A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microbiota Normal O QUE SIGNIFICA????? QUANDO COMEÇA????

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microbiota Normal O QUE SIGNIFICA????? QUANDO COMEÇA????"— Transcrição da apresentação:

1

2 Microbiota Normal O QUE SIGNIFICA????? QUANDO COMEÇA????
ONDE ESTÃO????? PORQUE FICAMOS DOENTES?????

3 Microbiota Normal O termo microbiota compreende os microrganismos usualmente encontrados em sítios ou locais específicos em indivíduos sadios. O número e o tipo dos microrganismos constituintes da microbiota geralmente variam com o local e a idade do hospedeiro.

4 Microbiota Normal A formação da microbiota normal, com a qual o homem convive por toda a vida, tem início no momento do nascimento, pois, ao passar pelo canal do parto, ele recebe os primeiros componentes de sua microbiota. São distribuídos pelas mucosas e pele. A composição da microbiota não é uniforme.

5 Flora normal A flora bacteriana normal varia durante o transcurso da vida e depende de vários fatores entre eles o tipo de parto e o tipo de alimentação do RN. O parto normal permite que desenvolva no intestino uma flora rica bifidubacterium. Outro fator é a alimentação do RN o leite materno induz a formação de determinado tipo de bactéria devido ao alto teor de lactose.

6 Flora normal Importância fundamental da microflora:
A)Estimulação do sistema imune:As bactéria produzem estímulos antigênicos para migração e maturação das células linfóides nas Placas de Pleyer que estão relacionados com a resposta imunológica com a produção de IGA.Em indivíduos imunodeprimidos ou debilitados podem estar associadas a causa da doença.

7 Flora normal B)Proteção global frente a patógenos: a flora atua como uma barreira.Compete em forma específica com os substratos e nichos ecológicos ,facilitando a liberação de moléculas com atividade antibacteriostática, como o peróxido de hidrogênio e o ácido láctico que geram uma troca com o meio e permite o crescimento de certas bactérias no intestino.Mecanismo de defesa do hospedeiro.Esta habilidade de limitar o crescimento a colonização é chamada de resistência à colonização

8 Flora normal C) Função nutricional: fazem o resgate dos nutrientes que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado em especial os hidratos de carbono.A flora ajuda a sintetizar vitaminas B 12 , K e folatos. *Alteração da flora: carência de vitaminas.

9 Flora normal Ao longo da vida a flora bacteriana muda. No RN:Grande proliferação de bactérias nas primeiras horas de vida:E coli, Streptococcus, bifidus bactérias e lactobacillus.

10 Microbiota Normal Relação Microrganismo-Hospedeiro
Os microrganismos estão em todo lugar, no solo, água doce e salgado, no fundo dos oceanos e no próprio ar que respiramos. Apesar dessa grande variedade de microrganismos, apenas uma pequena quantidade destes são capazes de causar infecções em humanos. Em muitos casos o processo doença se dá devido a alterações no equilíbrio microrganismo-hospedeiro.

11 Flora normal Flora normal:manutenção da saúde ou causa da doença.
Membros da flora normal-residentes permanentes e colonização.

12 Microbiota Normal Os microrganismos podem estar presentes em locais por exemplo: PELE CAVIDADE ORAL E VIAS AÉRIAS SUPERIORES APARELHO DIGESTIVO CANAL VAGINAL URETRA CONJUNTIVA OUVIDO

13 Microbiota Normal – Sua Importância
Benefícios referentes a constituição da microbiota normal.ex: Apresenta uma ação defensiva quando a microbiota está equilibrada por exemplo: Microbiota intestinal composta por Escherichia coli protege o intestino contra infecções causadas por Salmonella, a mesma protege contra infecções causadas por Clostridium difficile. Porém o desequilíbrio causado por fontes diversas como exemplo, uso de antibiótico, pode resultar em manifestações que resultem no quadro de doença. Ativação Imunológica

14 Microbiota Normal FATORES DETERMINANTES DA MICROBIOTA NORMAL
As condições do meio, ecologia e a fisiologia são fatores importantes para determinar a natureza da micro biota, considerando também os nutrientes disponíveis, o pH local, o potencial oxirredutor, a resistência às substâncias bactericidas locais.

