtos de Software Revisão por Pares.

20 Nível 4 -Gerenciado (SW-CMM)
Métricas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são coletadas. Tanto o processo como o produto de software são quantitativamente compreendidos e controlados.

21 A organização estabelece metas quantitativas de qualidade e produtividade para as atividades do processo. Os projetos melhoram o seu controle sobre os produtos e processos e a variação das medidas é pequena É estabelecido o controle estatístico de processos. Uma organização no nível 4 passa a ter uma gestão feita com bases quantitativas.

22 Nível 4 – KPA’s Gerencia Quantitativa dos Processos
Gerencia da Qualidade de Software

23 Nível 5- Otimizado A melhoria continua do processo é estabelecida por meio de sua avaliação quantitativa, e da implantação planejada e controlada de tecnologias e ideias inovadoras. A organização esta engajada na melhoria continua de seus processos, possuindo meios para identificar fraquezas e fortalecer o processo de forma pró-ativa, prevenindo defeitos

24 O entendimento do processo ultrapassa os processos praticados, possibilitando compreender os efeitos de alterações potenciais no processos. Melhorias em processos e tecnologias são planejadas e executadas como parte das atividades de rotina. Mudanças mais significativas de processos ou de tecnologias são feitas a partir de analises de custo/beneficio com base em dados coletados no nível 4.

25 Nível 5 – KPA’s Prevenção de Defeitos
Gerencia da Evolução dos Processos Gerencia da Evolução das Tecnologias

26 Fontes http://www.tutorialspoint.com/cmmi/cmmi-process-areas.htm

27 Fim Tulio Augusto Pinto Garcia - RA C276BG - 3
Felipe dos Santos Correa – RA C1986F - 7 Laura de Sousa Aguirre – RA C16BEI - 3 Vinicius Lourenço Phelino – RA C16BEG - 7 Cristian Mendes Lopes - RA C


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