15 Microbiota Normal DETERMINANTES DE PATOGENICIDADE DA MICROBIOTA
Virulência Habilidade de crescimento no hospedeiro Reação as defesas imunes do hospedeiro Capacidade de adesão Condições nutricionais em geral Resistência aos antibióticos Resposta bacteriana (síntese de cápsula)

16

17

18 1) Defina os seguintes termos: Esterilização; desinfecção; anti-sepsia, degerminação; assepsia; bacteriostase e germicida. 2) Para cada um dos termos definidos anteriormente, cite sua aplicação (produto). 3) Cite e explique quais os fatores que influenciam o tratamento bacteriano. 4) Os agentes de controle microbiano atuam em determinadas partes especificas dos microrganismos, quais são e como atuam. 5) Dentro dos métodos de controle microbiano temos os métodos físicos, químicos e os quimioterápicos. Cite-os com suas aplicações.

19 PRINCÍPIOS DE DOENÇAS E EPIDEMIOLOGIA
Patologia é o estudo científico da doença (pathos = sofrimento; logos = ciência).    A patologia esta relacionada:    - etiologia (a causa da doença);  - patogênese (forma com que a doença se desenvolve);  - alterações estruturais e funcionais desencadeadas pela doença e com seus efeitos finais no corpo.   

20 Flora normal Infecção = invasão ou colonização do corpo por microrganismos patogênicos.    Doença = quando a infecção resulta em  qualquer alteração de um estado de   saúde. 

21 Os animais geralmente são livres de micróbios
 intra-utero.     Ex:  Logo  antes  da  mulher  dar  a  luz,  os   lactobacilos  de  sua  vagina  se  multiplicam   rapidamente  , o primeiro  contato  do  recém-nascido  com  o  microrganismo  que  e  se   torna  o  microrganismo  predominante do recém-nascido. 

22 Outros  microrganismos  são  introduzidos  ao  corpo  do  recém-nascido  proveniente  do  ambiente  -  respiração e alimentação.     Após  o  parto  a  E.coli  e  outras  bactérias  adquiridas  dos  alimentos  começam  a  habitar  o  intestino  grosso.    Esses  microrganismos  permanecem  ali  ao  longo  da  vida,  em  resposta  a  condições  ambientais  alteradas, podem aumentar ou diminuir seu numero e  contribuir para doença. 

23 Flora normal Flora  normal  (microbiota  normal)  =  normalmente  estabelecem  uma  residência  mais  ou  menos  permanente  (colonizam),  mas  que  não  produzem  doença em condições normais.    Flora  transitória  =  transitória  podem  estar  presentes  por  vários  dias,  semanas  ou  meses  e  então desaparecem. 

24 RELAÇÕES ENTRE A FLORA NORMAL E O HOSPEDEIRO
A flora normal pode beneficiar o hospedeiro pre-venindo o crescimento excessivo de microrganismos nocivos. Este fenômeno é denominado  antagonismo microbiano:   a  flora  normal  compete  pelos  nutrientes  e   produz  substâncias  nocivas  aos  micróbios  invasores,  podendo afetar as condições do meio como pH e oxigênio disponível.  

25 Alteração no equilíbrio entre a flora normal e os micróbios patogênicos pode resultar em doenças.  Exemplos:    1)  A  flora  bacteriana  normal  da  vagina  humana  adulta  mantém  um  pH  local  de  3,5  -  4,5  e  inibe  o  crescimento do fungo Cândida albicans que normalmente esta presente nas vaginas.    Se a população bacteriana é eliminada por antibióticos, duchas  excessivas ou desodorantes, o pH torna-se quase neutro, e a C. albicans pode se tornar predominante podendo levar a uma forma da vaginite (infecção vaginal).   

26 2) No intestino grosso, as E
2)  No  intestino  grosso,  as  E.coli  produzem  bacterio-cinas,  proteínas  que  inibem  o  crescimento  de  outras  bactérias  da  mesma  espécie  ou  de  espécies  inter  relacionadas,  como  as  patogênicas  Salmonella e Shigella.    Uma bactéria que produz uma bactericina particular não é morta por aquela bactericina, mas pode  ser morta por outras. 

27 As relações entre flora normal e hospedei- ro são denominadas simbiose 
(viver juntos) que pode ser  do tipo:   Comensalismo: um dos organismos é beneficiado e o outro não é afetado. 

28 Mutualismo: simbiose que beneficia ambos os organismos. Ex: E
Mutualismo:  simbiose  que  beneficia   ambos  os  organismos.  Ex:  E.coli  (intestino  grosso)   sintetiza vitamina K e algumas vitaminas B, em troca o  intestino grosso fornece nutriente para as bactérias.   Parasitismo:  simbiose  onde  um orga -nismo  é  beneficiado  as  custas do  outro  Muitas   bactérias causadoras de doenças são parasitas

29 MICRORGANISMOS OPORTUNISTAS
Os patógenos oportunistas são organismos que normalmente não causam doenças em seu habitat  normal, mas em circunstâncias adequadas, um organismo mutualista como a E.coli, pode tornar-se  nocivo.     A E.coli geralmente é inofensiva enquanto permanece no intestino grosso, porém, se ganha acesso  a  outros  locais  do  corpo  pode  causar  infecções  como  na  bexiga  urinária,  nos  pulmões,  medula  espinal ou ferimentos.    

30 Flora normal O  Streptococcus  pneumonie,  reside  normalmente  no  nariz  e  na garganta pode causarum tipo de pneumonia.    A  cárie  dentaria  é  a  doença  gengival   causada  por  bactérias  que  são conside-radas membros da flora normal da boca. 

31 COOPERAÇÃO ENTRE MICRORGANISMOS
Micoplasma  é  um  grupo  de  bactérias  pequenas  que  não   possuem  paredes  celulares  e  por  este  motivo não apresentam forma definida.    Podem viver dentro das células, sem matá-las, mas também podem viver e crescer fora delas, nos  fluidos corporais.    São responsáveis por doenças como a artrite reumatóide,  inflamações alérgicas, pneumonia atípica  e outras doenças, e estuda-se uma possível ligação entre estes organismos e certas doenças  relacionadas com o sistema imunitário, como a diabetes e a esclerose múltipla, entre outras.   

32 Flora bacteriana normal
Sinergismo: significa que o efeito dos dois micróbios  agindo juntos é maior que o efeito de qualquer  um deles agindo isoladamente.  As  células  cultivadas  com  Mycoplasma  fermentans  e  HIV demonstraram  morrer  mais  rapidamente  que  as  células infectadas  com  HIV  isolado.  Neste  caso,   os micoplasmas atuam como co-fatores, isto é, organismos independentes (ou  moléculas)  que  aumentam  sinergeticamente  ou   causam doença.  

33 Flora normal Outro exemplo envolve estreptococos
orais que colonizam os dentes. Descobriu-se  que  os  patógenos  que  causam    a doença  periodôntica  e  a  gengivite   apresentam  receptores para os estreptococos e não para os  dentes. 

34 MICROBIOTA INTESTINAL
A  microbiota  intestinal  é  composta  por  cerca  de  100  trilhões  de  bactérias,   com  média  de  100 variedades, que par-ticipam da digestão,  absorção e síntese de vitaminas.    

35 Estudos  clínicos  demonstram  que  os  probióticos,  além  de  ajudar  nesses   processos,  também contribuem  no  aumento  da  resistência   imunológica  do  organismo  e  protegem  contra   inúmeras doenças, inclusive alguns tipos de câncer.     Em  condições  saudáveis  existe  um  equilíbrio  entre  todos  os  microrganismos  no  intestino,  onde  as  bactérias  benéficas  estão em maior quantidade

36 FATORES QUE ALTERAM A FLORA INTESTINAL
FUMO LEITE ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA ESTRESSE FADIGA MEDICAMENTOS IDADE

37 Etiologia das doenças Doenças hereditárias: hemofílicas ( doenças que incapacitam o corpo de controlar sangramentos)  Doenças degenerativas: osteoartrite e a  cirrose.  Doenças infecciosas: causadas por microrganismos. 


Carregar ppt "Microbiota Normal O QUE SIGNIFICA????? QUANDO COMEÇA????"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google